10/02/2020 às 13h14min - Atualizada em 10/02/2020 às 15h03min

Os desafios de construir um apartamento moderno em um edifício tombado

Apartamento no edifício Prudência, projetado pelo arquiteto Rino Levi, passa por reforma para sua modernização

DINO
https://tecan.eng.br/
Fachada do Prédio


A Tecan Engenharia e Construção começa 2020 realizando uma reforma muito especial em um dos prédios mais icônicos de Higienópolis: o edifício Prudência, projetado pelo arquiteto Rino Levi e construído entre 1944 e 1948. Além disso, o paisagismo do local é assinado por ninguém menos que Burle Marx. O edifício foi tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) em 1994.

O projeto consiste na repaginação completa de um dos apartamentos, unindo as características clássicas do edifício com funcionalidades contemporâneas. O objetivo é criar um ambiente interno que converse de forma harmoniosa com toda a estrutura do prédio, enaltecendo sua importância arquitetônica para a cidade de São Paulo.

Essas foram as diretrizes da futura moradora, a artista plástica Lila Loula, que optou por preservar as características principais do apartamento, como o piso original - taco de madeira que passa por restauração - além de incluir elementos externos do edifício, como azulejos e pastilhas, também na decoração interna.
Jean de Just, arquiteto responsável, revela que os pontos fortes do projeto, também indicados pela proprietária, são a criação de ambientes amplos, como uma suíte e cômodos adaptados para o Feng Shui - técnica milenar chinesa que trabalha os fluxos de energia e consiste na criação de ambientes propícios ao bem-estar.

Hugo Candido, diretor da Tecan, destaca que os principais desafios são a reformulação de toda a estrutura elétrica, hidráulica e até mesmo a transformação dos cômodos para tornar a planta mais moderna. É importante ressaltar que essas modificações no apartamento são realizadas com a assertividade necessária para não interferir na infraestrutura do edifício em si, ou seja, não causam nenhum tipo de prejuízo ao seu valor histórico e cultural.

Para garantir essa transformação preservando o máximo possível das características originais do apartamento, a integração entre a equipe é fundamental. Por isso, são realizadas reuniões periódicas entre todos os profissionais e a proprietária, garantindo maior agilidade entre a aprovação e a realização das adaptações necessárias que possam surgir ao longo da obra.

A Tecan é responsável por todas as etapas da reforma, incluindo a preparação das documentações necessárias, como a emissão do laudo ART, para que todos os procedimentos sejam realizados de forma regularizada. Assim, o cliente pode se concentrar apenas no projeto para seu novo lar sem se preocupar com a burocracia envolvida.



Website: https://tecan.eng.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp