13/11/2020 às 17h27min - Atualizada em 14/11/2020 às 00h00min

Medicina do Trabalho: especialidade médica em ascensão coloca a saúde ocupacional em pauta

A Medicina do Trabalho é um novo e promissor campo de atuação profissional para os médicos. Além disso, essa especialidade desempenha papel relevante na melhora da qualidade de vida e da performance profissional do trabalhador, nos aspectos físicos, instrumentais, técnicos, sociais e organizacionais.

DINO
http://fgmed.org
Médicos

A Medicina do Trabalho está em grande expansão nos últimos anos. Para quem ainda não conhece esta especialidade médica, o foco dela é oferecer condições laborativas mais dignas aos trabalhadores e, com isso, garantir a saúde e integridade física e psicológica deles. A Medicina do Trabalho atua amplamente sobre o binômio Saúde/Trabalho, desempenhando um papel relevante na melhora da qualidade de vida e da performance profissional do trabalhador.

Para muitos, pensar apenas na saúde como a simples ausência de doença não é mais suficiente: os impactos do trabalho vão muito além do adoecer. Atualmente - assumindo as dimensões físicas, psíquicas, sociais e econômicas - a saúde é compreendida como um estado de bem-estar completo, envolvendo diferentes aspectos humanos. Principalmente em tempos de pandemia, onde a ansiedade e a depressão vêm aumentando na população, o médico do trabalho se faz cada vez mais necessário.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a Medicina ocupa o primeiro lugar entre as 48 melhores profissões de nível superior que foram avaliadas pelo estudo. Nos quesitos salário, empregabilidade e previdência, é a campeã. Isso torna a especialização em Medicina do Trabalho ainda mais atrativa para quem está ingressando no setor profissional.

Existem boas oportunidades de emprego em clínicas, hospitais, clubes esportivos, fábricas, centros de pesquisa ou no serviço público. Além disso, o médico do trabalho poderá prestar o desenvolvimento de assessorias técnicas, avaliação da capacidade laborativa para concessão de benefícios ou indenizações, reabilitação, dentre outras habilidades. Sua regulamentação está prevista no Art. 156, da CLT e nas NRs 4 e 7 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em virtude do mercado de trabalho necessitar cada vez mais de médicos especializados, o FGMED, programa de educação médica continuada, está ofertando a pós-graduação em Medicina do Trabalho em diversas modalidades. O curso poderá ser realizado presencial ou à distância, ainda tendo como opção a versão em dois anos ou em 90 dias. O grupo visa dar aos alunos mais oportunidade de escolha e flexibilidade, já que é necessário conciliar a residência médica, o trabalho e os estudos.

O corpo docente do FGMED é composto, essencialmente, por doutores. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além de tudo, os alunos dispõem de acesso ao sistema de aprendizado virtual (AVA) durante 24 horas por dia.

Além disso, o FGMED agora faz parte das empresas certificadas pela Great Place To Work (GPTW). Para conseguir esta certificação é necessário responder a uma pesquisa, onde 70% dos colaboradores afirma que possui um excelente ambiente de trabalho.

Em 2021, o programa de educação médica continuada abrirá novas turmas. As matrículas já estão abertas. Para mais informações, basta entrar em contato por meio do site fgmed.org e instagram.com/fg_med ou pelo 0800 11 1111.

 



Website: http://fgmed.org
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp