16/11/2020 às 15h37min - Atualizada em 16/11/2020 às 16h20min

16º Seminário Internacional de Feng Shui aborda a relação entre o coração, a mente e a casa

Evento digital é voltado a consultores de Feng Shui, arquitetos, engenheiros, decoradores, design de interiores, além de terapeutas de diferentes vertentes, educadores, entre outros

DINO

O 16º Seminário Internacional de Feng Shui, que tradicionalmente acontece na cidade histórica de Tiradentes (MG), ganhou versão 100% digital e será realizado entre os próximos dias 18 a 22 de novembro. Nesta edição, além de programação de alto nível com consultores de Feng Shui, arquitetos e terapeutas, o evento explora narrativas visuais, faz uso das novas ferramentas e tecnologias online e ainda fornece apoio a artistas locais com a realização do "Empório Casa Natural" - que também acontece com frequência nas outras edições presencialmente, mas neste ano em formato de mostra virtual.

O Seminário Internacional de Feng Shui é um evento bianual direcionado a qualquer pessoa que busque harmonizar sua moradia. Nesta edição, os debates e vivências vão girar em torno do eixo central "Três Campos de Amor": Coração, com condução de Carlos Solano; Mente, por Márcia Baja (arquiteta brasileira) e Casa, com a designer gráfica portuguesa Sofia Batalha.

O evento digital também contará com os convidados: a arquiteta e terapeuta ambiental Alessia Colombo, que trabalhará o tema "Alquimia Ambiental"; a psicóloga e teóloga Maristela Barenco, responsável pelo assunto "Conexões que Restauram", o arquiteto e cenógrafo Alex Rousset, que falará sobre "Arquitetura e Afeto" e a aromaterapeuta Deise Fonseca apresentará o tema "Aromatologia e Feng Shui".

A programação é voltada a consultores de Feng Shui, arquitetos, engenheiros, decoradores, design de interiores, além de terapeutas de diferentes vertentes, educadores, entre outros. "Vamos oferecer conhecimento de qualidade nesta área e propiciar aos participantes a beleza das imagens de Tiradentes, numa proposta de vivência, como se estivessem no local", explica o idealizador do seminário, o arquiteto Carlos Solano.

Novo formato
Com a situação sanitária do país, a edição deste ano teve que adotar o formato digital como solução para ser realizada de forma mais segura para as pessoas envolvidas, que vêm de várias localidades - tanto do Brasil, como do exterior.

A programação é diversificada. No primeiro dia está prevista uma abertura com acesso livre ao público pelo YouTube, com recepção e concerto musical, mostra de vídeos, interpretação de poemas, depoimentos da equipe e ações sociais, a partir das 17h30 (Horário de Brasília) e 20h30 (Horário de Portugal). Nos outros quatro dias, a agenda acontecerá nos períodos da manhã e tarde, tendo uma atividade prevista para o sábado (21), à noite.

O Feng Shui, que dá nome ao Seminário, é uma terapia ambiental, um dos oito ramos da Medicina Chinesa. Esse ramo considera a casa como uma expressão do imaginário pessoal ou de um grupo, seja familiar ou empresarial. "A nossa proposta é proporcionar uma vivência intensa durante todos os dias, para que os participantes possam aprender como ter uma vida melhor em seus espaços de morada, equilibrando percepções do coração e da mente", explica a produtora Andreia Ruiz.

Ações sociais
Para fomentar uma ação de economia criativa, o 16º Seminário Internacional de Feng Shui lançou a websérie "Empório Casa Natural", que já está sendo exibida nos canais do arquiteto e escritor Carlos Solano, também curador do evento. O objetivo principal é difundir o trabalho dos artistas envolvidos e criar um canal de vendas exclusivo para eles pela internet.

Para Solano, o artesanato mineiro fornece peças e recursos que ‘aquecem’ as casas brasileiras, com elementos que valorizam a decoração dos espaços e guardam ensinamentos transmitidos de geração a geração, reverberando simbologias e um traço cultural dentro dos lares.

Sempre esperado pelo público do seminário que vem de todas localidades pela sua abrangência internacional, o Empório Casa Natural tem um histórico com grande visitação. A produção dos artistas para esta edição foi selecionada pelo curador do Empório, Flávio Duarte, representante dos artesãos de Tiradentes.

A mostra virtual do artesanato mineiro mantém o caráter cultural do evento e sua vertente de apoio social aos artistas locais. "Mesmo a essência do evento permanecendo intacta, algo se perderia caso ele se resumisse apenas às palestras por aplicativos e plataformas: faltaria a troca humana com os artesãos locais que preservam artes típicas de Tiradentes e região", completa Solano.

"O objetivo da websérie é tanto dar aos espectadores o acesso a esses tesouros culturais, quanto realizar uma ação de economia criativa para a cidade - tão necessária neste contexto de pandemia que estamos vivenciando", complementa Duarte.

Duarte afirma que as artes são símbolos dos cuidados com os dons da vida. "Você também pode conhecer e ter uma arte tradicional do Brasil, um ponto de luz na sua casa. Como arquiteto e terapeuta da casa, aprendi por meio do contato com os artesãos que a magia e harmonia da casa nasce da expressão essencial e simples do ser", expressa Flávio Duarte.

Outra ação de cunho social do seminário será destinada ao Instituto Flor de Ibez. Participantes do evento vão colaborar automaticamente com a preservação dos povos indígenas e com a expansão da agrofloresta, em Mato Grosso, Brasil, já que parte da renda obtida será doada ao instituto para a construção do projeto Casa Amiga. A campanha "Semeie uma Flor" é composta de várias etapas e visa fortalecer as bases para o serviço de Flor de Ibez - Instituto de Vida Integral, bem como o atendimento específico da aldeia São Brás, na Terra Indígena A’uwẽ Xavante São Marcos. Para conhecer mais sobre Flor de Ibez, basta acessar o link: https://carlossolano.com.br/acao-social/ ou o site do próprio instituto: www.flordeibez.org/flor/quemsomos/.

Histórias ligadas ao artesanato local
A mostra "Empório Online Casa Natural" reúne uma série de vídeos que mostram a vida e a história de artesãos e artesãs que podem ser acessados pelo Instagram de Carlos Solano: carlos.solano.arquiteto.

SERVIÇO
O que: 16º Seminário Internacional de Feng Shui
Onde: Plataforma Digital
Quando: De 18 a 22 de novembro de 2020
Informações e Inscrições no link:
https://www.sympla.com.br/16-seminario-de-feng-shui----edicao-internacional-virtual__758174.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp