17/07/2020 às 16h45min - Atualizada em 17/07/2020 às 16h42min

Aulas de gastronomia, contação de histórias e brincadeiras: atividades online oferecidas pelo projeto MomsXperience em Casa

Crianças de todo o Brasil podem participar das atividade do projeto, que é 100% online e gratuito. Não é preciso se inscrever, os vídeos são publicados periodicamente no Youtube e nas redes sociais.

COMMUNICA BRASIL - cidadenoar.com
Aulas de gastronomia para as crianças, contação de histórias em Inglês e Português, brincadeiras criativas e práticas de relaxamento para os pequenos. Essas são algumas das atividades online e gratuitas que o projeto MomsXperience em casa oferece às crianças no mês de julho. O projeto, criado pela Escola Internacional de Alphaville, instituição bilíngue com sede em Barueri, na Grande São Paulo, conta com uma programação online variada, com diversas atividades de acolhimento e de incentivo ao aprendizado em que mães, pais e filhos poderão aproveitar juntos o período de quarentena.
Os vídeos do projeto, iniciado em maio, contam com temas ligados a atividades de Gastronomia, Música, Literatura e Ecologia. Entre os vídeos já postados e disponíveis online, estão Piquenique com Violino”, Brincando com a Mamãe” e Musicalização Infantil”.  Os vídeos são postados todas as terças, quintas-feiras e domingos, sempre às 10 horas, no canal do Youtube, perfil do Instagram e página do Facebook da escola.
Nesta quinta-feira (16/07), os pequenos poderão aprender um pouco sobre gastronomia com o vídeo “Cozinhando com os Pequenos”, uma forma divertida e didática para as crianças aprenderem alguns segredos da culinária. No domingo (19/07), o vídeo traz a atividade “Contação de História em Português”. Na próxima terça-feira (21/07), as crianças aprenderão novas brincadeiras, com o vídeo “Criando e Brincando”.
Coordenadora da Educação Infantil da Escola Internacional, Jacqueline Cappellano conta que a edição online do “MomsXperience”, o “MomsXperience Em Casa”, surgiu da necessidade de adequar o projeto, antes voltado para a sala de aula, numa vivência física, para a realidade da quarentena. Nosso intuito foi de proporcionar às mães um local de acolhimento para que pudesse se encontrar com outras mães que estavam passando pelas mesmas coisas, por situações parecidas. Todas as perguntas e inquietações eram respondidas e compartilhadas em sala. Mas agora estamos tendo a oportunidade de levar esse projeto para além do convívio escolar. Proporcionando atividades que as famílias podem participar no conforto de suas casas”, explica.
Todas as propostas foram inicialmente pensadas para o universo materno infantil, pois é mais comum que os maiores cuidados nessa fase da infância sejam oferecidos pela mãe. Porém, o projeto conta também com participação de avós, pais e de toda família, a fim de fortalecer os vínculos amorosos.
Um dos objetivos é fazer com que as crianças saiam desta pandemia fortalecidos emocionalmente. E esse resultado é obtido, por exemplo, por meio de atividades de relaxamento, como o mindfulness. Para Maíra Costa, professora de Educação Infantil da escola, separar um momento do dia para relaxar as tensões faz toda diferença. Planejamos semanalmente atividades de mindfulness para as crianças fazerem em casa junto dos pais, com animais de pelúcia e elementos da natureza, traduzindo de forma simples e prática esse tipo de meditação para o universo infantil. Por exemplo, pedimos para a criança pegar o bichinho de pelúcia favorito e colocar na barriga para que, dessa forma, ela possa observar o movimento da respiração com atenção plena”. 
Além disso, a programação permite que as mães e avós que lidam com crianças, principalmente na primeira infância, troquem experiências. Muitas estão tendo que lidar o dia todo com o primeiro filho ou neto nesta quarentena, e essa troca é de grande valor. Nesse momento em que não é possível fazer isso presencialmente, é importante amenizar a falta dessa troca e despertar as famílias para o vínculo amoroso entre as famílias e crianças”, conclui Jacqueline.
 
O PROJETO
O projeto MomsXperience Em Casa” começou no mês de maio e desde então já foram apresentados temas como Musicalização Infantil”, Cozinhando com os Pequenos”, e Piquenique com Violino”. A boa notícia é que os vídeos estão disponíveis para crianças em todo o Brasil, não precisa ser aluno da escola para assistir. Eles podem ser acessados no canal do YouTube (Estudio Escola Internacional de Alphaville) e nos perfis do Instagram e do Facebook da instituição (@escolainternacionalalphaville e facebook.com/EscolaInternacionalAlphaville).
PROGRAMAÇÃO

19/07 - Contação de História em Português
21/07 - Criando e Brincando
23/07 - Contação de História em Português
26/07 - Contação de História em Inglês
28/07 - Relaxamento e Contato com a Natureza
30/07 - Contação de História em Inglês
02/08 - Cozinhando com os Pequenos
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp