09/09/2020 às 17h03min - Atualizada em 09/09/2020 às 17h02min

Live do Colégio Humboldt aborda construção de memorial para celebrar 30º aniversário da reunificação da Alemanha e o fim do totalitarismo

O projeto idealizado pelos alunos para participar de um concurso do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, é uma escultura interativa em formato de ampulheta nas dependências do Colégio que deve lembrar o passado totalitarista e celebrar a liberdade e democracia

COMMUNICA BRASIL - cidadenoar.com

Na próxima quinta-feira, dia 10 de setembro às 17h, o Colégio Humboldt promove uma live no canal do YouTube da instituição (Colégio Humboldt - Die Deutsche Schule in São Paulo) com o tema “Lembrar para o Presente” para abordar o processo e evolução do projeto promovido pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha para todas as 140 escolas alemãs no exterior. A turma do Abitur (curso certificado pelo governo alemão que abre portas para universidades da Europa e universidades privadas brasileiras) da instituição recebeu subsídio do Ministério para a construção de um monumento em forma de ampulheta que simboliza o tempo e uma passagem entre um “passado escuro e sombrio" (representando regimes totalitaristas no passado) e o “presente”, que retrata a liberdade e democracia almejadas para o presente e futuro. Neste encontro, Mathias Rempel, professor de Filosofia e História, Tiago Santos, professor de História e Ronny Möller, professor de História (disciplinas ministradas em alemão) farão um bate-papo com os alunos sobre o tema.

A construção do monumento já está em andamento. O artista Ricardo Ramalho e o arquiteto Luiz Biasi são os responsáveis pelo planejamento e de questões de estética artística da obra. Os alunos estão envolvidos de maneira ativa e direta nas diversas fases da construção além de contar com a participação dos funcionários da manutenção do Colégio e de outros especialistas externos.

O concurso do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha contribui para a promoção e a discussão da cultura de memória nas escolas, incentivando-as a lidar com a sua própria história e com o seu contexto regional histórico. A administração do concurso também enfatiza o protagonismo dos alunos na busca por informação e na produção do material e todo o trabalho deve ter também um forte vínculo reflexivo com o presente.

 

Sobre o Colégio Humboldt 

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.100 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição - referência quando o assunto é ensino de qualidade - oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. O Colégio oferece, ainda, a possibilidade de avaliação para ingresso no Ensino Superior alemão - Abitur, e a Formação Profissional Dual, ou seja, cursos técnicos na área de Administração, Logística e Informática.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp