07/10/2020 às 08h41min - Atualizada em 07/10/2020 às 08h40min

Médico de Blumenau doa parte da renda de seu livro em apoio a pessoas Trans

Agência A Assessoria - cidadenoar.com

Livro Transgêneros: Orientações médicas para uma transição segura”, de José Carlos Martins Junior tem contracapa assinada por atriz Glamour Garcia

 

Em 2020 o médico catarinense José Carlos Martins Júnior (@drmartinsjr) realizou um sonho, lançar o próprio livro sobre transsexualidade. A obra “Transgêneros: Orientações médicas para uma transição segura”, com participação do médico e colega Claudio Eduardo de Souza (@drclaudioeduardo) reúne em 180 páginas informações seguras para a população transgênera, como Terapia hormonal, Cirurgia de feminização e Masculinização facial, Feminização e Masculinização corporal e Redesignação sexual masculina e feminina.

José Carlos Martins é especialista em cirurgias de feminização facial e juntamente com Dr. Cláudio Eduardo de Souza atua na Transgender Center Brazil (@transgendercenterbrazil), localizada em Blumenau, realizando cirurgias faciais, corporais e de redesignação sexual, conhecida como mudança de sexo. Com dupla formação em Medicina e Odontologia, José Carlos Martins Jr. está entre os únicos três profissionais médicos do mundo que atuam nas duas áreas, o que o torna especialista em cirurgias de crânio e face. Já Claudio Eduardo de Souza é Especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial.

Esse é o primeiro e único livro destinado à comunidade trans com o tema Técnicas cirúrgicas faciais, corporais e sexuais. O Dr. José Carlos explica que o objetivo do livro é disseminar informações seguras, não apenas para a comunidade trans, mas para as pessoas cisgêneras que fazem parte de seu ciclo social. “É muito importante que nós médicos, que atendemos pacientes com disforia de gênero, nos sintamos confortáveis sobre a necessidade desse paciente, em alguma época de sua vida querer alterar estruturas anatômicas consideradas “normais”. Espero que esta obra possa ajudar todos a entenderem que a cirurgia pode servir para alguns pacientes, como um instrumento de redesignação facial, corporal, ou sexual, adequando o fenótipo (aparência física) do indivíduo à sua identidade psíquica”.

A contracapa do livro é assinada pela atriz transexual Glamour Garcia, que recentemente informou seu desejo em fazer a cirurgia de redesignação sexual até janeiro. A atriz foi vencedora do prêmio de atriz revelação 2019, pelo papel como Britney em "A Dona do Pedaço", na rede Globo.

Recentemente o médico ganhou destaque nacional ao se solidarizar com o caso da modelo Alice Felis (@aalicefelisooficial), transexual agredida no Rio de Janeiro e que teve o rosto bastante machucado pelas agressões. Juntamente com sua equipe da Transgender Center Brazil ele ofereceu a cirurgia de reconstrução facial e de feminização facial para a modelo, que já recuperada agora integra a equipe da clínica, trabalhando em São Paulo na divulgação da empresa. Alice Felis também faz parte da equipe de modelos da TGW – Transgender Wear (@twg.fashion), marca de roupas exclusivas para o público trans, comandada pelo empresário Vitor Viana, de Balneário Camboriú.

O médico também comemora outro ato significativo para a comunidade trans. Desde setembro, parte do lucro do livro Transgêneros: Orientações Médicas para uma Transição Segura passou a ser doada ao Grupo Dignidade (@grupodignidade) que atua há́ mais de 20 anos em Curitiba atendendo pessoas Trans. “Convido todos a conhecerem o trabalho deles e a ajudarem essa causa. Sabemos que somos um grão de areia mas podemos fazer a diferença”, pontuou o médico.

A obra é da editora Autores do Brasil e pode ser adquirida pelo whatsapp (47) 9 9946-1602.

 

Fotos Livro: Lucas Gonçalves

Fotos médicos: Nanda Farias


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp