20/09/2020 às 21h49min - Atualizada em 20/09/2020 às 21h47min

Plano de Turismo de Tijucas pretende tornar a região conhecida como Vale das Plantas Bioativas

Roberta Watzko | NA MIDIA Assessoria de Imprensa - cidadenoar.com

Com o objetivo de fortalecer a imagem do destino turístico de Tijucas, com foco na produção de conhecimento para a saúde e bem estar da população, o Sebrae/SC, em parceria com a governança municipal, Gnomo Bioativo e Sitio Botânico, estão desenvolvendo ações dentro do Plano de Turismo para tornar a região conhecida como Vale das Plantas Bioativas. Uma das iniciativas é desenvolver um calendário municipal de cursos e estimular o empreendedorismo rural. O projeto é uma das soluções do Programa Cidade Empreendedora.

 

Entre as ações do plano, está o conhecimento sobre a alimentação preventiva e medicinal à comunidade e profissionais do município, com promoção de eventos com temáticas de plantas medicinais e capacitações específicas para os produtores de plantas bioativas, o estímulo do empreendedorismo rural aliando à produção de plantas e a recepção de turistas com o cadastro de potenciais empreendedores que poderão identificar espécies a serem cultivadas e preparar as propriedades para receber os turistas, além da implantação do projeto Jardim Botânico Municipal Terapêutico de Tijucas e da promoção de ações de alimentação preventiva e medicinal das Plantas Bioativas junto à Educação.

 

Ao todo são mais de 3.600 espécies de Plantas Adaptógenas como babosa e resveratrol, Biocidas como a oficial-de-sala, Condimenticêuticas como a sishô, Corantes como o urucum e kenaf, Funcionais como araruta, cacau e pitaya vermelha e as Medicinais como boldo, açafrão da terra e espinheira-santa encontradas em oito sítios parceiros do Gnomo Bioativbo, que produzem e oferecem experiência de visitação diferenciada.


Segundo o Sócio Gestor do Gnomo Bioativo, Halan Santos Marques, a ideia é despertar a comunidade para produção das plantas, consumo e capacitação dos profissionais da saúde e educação pública. “Para o município de Tijucas é muito importante ter as plantas medicinais, porque o ministério da saúde prescreve plantas da farmácia viva e nós capacitamos os médicos para prescrever as plantas. Estamos oferecendo à comunidade de forma gratuita capacitação para produzir alimentos e temos também parceria com empresas farmacêuticas para compra dos produtos, então nosso grande diferencial é a cura através das plantas”, explica.

 

Cursos

 

No mês de agosto, uma das ações realizadas entre Gnomo Bioativo e o Sítio Botânico, foi uma serie de lives pela saúde, com temas de alimentação preventiva, plantas terapêuticas e plantas bioativas promissoras para empreendedorismo. Agora, o plano está na fase de lançamento dos cursos com temáticas voltadas a alimentação funcional preventiva, imunidade e potentes espécies antivirais.

 

O primeiro curso será o “Nutrição Preventiva – Alimentação funcional e medicinal, mais acessíveis” no dia 27 de setembro. Já no dia 11 de outubro é a vez do curso com tema “Agrotecnologia ao Empreendedorismo – Despertando para o cultivo e formas de rentabilidade” e no dia 8 de novembro o curso “Fitoterápicos Promissores e Indicados pelo Ministério da Saúde – Espécies selecionadas por melhores benefícios”. Para se inscrever basta acessar: https://gnomobioativo.com.br/.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp