17/06/2020 às 18h57min - Atualizada em 18/06/2020 às 00h36min

Le Cordon Bleu lança competição internacional inédita para celebrar 125 anos

Concurso parte online, parte presencial vai premiar um cozinheiro-revelação e um ex-aluno do Instituto de qualquer lugar do mundo

DINO
http://cordonbleu.edu/125anniversary


O Le Cordon Bleu - principal rede global de institutos de artes culinárias e gestão de hospitalidade do mundo - celebra seu 125º aniversário em 2020 promovendo, pela primeira vez na história, um concurso gastronômico internacional. A pandemia de Covid-19 alterou o cronograma da competição, mas também pode tê-la deixado ainda mais interessante. A premiação será em dose dupla, uma vez que vai destacar tanto um ex-aluno da escola quanto um cozinheiro interessado em cursar o emblemático Grand Diplôme. O processo seletivo e semifinais serão realizadas online, enquanto a grande final será presencial em Paris, em outubro. As inscrições estão abertas e vão até 30 de junho.

"Desde a sua fundação em 1895, a missão do Instituto tem sido transformar a paixão pela gastronomia em habilidades de alto nível e forte conhecimento. O Le Cordon Bleu tem orgulho de lançar essas competições que destacam talento e técnica dos quatro cantos do globo", declara André Cointreau, presidente do Le Cordon Bleu internacional.

Em função das recomendações de segurança em relação à Covid-19, a organização decidiu transformar a etapa semifinal que estava prevista para ser presencial em uma prova online. A mudança garante a segurança e saúde dos candidatos, além de proporcionar uma etapa ainda mais desafiadora e atual para os participantes, que terão que garantir um desempenho profissional na cozinha de casa e registrar tudo em vídeo.

As duas categorias de público que podem se candidatar são: "Talentos do futuro" (maiores de 18 anos, buscando uma carreira em hospitalidade) ou "Troféu de Excelência de ex-alunos", direcionado para pessoas que tenham se formado tanto em Cozinha quanto Confeitaria, em qualquer uma das 35 escolas em 20 países onde o Le Cordon Bleu está presente. Haverá um processo seletivo regional, por meio de vídeos, no qual os representantes de diversos países serão avaliados por oito sedes do Instituto. A grande final será composta por 16 competidores (8 de cozinha, 8 de confeitaria) que serão levados com tudo pago a Paris em 15 de outubro.

Prêmios

O 1º lugar em "Talentos do futuro" ganha a certificação mais emblemática da marca, Grand Diplôme, que engloba os módulos básico, intermediário e avançado tanto de Cozinha quanto de Confeitaria. O segundo e terceiro lugares ganham uma bolsa referente ao Certificado de Culinária Básica e o Certificado de Pâtisserie Básica, respectivamente. Já o Troféu de Excelência será destinado a ex-alunos.

Mecânica

As inscrições já estão abertas e vão até 30 de junho. Os candidatos devem se inscrever online pelo cordonbleu.edu/125anniversary, preencher o formulário que já funciona como primeira etapa da seleção. Os candidatos aprovados serão anunciados em 9 de julho e terão duas semanas para se preparar para a etapa seguinte. De 24 a 25 de julho, acontecem as rodadas as regionais com prova prática gravada em vídeo que vai escolher um representante local para disputar a grande final. Em 29 de julho, serão revelados os finalistas que serão levados com tudo pago a Paris. E a grande final vai acontecer em 15 de outubro, quando cozinheiros de todos os continentes se reúnem para disputar o título de campeões do concurso.

Serviço
Inscrições abertas até 30 de junho de 2020
Anúncio dos selecionados: 9 de julho
Rodada regional de competições por vídeo: 24 e 25 de julho
Anúncio dos finalistas locais: 29 de julho
Grande final em Paris: 15 de outubro



Website: http://cordonbleu.edu/125anniversary
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp