16/09/2020 às 16h31min - Atualizada em 17/09/2020 às 00h03min

Idosos devem ter cuidados especiais com manchas na pele para evitar doenças dermatológicas

Idosos devem ficar muito atentos aos sinais na pele, especialmente com o aparecimento de manchas e pintas. É importante adotarem medidas simples, que podem ser aplicadas no dia a dia, para prevenir e evitar problemas de pele mais graves.

DINO
https://www.dermaser.com.br/

A pele é o maior órgão do corpo humano e, assim como todos os outros, sofre com os efeitos do tempo, desencadeando rugas, manchas de sol, flacidez, entre outros problemas relativamente comuns. O envelhecimento da derme é produzido, principalmente, a partir da perda de hidratação, elasticidade e oleosidade.

Idosos devem ficar muito atentos aos sinais na pele, especialmente com o aparecimento de manchas e pintas. Na maior parte dos casos, as manchas surgem devido ao excesso de sol ao qual a pele foi exposta ao longo de décadas. Entretanto, há casos em que o quadro pode se tornar grave, com o desenvolvimento de melanoma (câncer de pele do tipo mais letal).

Simples medidas podem prevenir manchas e problemas de pele na velhice

É fundamental destacar que algumas medidas simples, que podem ser aplicadas no dia a dia, possuem a capacidade de prevenir e evitar problemas de pele mais graves em pessoas idosas. Os dermatologistas frisam a importância do protetor solar, que deve ser utilizado todos os dias, mesmo que o tempo esteja nublado ou que o idoso permaneça dentro de casa.

Além disso, no caso de aparecimento de manchas, pintas ou qualquer outra alteração dermatológica, é crucial procurar a opinião de um especialista. Em todas as fases da vida, mas principalmente na velhice, o diagnóstico precoce é determinante para um tratamento eficaz. Entre outras medidas preventivas, é possível citar:

Controle da exposição ao sol

É sabido que, com o passar dos anos, há um aumento no risco de desenvolvimento de câncer, e os tumores de pele não são exceção, uma vez que os raios solares são capazes de potencializar o desenvolvimento de melanomas. Tendo isso em vista, os idosos (assim como pessoas de todas as idades) devem prezar pela proteção da derme por meio do uso de protetor solar, roupas, bonés e óculos de sol, além de se exporem menos à luz direta.

Consumo de água

O consumo de água é um hábito de saúde indicado a todos, mas é na terceira idade que ele se torna ainda mais primordial para a saúde. O recomendável é que o idoso consuma até 2 litros de água por dia (exceto em casos de contraindicação médica).

Uso de loções hidratantes

As loções emolientes, ou hidratantes, devem ser aplicadas todas as vezes que o idoso sentir necessidade. Os especialistas recomendam o uso de produtos neutros, sem muito perfume. Ademais, loções mais grossas devem ser evitadas, já que adicionam uma camada maior de óleos à pele e ajudam a potencializar a retenção de água no corpo.

Atenção ao banho

Tomar banhos longos e quentes piora o quadro de ressecamento da pele dos idosos. O ideal é que a água permaneça morna e que o tempo de banho seja curto. Os produtos utilizados devem ser neutros, e as buchas precisam ser evitadas, uma vez que elas retiram a camada de proteção da pele, podendo agredi-la.

Idosos devem procurar clínicas especializadas em tratamento de manchas na pele

Os idosos devem adotar hábitos saudáveis, visando a manutenção da pele do corpo e atentando-se ao consumo de água, proteção solar e utilização de produtos emolientes (hidratantes). Para além dos cuidados caseiros, a população mais velha precisa contar com o apoio de equipes especializadas em tratamentos para manchas na pele que façam um acompanhamento adequado, impedindo que o quadro evolua para algo mais complicado.

Nesse sentido, a DermaSer, clínica de dermatologistas paulista, foi idealizada para oferecer atendimento médico humanizado com cuidado integral, aliado à tecnologia, ciência e experiência dos profissionais que são autoridades no assunto.

Ao navegar pelo site, pode-se conhecer mais sobre a DermaSer e sua equipe, além de alguns dos serviços realizados na clínica.



Website: https://www.dermaser.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp