01/05/2020 às 18h08min - Atualizada em 01/05/2020 às 18h08min

MINUTO DA SAÚDE: Saiba onde surgiu o mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya

Nativo do continente africano, o transmissor da dengue, Zika e chikungunya teve seu primeiro registro de aparição no século XVIII

https://www.agenciadoradio.com.br/noticias/minuto-da-saude-saiba-onde-surgiu-o-mosquito-transmissor-da-dengue-zika-e-chikungunya-aede202855

O mosquito Aedes aegypti, mesmo não sendo nativo do Brasil, conseguiu se adaptar muito bem ao clima tropical, já que se reproduz bem em locais úmidos e quentes. Nativo do continente africano, o transmissor da dengue, Zika e chikungunya teve seu primeiro registro de aparição no século XVIII. 

No Brasil, o mosquito apareceu no século seguinte e se instalou de vez há cerca de 40 anos, como explica o médico sanitarista da FioCruz, Claudio Maierovitch. 

“Acredita-se que o Aedes aegypti tenha vindo da África ainda na época do tráfego de escravos no Brasil e, naquela época, foi o responsável pela transmissão da febre amarela urbana e chegou a comprometer o comércio exterior do Brasil no início da República. No século XX, houve um grande combate e o uso massivo de inseticidas, em uma época que as cidades ainda eram pequenas. Então, o mosquito foi eliminado do Brasil.”

Mesmo com as ações de combate naquela época, o mosquito voltou a aparecer. Hoje, o Aedes é responsável por epidemias em todas as regiões, com doenças que podem levar à morte. Por isso, toda a população é convocada a combater o mosquito com medidas simples, como eliminar a água parada de garrafas plásticas, pneus velhos e vasos de plantas e tampar as caixas d’água. 

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp