27/05/2020 às 14h57min - Atualizada em 28/05/2020 às 01h03min

Dicas para economizar na iluminação de casa na quarentena e sempre

Ao comparar produtos, consumidor deve optar pelos certificados e que sejam mais eficientes, não apenas os que tenham maior potência em Watts

DINO
http://www.abilumi.org.br


 

Com o isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus, que levou mais gente a ficar em casa, além da crescente adesão das empresas ao home office, a Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação) reuniu algumas dicas de especialistas para economizar energia elétrica com a iluminação, que valem para a quarentena e sempre.

A economia com energia elétrica na iluminação pode ser conseguida com posturas simples:

  • Preferir sempre lâmpadas LED com o selo do Inmetro na embalagem, o que significa que estão em conformidade com as normas técnicas e de segurança.
  • Adquirir lâmpadas LED que tragam o selo da Abilumi na embalagem, pois as empresas associadas mantêm um compromisso de qualidade.
  • Verificar na embalagem a quantidade de Lúmens (lm) da lâmpada. Ao comparar modelos com a mesma potência (Watts), o ideal é escolher a que oferecer mais Lúmens.
  • No casos em que o objetivo é iluminar o cantinho do home office, apostar em luminárias de mesa e abajures, para evitar ligar todas as luzes do ambiente.
  • Apagar as luzes sempre que não estiver usando o ambiente. Há ainda a opção de usar lâmpadas LED junto com sensores de presença.
  • Optar por lâmpadas LED dimerizáveis, que permitem controlar a intensidade da iluminação, reduzem a quantidade de eletricidade que a lâmpada usa e trazem conforto.
  • Usar em cômodos de descanso e lazer as lâmpadas de cor amarelada e quente. Em locais que demandam concentração e trabalho é mais aconselhável escolher uma luz fria.
  • Ao substituir uma lâmpada, observar tanto o valor de lúmens quanto o de Watts e optar sempre por aquela que consuma menos energia (menos valor de Watts), mas que tenha uma quantidade de lúmens adequada ao tipo de aplicação pretendido.

Seguem abaixo exemplos de equivalências entre modelos de lâmpadas fluorescentes, em comparação com as lâmpadas LED, e o quanto você pode economizar com essa tecnologia.

 

Incandescente

Potência da Lâmpada Fluorescente

(em Watts = W)

Fluxo Luminoso equivalente

(em Lúmens = Lm)

Potência da Lâmpada LED

(em Watts = W)

40W

Compacta 10W

600

7W

60W

Compacta 15W

850

9W

75W

Compacta 20W

1.200

12W

100W

Compacta 25W

1.500

15W

-

Tubular 20W

1.000

Tubular 9W

150W

Tubular 50W

2.000

Tubular 18W

Observações:

1) Valores de fluxo luminoso e de potência aproximados.

2) Ao optar pelas tubulares, compre sempre lâmpadas com ligação elétrica só em um dos lados.

 

Sobre a ABILUMI

A ABILUMI (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação), criada em janeiro de 2005, tem por objetivo congregar e defender os interesses das empresas atuantes no segmento de importação e distribuição de produtos de iluminação.

Seus principais esforços são dirigidos para o apoio ao desenvolvimento de normas universais e o aprimoramento dos produtos oferecidos no mercado brasileiro.

A entidade apoia os programas de Eficiência Energética nos diversos organismos governamentais e entidades de classe e coopera com os poderes públicos nos estudos e soluções dos problemas que se relacionem com os interesses e questões de caráter comercial das associadas, como o Ministério das Minas e Energia, Procel e Inmetro, entre outros.

_______________________________________________________________

 



Website: http://www.abilumi.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp