CIDADE NO AR Publicidade 728x90
07/05/2020 às 18h22min - Atualizada em 07/05/2020 às 18h22min

Colégio Mary Ward utiliza práticas lúdicas para manter aprendizagem dos alunos de Ensino Infantil durante a quarentena

A instituição aplica a medida do Conselho Estadual de Educação de São Paulo que libera as atividades à distância na educação infantil ao longo do período de suspensão das aulas presenciais

COMMUNICA BRASIL
O Colégio Mary Ward, instituição localizada no bairro do Tatuapé, proporciona aos alunos do Ensino Infantil uma dinâmica de atividades educacionais diárias que garantem o processo de desenvolvimento e aprendizagem no período de isolamento social. A iniciativa vai de encontro com a medida aprovada recentemente pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo que orienta a aplicação de atividades remotas com formas e dinâmicas sustentadas por meios diversificados através da parceria entre a escola e as famílias.
 
As aulas acontecem ao vivo todos os dias no horário determinado, com aproximadamente 40 minutos de duração. A docente envia um plano de como serão as atividades e a proposta, juntamente com a orientação para os pais.  Há um bate-papo inicial, depois uma contação de história e a professora propõe alguma atividade como ações culinárias e práticas de identificação de expressões faciais.
 
De acordo com Adriana Santos Meneguello, coordenadora do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I da instituição, os professores buscam práticas em que é possível estimular a criança a desenvolver a oralidade e as habilidades que estão em processo nessa fase. “As atividades aparecem de forma espontânea para as crianças, e as famílias estão se adaptando, elas estão vivendo em vídeo conferência o que viviam na roda de conversa. Dessa forma, o aluno não perde o vínculo com o aprender, com os colegas, com as professoras, e tudo e acaba sendo reestabelecido”, explica.
 
Alguns pais contam que as crianças voltaram a fazer a lição de casa depois que viram a professora, outros pediram para fazer as orações, ou cantar uma determinada música que era do dia a dia no Colégio. “Uma das atividades de culinária acabou virando uma sobremesa da família toda, por exemplo. A família cria um vínculo com aprendizagem da criança e com a escola também. Eu acredito que alguns pais não tinha a noção de como é o aprender da criança nessa idade na Educação Infantil hoje em dia”, conta a coordenadora.
 
Adriana explica que o Colégio foi testou a experiência de vídeo aula com os alunos maiores, até incorporar ao Ensino Infantil. “A gente não enxergava o potencial forte que tem o contato da professora com a interação por vídeo aula. E nossa vivência superou a expectativa, então a dificuldade foi criar propostas que de fato as famílias executem, porque em casa a gente precisa que eles orientem a criança, precisava ser algo que eles também topassem fazer, e nós estamos com uma adesão muito grande. Pensamos em algo prazeroso e que trouxesse aprendizado para a criança”.
 
A dinâmica das expressões faciais tem o objetivo de fazer as crianças se conhecerem e desenvolverem a educação socioemocional. A professora conduz a prática através de um livro em que o personagem briga com a família e fica com um semblante triste, a partir disso ela apresenta a ilustração e pede para que as crianças investiguem as expressões e o significado. As professoras de educação física também fazem brincadeiras com propostas lúdicas, oferecendo que a criança desenvolva alguns movimentos e que se exercite, dando indicativos de descoberta e incorporação e a família também se envolve na brincadeira.
 
A coordenadora acredita que o momento atual é importante, e que o tempo em casa é precioso demais para que o aluno fique ocioso. “Quando as crianças ficam em telas com algo que não permite a expressão e o movimento isso me entristece. Então, quando a gente pensou nessas propostas, queríamos que tivesse um pouco de tudo isso: movimento, comunicação, e interação com a família, mas no sentido de fazer a criança se sentir criança”, finaliza Adriana.
 
Sobre o Colégio Mary Ward
O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há mais de 80 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo.  Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp