29/05/2020 às 16h46min - Atualizada em 29/05/2020 às 16h46min

Colégio Pio XII revisita memórias da infância ao celebrar a Semana Mundial do Brincar

Em um contexto mundial atípico, professoras e coordenadoras da educação infantil ensinam via vídeo aos alunos e famílias as brincadeiras que remetiam à infância

COMMUNICA BRASIL
O Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, participa desde 2015 de ações com propostas atreladas aos temas sugeridos da Semana Mundial do Brincar (SMB), que acontece até o final da semana. A SMB é uma mobilização idealizada pela ONG Aliança pela Infância e está atrelada ao Dia Internacional do Brincar, celebrado em 28 de maio, e acontece em diversos países, reunindo um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do brincar como fonte de aprendizado, expressão da cultura, desenvolvimento integral e promoção da autonomia. Com o tema proposto para 2020 “Brincar entre o céu e a terra”, a equipe de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I foi convidada a sugerir aos alunos brinquedos ou brincadeiras que fizeram parte da sua infância ou que fazem parte do dia a dia com sua família. Os vídeos e instruções foram reunidos em um guia e compartilhados com as famílias. Entre as propostas, a construção de cabanas, a divertida sequência sonora "Copo Rítmico", o clássico “Escravos de Jó”, entre outras atividades cheias de criatividade.

“Embora distantes fisicamente, permanecemos juntos e, este ano, não poderíamos deixar de abraçar um movimento tão necessário. Para a elaboração deste material, cada pessoa da equipe revisitou sua memória afetiva e sugeriu brincadeiras ou brinquedos que fizeram parte da sua infância e dos momentos marcantes vivenciados em casa. Nosso objetivo é compartilhar com a família um tanto de nossa história, nosso afeto e presença, para que possamos incentivar o brincar e a qualidade dos momentos de convivência com as crianças”, diz Bárbara Travassos Barreto, professora de educação física da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Franciscano Pio XII.

A SMB busca, ainda, incentivar o brincar em qualquer contexto, estabelecendo um diálogo cultural e geracional com as pessoas que circundam o cotidiano das crianças, mesmo que, neste momento, virtualmente. 

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII
Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há mais de 65 anos desenvolvendo líderes como agentes de transformação social, unindo conhecimentos acadêmicos e formação humana. Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica preservados, o Colégio tem infraestrutura completa voltada para a qualidade de ensino e conta com projetos inovadores na área da educação, como Middle e High School; programa bilíngue; educação financeira; educação socioemocional; laboratório maker; uso de tecnologias em sala de aula; entre outros.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp