15/05/2020 às 14h14min - Atualizada em 15/05/2020 às 14h14min

Cultura em novos formatos: ONG reinventa projeto e começa a disseminar virtudes na web

Ainda utilizando as artes cênicas como ferramenta, Embaixadores da Prevenção inicia série de vídeos com contação de histórias no Youtube

Patrícia Nascimento
ENTRE ASPAS • Patrícia Nascimento
Foto: Rafael Scucuglia

Desde meados de março, a pandemia de Covid-19 tem influenciado o dia a dia de todos os brasileiros. Na prática, enquanto alguns hábitos se fortalecem, outros começam a surgir. Fato é que há mais de 40 dias as cidades do Estado de São Paulo compartilham de uma "novidade": o isolamento social. E a flexibilização da quarentena, que segue (a princípio) até 31 de maio, depende da resposta dos cidadãos ao ‘ficar em casa’ – na medida do possível, claro. Nesses dias atípicos, afastar-se se faz necessário para que a reaproximação aconteça em um futuro não tão distante.

Por este motivo, e ao melhor estilo Glauber Rocha, é com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça que a cultura, considerada serviço não essencial, se reinventa. Seguindo as orientações dos órgãos de saúde, todas as atividades presenciais da Organização Social Embaixadores da Prevenção estão paralisadas há cerca de dois meses. Mas é justamente por meio da tela que a entidade ressignifica seu projeto Plano Anual – Por um Mundo de Virtudes para atender as mais de 1900 crianças com as quais se comprometeu no início de 2020.

“Como o cenário segue incerto, estamos desde março buscando uma alternativa para executar o projeto da melhor forma, sem perder a essência. E diante da missão da ONG, que é formar uma nova geração de pessoas que transforme o mundo através do sentir, pensar e fazer melhor, estimulada pelas virtudes, o momento torna-se propício para sua prática. Dessa forma, seguimos associando as artes cênicas à literatura, agora através da contação de histórias, para inserir as virtudes no dia a dia das pessoas. Uma possibilidade lúdica, criativa e tomada por estímulos positivos que vão além do entretenimento”, comenta a produtora executiva, Angela Resta.

O primeiro vídeo, A Bailarina, já está no ar; os demais, serão disponibilizados no canal oficial do Youtube e nas redes sociais da entidade. Os ensaios seguem acontecendo de forma online e os vídeos estão sendo gravados na nova sede, respeitando as medidas sanitárias necessárias. “Este novo formato leva ao ar a inspiração de um quadro de contadores de histórias do extinto programa Rá-Tim-Bum. Como a premissa do projeto está na ludicidade, os materiais utilizados aguçam a criatividade e abrem alas para que os alunos, pais, professores e educadores enxerguem que tudo, absolutamente tudo, pode se transformar em ferramenta de arte. Basta permitir-se criar”, pontua Eduardo Virgílio, coordenador cultural do projeto.

No primeiro vídeo, a atriz e embaixadora da prevenção, Andreia Stella, vai contar a história de uma menina que sonha ser bailarina, mas é desafiada a aprender alguns passos de dança para alcançar seu objetivo. Além da dificuldade inicial, ela se depara com as distrações do dia a dia – como o uso do celular, a falta de disciplina e organização, por exemplo. Com muita determinação, que é a virtude da vez, a menina aprende a vencer suas dificuldades e seguir seu caminho rumo à realização do que deseja. 

“Todas as peças são baseadas em livros, a grande maioria escritos por mim. Este é o terceiro ano do projeto trabalhando com teatro e literatura e, desde então, sempre começamos com a virtude da determinação. O livro adaptado para esta peça é A Escola do Moço no Portão, que nos convida a refletir sobre sonhos, objetivos e realizações. Uma reflexão que casa muito bem com o momento que enfrentamos atualmente. Precisamos nos empoderar da determinação para alcançar aquilo que realmente importa para nós, essa é a principal mensagem”, finaliza a escritora e fundadora da ONG, Sandra Sahd.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o projeto Plano Anual – Por um Mundo de Virtudes 2020 é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio do Bradesco e produção da Cacho de Ideias.



 

SERVIÇO • Plano Anual – Por um Mundo de Virtudes 2020 • Vídeo 01 • A Bailarina • Disponível em: https://bit.ly/pumdv2020_a-bailarina

 

SOBRE A EMBAIXADORES DA PREVENÇÃO • Idealizada por Sandra Sahd em 2011, a organização social foi fundada em Campinas no ano seguinte com o objetivo de contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas que transforme o mundo através do sentir, pensar e fazer melhor, estimulada pelas atividades e projetos artístico-educacionais que despertam e difundem o tema das virtudes no ser humano. Até 2017, todas as ações eram realizadas em creches e instituições sem fins lucrativos da RMC (Região Metropolitana de Campinas); em 2018, a entidade passou a atender também escolas estaduais da cidade. Desde sua fundação, mais de 15 mil pessoas – entre crianças e adultos – já foram atendidas em suas atividades. Para conhecer mais sobre a organização social, acesse www.embaixadoresdaprevencao.com.br.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp