29/06/2020 às 13h10min - Atualizada em 29/06/2020 às 13h07min

Embaixadores da Prevenção abordam a virtude da humanidade em nova contação de história

A virtude da vez, de extrema importância para o momento, convida à reflexão das ações individuais que impactam no coletivo

Patrícia Nascimento - cidadenoar.com
Criado para disseminar virtudes através da literatura associada às artes cênicas, o Plano Anual – Por um Mundo de Virtudes, que mesmo com a flexibilização da quarentena segue com as atividades presenciais suspensas, teve seu palco montado momentaneamente na web, devido a pandemia de Covid-19. O projeto, que vem utilizando a contação de histórias como principal ferramenta, disponibilizou o segundo vídeo da série no YouTube.
 
A peça O Homem, contada pelo embaixador da prevenção e ator do projeto, Rafael Augusto, narra a história de um personagem que encontra uma lâmpada maravilhosa. Nela mora uma gênia disposta a lhe realizar um único desejo. Porém, para que tenha seu pedido atendido, o homem precisa provar que é uma pessoa verdadeiramente boa. Com o tempo, Eugênia revela ações passadas que mostram ao homem que a bondade não faz parte de seu dia a dia tanto quanto ele pensa.
 
Baseada no livro Lá na Cidade D’eus, escrito por Sandra Sahd, a revisitação permite ao personagem uma reflexão profunda que destaca a virtude da humanidade como elo de empatia para com o próximo, bastante coerente com o momento atual. A peça nos convida a refletir sobre as ações do dia a dia. Como você trata as pessoas a sua volta? O respeito é mútuo? Ou age como o centro das atenções? Esses são questionamentos pertinentes para o momento que vivemos, onde as ações individuais tendem a impactar ainda mais o coletivo”, comenta o coordenador cultural Eduardo Virgílio.
 
Todos os ensaios da equipe aconteceram home office e os vídeos foram gravados na sede da ONG com equipe reduzida, conforme as medidas sanitárias indicadas. Somando quase mil visualizações nos dois vídeos, a aceitação e resposta ao novo formato tem sido positiva. “Nossa preocupação sempre vai além da simples execução. O momento pede leveza e nós nos propusemos a tentar entreter, aliviar emoções e transmitir uma mensagem positiva a partir de histórias simples que estão levando a proposta dos Embaixadores para mais gente. Nessa repaginação, nosso conteúdo foi pensado para também auxiliar o educador e as escolas atendidas este ano estão disponibilizando os vídeos em suas redes sociais e páginas de atividades online. A resposta tem vindo em forma de desenhos e textos escritos pelos alunos, o que nos enche de alegria”, pontua Eduardo.
 
O conteúdo é público e, para quem prefere as redes sociais, é possível assistir as contações no Facebook e Instagram da ONG. Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o projeto Plano Anual – Por um Mundo de Virtudes 2020 é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio do Bradesco e produção da Cacho de Ideias.
 
SERVIÇO • Plano Anual – Por um Mundo de Virtudes 2020 • Vídeo 02 • O Homem • Disponível em: https://bit.ly/pumdv2020_o-homem

 
Sobre a Embaixadores da Prevenção
Idealizada por Sandra Sahd em 2011, a organização social foi fundada em Campinas no ano seguinte com o objetivo de contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas que transforme o mundo através do sentir, pensar e fazer melhor, estimulada pelas atividades e projetos artístico-educacionais que despertam e difundem o tema das virtudes no ser humano. Até 2017, todas as ações eram realizadas em creches e instituições sem fins lucrativos da RMC (Região Metropolitana de Campinas); em 2018, a entidade passou a atender também escolas estaduais da cidade. Desde sua fundação, mais de 15 mil pessoas – entre crianças e adultos – já foram atendidas em suas atividades. Para conhecer mais sobre a organização social, acesse www.embaixadoresdaprevencao.com.br.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp