14/02/2020 às 12h50min - Atualizada em 14/02/2020 às 14h51min

Ações simples ensinam crianças a preservar a natureza

Objetivo de conversas e atitudes é desenvolver nos pequenos a consciência ambiental

DINO

As ações de preservação do meio ambiente serão o legado deixado para as gerações futuras. E isso implica que não basta apenas cuidar da natureza, é preciso também transmitir esse conhecimento e esses valores para as crianças, a fim de que o trabalho feito hoje não se perca no futuro.

É necessário, portanto, desenvolver a consciência ambiental nas crianças. Por consciência ambiental entende-se a capacidade de o ser humano se enxergar como parte da natureza. Quando bem desenvolvida, faz a pessoa perceber sua integração com o ecossistema - o que a leva a atuar em favor da sobrevivência e manutenção dele.

Portanto, é essencial levar as crianças a se verem como parte da natureza. Nesse sentido, o exemplo maior vem de casa. Ao mesmo tempo, orientações, filmes e desenhos animados com essa visão podem ajudar. Ainda em casa, estimular a reciclagem e a reutilização é importante - ensinar a não jogar tudo fora faz parte, bem como ensinar a evitar o desperdício, principalmente o de água.

"Além disso, o contato com a natureza e o incentivo a hábitos alimentares saudáveis são parte da estratégia. Evitar ou reduzir o uso de plástico, como o dos canudinhos, também ajuda. Todas essas medidas, aliadas a conversas sobre a importância da preservação ambiental, poderão proporcionar um futuro promissor para as crianças", comenta Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp