22/10/2020 às 16h53min - Atualizada em 22/10/2020 às 16h50min

Alunos do Colégio Pio XII participam de atividade sobre astronomia “Uma noite no colégio”

Atividade noturna tem o intuito de estimular a compreensão do universo por meio de vivência descontraída

COMMUNICA BRASIL - cidadenoar.com
Com o tablet na mão e com os olhos voltados ao céu, alunos do 6º e 7º ano do Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi em São Paulo, farão uma observação noturna das constelações, da lua e dos planetas no pátio da instituição, nos dias 22, 26 e 27 de outubro e 03 de novembro entre 18h30 e 20h30. A ação, chamada “Uma noite no Colégio”, está inserida em uma série de atividades relacionadas ao estudo dos corpos celestes com o objetivo de ampliar a percepção do aluno sobre os astros por meio de vivências lúdicas ao ar livre e desconstruir o conceito de astronomia como ciência estática e distante.
 
Todas as atividades organizadas foram planejadas cumprindo o distanciamento social e a cota de 20% do número de alunos e serão distribuídas em vários espaços do colégio (quadras, laboratórios, áreas livres). A atividade também contará com gincana com o apoio de iPads para pesquisa e contação de história. “A astronomia ainda é considerada algo distante do dia a dia escolar. As atividades propostas têm por objetivo levá-los a perceber que todos estão inseridos no contexto cósmico, podendo questionar, produzir e aplicar os conhecimentos sobre este tema”, explica Andréa Angeli, professora de ciências do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Franciscano Pio XII.
 
Os alunos chegarão às 18h30 no Colégio, serão acolhidos pela equipe pedagógica e divididos em grupos de seis a oito integrantes. Cada grupo terá apenas alunos da mesma turma. “Vamos lançar questões para que cada equipe descubra o nome de uma estrela ou planeta e, após desvendarem o "enigma", deverão encontrar no céu o astro em questão com o auxílio do aplicativo Sky View nos tablets”, explica a professora Andréa Angeli, de Ciências. “Assim, um ponto será dado à primeira equipe que responder corretamente a pergunta”, completa. Após a gincana, os alunos serão encaminhados à observação da Lua com um telescópio e depois participarão de outras atividades lúdicas e divertidas, como assistir a curtas-metragens sobre o tema, até às 20h30.
 
A ação está inserida nos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Ciências, Língua Portuguesa, Geografia e História – este último com ênfase no tema mitologia. “Pretendemos aproveitar esta temática para relacioná-la às constelações, que tiveram suas formas e nomes influenciados por motivos mitológicos e religiosos”, diz Sueli Freitas, coordenadora do Ensino Fundamental II do Colégio Franciscano Pio XII.
 
 
Sobre o Colégio Franciscano Pio XII
Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há mais de 65 anos desenvolvendo líderes como agentes de transformação social, unindo conhecimentos acadêmicos e formação humana. Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica preservados, o Colégio tem infraestrutura completa voltada para a qualidade de ensino e conta com projetos inovadores na área da educação, como Middle e High School; programa bilíngue; educação financeira; educação socioemocional; laboratório maker; uso de tecnologias em sala de aula; entre outros.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp