06/02/2020 às 12h13min - Atualizada em 06/02/2020 às 12h51min

Especialista explica como organizar a vida financeira e sair do vermelho

Luciano Mestrich Motta fala sobre finanças pessoais. O especialista em investimentos e finanças conta tudo sobre como economizar e organizar suas finanças. Com bastante experiência no ramo, Mestrich Motta já foi diretor executivo estatutário de finanças e controladoria de diversas empresas importantes no Brasil.

DINO
https://lucianomestrichmotta.com/
luciano mestrich motta finanças pessoais


Luciano Mestrich Motta fala sobre finanças pessoais. O especialista em investimentos e finanças conta tudo sobre como economizar e organizar a vida financeira para sair do vermelho. Com bastante experiência no ramo, Mestrich Motta já foi diretor executivo estatutário de finanças e controladoria de diversas empresas importantes no Brasil.

A seguir, o especialista Mestrich Motta explica como organizar as contas do mês, os melhores aplicativos para fazer isso e, para quem não gosta de aplicativos, uma análise com outras opções.

Como organizar a vida financeira e sair do vermelho?

Mestrich Motta recomenda para quem quer organizar as dívidas e sair do vermelho entender a real situação em que as finanças se encontram. Por isso, é importante avaliar de forma bem detalhada e entender os pontos que precisam de mais atenção.

1) Mestrich Motta explica que é necessário priorizar às dívidas maiores

Para o especialista Luciano Mestrich Motta, é importante verificar quais são as dívidas que  estão cobrando mais juros. Geralmente são cartões de crédito e cheques especiais. Ele fala para localizar e priorizar essas dívidas, pois as eliminando tudo ficará mais fácil. 

2) Ele também reforça que é preciso evitar parcelamentos

Um grande erro que as pessoas cometem é o de parcelar as compras com a falsa ideia de que isto não irá pesar no fim do mês. Porém, com o acúmulo dessas compras, qualquer consumidor pode cair em um buraco muito difícil de sair. Então, é importante evitar o máximo possível de parcelas. 

3) Reserva para emergências

Outra recomendação importante do Luciano Mestrich Motta é para que assim que o consumidor se encontrar em uma situação mais confortável nas finanças, ele separe e poupe um pouco por mês, assim criando uma espécie de fundo de emergências. 

Como organizar as contas do mês?

Quem realmente quer ter uma vida financeira mais tranquila e estável, é fundamental que se organize nas contas do mês. As principais são: cartão de crédito, luz, água, internet, escola dos filhos, planos de saúde e etc. 

Por isso é necessário ter muito cuidado para ver se essas contas não acabam comprometendo todos os seus ganhos. A seguir as principais dicas de Luciano Mestrich Motta:

Parar de pagar as contas - Em hipótese alguma deixe alguma dívida para depois. Isso pode acabar comprometendo todo a organização mensal. 

Eliminar gastos desnecessários - Segundo o especialista, é necessário descobrir com detalhes o quanto é gasto e o quanto lhe sobra por mês. Após isso, descubra o quanto de gastos a mais é realizado e, se possível, tente diminuí-los ou eliminá-los. 

Rever hábitos de consumo- Às vezes alguns hábitos acabam dando gastos e mais gastos no fim do mês. É preciso entendê-los e tentar diminuí-los. 

Aplicativos de organização financeira- Existem alguns aplicativos que auxiliam no controle de gastos por mês. São simples de usar e ajudam muito nos controles de gastos. 

Qual o melhor app para organizar finanças?

Aproveitando o assunto, Mestrich Motta, especialista em controladoria, recomendou os 5 melhores aplicativos para quem quer começar a organizar as finanças da maneira mais tranquila e certa possível. Para ele os melhores aplicativos são:

GuiaBolso 

O GuiaBolso é um dos melhores aplicativos para se organizar as finanças que existe no momento. Isso porque ele tem algumas características únicas muito interessantes, como por exemplo, a integração do aplicativo com contas bancárias, o que facilita muito o auxílio e controle das contas.

Mobills

O Mobills, além de ser um ótimo auxiliador, também possui muito conteúdo educativo para se aprender como gerir as finanças de uma forma mais correta. Além disso, a interface do aplicativo é muito simples e intuitiva. 

Toshl Finance

Uma opção mais “descolada”, divertida, mas que também ajuda a controlar os gastos é o Toshl Finance. Apesar de não ser tão citado quanto os anteriores, esse aplicativo pode ser muito útil. 

Além disso, ele aceita todos os tipos de moedas virtuais e internacionais, o que é muito interessante para quem viaja com mais frequência. 

Jimbo

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) desenvolveu o Jimbo, um aplicativo que auxilia nas finanças e as registra, fazendo assim que o usuário tenha muito mais controle na hora de gastar seu dinheiro. Por hora, esse aplicativo funciona apenas via Android. 

Money Lover

Considerado o melhor app de finanças em 2017, o Money Lover possui um sistema excelente para quem quer organizar seus gastos. Por exemplo, nele o usuário pode colocar um limite diário de gastos e fazer com que o app lhe avise quando esse limite estiver se esgotando. De um executivo da área, até uma pessoa mais leiga, o app atende os dois da melhor maneira. 

Com exceção do Jimbo, todos os aplicativos funcionam tanto para Android quanto para IOS e são gratuitos para baixar. 

Como organizar as contas no caderno

Agora, caso o consumidor seja mais tradicional e não utilize apps, toda a organização financeira pode ser feita em um caderno. 

Segundo Luciano, essa forma pode ser muito boa para que se memorize melhor todos os gastos, não deixando escapar nenhum detalhe. “Você escrevendo no papel, colocando na ponta do lápis tudo que ganha, gasta e irá guardar, faz com que a mente fique preparada para lidar com esses números, fazendo com que o hábito de economizar vire algo natural”, comentou o executivo de controladoria Mestrich Motta. 

Conclusão

Conclui-se então que há várias maneiras de se organizar financeiramente e sair da tão temida situação de dívidas eternas. E, para fazer isso, não requer muitas coisas mirabolantes, apenas disciplina. Neste artigo foram explicadas as dicas do executivo de sucesso Mestrich Motta, que possui bastante experiência com controladoria em finanças, sendo referência também na área de investimentos. 

Com isso, ele lançou o blog www.lucianomestrichmotta.com focado em diversas outras dicas importantes sobre a área. Para saber mais sobre esse universo, basta acessar o blog do Luciano Mestrich Motta, acompanhar diversos eventos bem elaborados e descobrir todas as possibilidades dessa área. 



Website: https://lucianomestrichmotta.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp