CIDADE NO AR Publicidade 728x90
14/05/2019 às 11h45min - Atualizada em 14/05/2019 às 11h45min

Rotary Club Hermann Blumenau homenageia, no dia 22, o empresário Ricardo Oribka

O jovem vai receber o 2º Troféu Empreendedor Willy Sievert por seu crescimento vertiginoso e contribuição à sociedade, nos últimos anos

New Age Comunicação

De dois mecânicos, em 2001, para mais de 250 colaboradores, em 2019. Esse é o início da história do jovem empreendedor Ricardo Cristiano Oribka, 36 anos, único proprietário da Transpotech, que domina a região Sul do Brasil no seu segmento. Sua história meteórica rendeu em 2017 o Prêmio Jovem Empreendedor do ano da 17ª edição do Gustavo Salinger, oferecido pela Associação Empresarial de Blumenau (Acib). E, no próximo dia 22 de maio, a partir das 20h, no Teatro Carlos Gomes, receberá o 2º Troféu Empreendedor Willy Sievert, do Rotary Club Hermann Blumenau.

A premiação do Rotary está na segunda edição e, no ano passado, o primeiro homenageado foi o empresário Luciano Hang, da Havan. O presidente da Comissão Organizadora do Troféu, Erivaldo Caetano Junior, explica que a premiação foi criada com o objetivo de divulgar o trabalho dos empreendedores da região. “Os homenageados são exemplos para os jovens e têm uma história inspiradora, que merece ser conhecida”, reconhece.

O presidente da Comissão explica que não é necessário ser membro do Rotary para ser escolhido. Todos os anos é formada uma comissão e os cerca de 50 rotarianos podem dar sugestões e têm direito ao voto. Na edição de 2019 havia quatro candidatos. “Analisamos a história de cada um, o crescimento, a geração de emprego e a contribuição para a sociedade, além do seu papel social, e desta vez o escolhido foi o Ricardo. Ano passado, nossa escolha foi pelo catarinense Luciano Hang devido ao seu crescimento exponencial. Os critérios são muito rígidos e só escolhemos empresários que realmente estejam fazendo algo diferente”, afirma.

História

O nome Ricardo passou a ser sinônimo de Transpotech, em 2001, quando começou como funcionário da empresa e com a missão de organizar a contabilidade para encerrar o negócio, pois os sócios queriam se desfazer da empresa. Em pouco tempo, o jovem, de então 19 anos, percebeu que o negócio tinha potencial e se ofereceu para se tornar sócio de 25% da empresa. Até 2009, Ricardo era um sócio mais tímido e praticamente não aparecia, mas já havia mostrado a que veio, ao fechar aquele ano com um faturamento de R$ 450 mil. Foi quando os sócios conversaram e Ricardo comprou os outros 75% da empresa, no ano seguinte, se tornando o único dono. “Eu tinha certeza que o negócio era viável e já tinha me apaixonado pela Transpotech. Era meu passado, meu presente e meu futuro”, afirma.

Nos últimos quase 10 anos, a empresa teve um crescimento vertiginoso e os planos continuam arrojados. A parceria com a Still ajudou a empresa a conquistar novos mercados, hoje, com unidades no Rio Grande do Sul e no Paraná, além da matriz em Santa Catarina.  Oribka tem por meta tornar a empresa internacional, com uma sede em algum país da América Latina. Atualmente, a Transpotech é considerada a maior empresa de serviços do Sul do País, maior empresa de vendas de produtos em participação do mercado e está entre as maiores locadoras da região Sul.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp