05/04/2019 às 18h12min - Atualizada em 07/04/2019 às 00h21min

Como está a condição de saúde dos brasileiros

No dia 7 de Abril foi instituído o Dia Mundial da Saúde, sob orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas, afinal, o Brasil tem motivos para comemorar ou para se preocupar nesta data?

DINO
http://www.dino.com.br/releases/como-esta-a-condicao-de-saude-dos-brasileiros-dino890201660131


A saúde dos brasileiros

Infelizmente, os dados da OMS não são muito animadores para os brasileiros. Isso porque o país é campeão mundial em transtornos de ansiedade.

De acordo com a Organização, cerca de 9% da população brasileira possui problemas relacionados a esse distúrbio. E não é só isso, também aponta que o Brasil é o país cuja população mais sofre com depressão em toda a América Latina.

Os motivos para tantos transtornos mentais variam. No entanto, têm bastante relação com o medo da violência urbana, insegurança em relação ao trabalho e ao futuro e o medo da solidão.

Prioridades no Dia Mundial da Saúde

Outro problema relacionado à população brasileira é a taxa alta de pessoas que apresentam distúrbios do sono: cerca de 40% da população. Os dados são da Associação Brasileira do Sono. Não dormir bem pode ser um indício ou um gatilho para o surgimento de diversos outros problemas de saúde.

É por estes motivos que, para marcar o Dia Mundial da Saúde, o Brasil e outros países do mundo definiram algumas prioridades para 2019. Entre elas estão alguns compromissos para reduzir a poluição do ar, reduzir a inatividade física da população e ter foco na atenção primária de saúde.

7 dicas para ter uma vida mais saudável

Pensando em como melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, a seguir estão sete dicas para cuidar da saúde:

1) Praticar atividades físicas

Pode ser qualquer coisa: caminhada, corrida, natação, musculação. O importante é se exercitar pelo menos 30 minutos por dia. Isso ajuda a diminuir os riscos de doenças cardíacas, distúrbios mentais e até mesmo diversos tipos de câncer.

2) Cuidar da saúde mental

Desacelerar é a palavra-chave. Para diminuir o estresse e a ansiedade, é fundamental ter espaço na rotina para a prática de atividades prazerosas e relaxantes, com foco no lazer. Yoga e meditação são sempre uma ótima pedida.

3) Beber água

Manter-se hidratado é fundamental para manter o bom funcionamento do corpo e eliminar radicais livres que causam danos ao organismo.

4) Fazer exames de rotina

Visitar o médico regularmente é essencial para fazer um check-up de saúde. É importante avaliar questões importantes como triglicérides e colesterol, além de como está a saúde do coração, pressão arterial, entre outras.

5) Dormir pelo menos 8 horas por dia

Com uma rotina agitada, muitos brasileiros deixam o sono para segundo plano. No entanto, ter uma boa noite de sono é fundamental para combater e prevenir diversas doenças, tanto mentais quanto físicas. Quem tem dificuldade de dormir precisa desligar os aparelhos eletrônicos pelo menos duas horas antes de deitar. Também é recomendado praticar atividades físicas ao longo do dia.

6) Cuidar da alimentação

Para ter uma vida mais sadia é importante cortar o excesso de sal, açúcar, carnes, frituras e alimentos industrializados. Uma dieta rica nessas substâncias aumenta bastante as chances de desenvolver câncer. Por isso, o ideal é consumir mais alimentos frescos, oleaginosas como as castanhas e alimentos ricos em fibras.

7) Eliminar os maus hábitos da rotina

Para ter uma vida saudável, é preciso prestar mais atenção na rotina e eliminar aquilo que causa estresse. É possível mudar algumas coisas como não trabalhar sempre depois do horário ou levar trabalho pra casa.

Também é importante ter momentos de lazer ao longo da semana. Nos casos em que não há possibilidade de mudar os agentes estressores, vale a pena se esforçar para encarar a situação de outro ângulo.

Quem se estressa muito no trânsito, por exemplo, pode começar a aproveitar o tempo para escutar músicas relaxantes ou até mesmo estudar ouvindo áudios.

Vale a pena aproveitar o Dia Mundial da Saúde para colocar em prática os hábitos que levam a uma vida mais saudável. Afinal, natural é viver bem!

Este conteúdo foi desenvolvido com o oferecimento da WP LAB, indústria farmacêutica com 86 anos de tradição no desenvolvimento de medicamentos para o bem-estar dos brasileiros.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp