04/12/2020 às 18h42min - Atualizada em 04/12/2020 às 18h35min

Tradição alemã é destaque nos festejos natalinos do Colégio Humboldt

Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I realizam, no modo virtual, atividades típicas da cultura alemã, como a utilização do calendário do advento

COMMUNICA BRASIL - cidadenoar.com

Este ano, o Colégio Humboldt, instituição bilíngue (português e alemão) e multicultural localizada no bairro de Interlagos, realizará sua tradicional Festa de Natal de maneira remota. No dia 5 de dezembro (sábado), todos os alunos da Educação Infantil, com suas respectivas professoras, estarão em uma mesma sala de aula virtual com direito a canções, artesanatos, enfeites, contação de histórias e jogos natalinos. Já as turmas do Fundamental I terão uma semana inteira, de 14 a 18 de dezembro, com diferentes atividades em clima de Natal, como receitas de biscoitos.

O tempo de Natal na Alemanha começa com o período de advento, no 4º domingo antes da festa, em que a tradição é fazer uma contagem regressiva durante as quatro semanas que antecedem o festejo com riscos de giz na porta, surgindo assim o calendário do advento. Este símbolo tão importante já teve suas janelas e portas confeccionadas pelos alunos e professores, que foram abertas desde o dia 1º de forma que as tradições natalinas tenham um destaque especial para os estudantes da instituição.

“Enviamos às famílias sugestões de atividades que podem constar no calendário, por exemplo, assistir um filme e comer pipoca; no outro dia, fazer piquenique na sala. A ideia é trazer a cultura alemã de uma forma gostosa e divertida para dentro das casas”, explica Rebeca Boldrin, coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Humboldt.

As tradições alemãs de Natal estão presentes no dia a dia da Educação Infantil, e no dia 05, dia da festa, cada professora realizará uma aula especial com cada turma para confeccionar símbolos de Natal e às 11h, todas as turmas serão agrupadas em uma só sala de aula virtual para cantar músicas e ouvir histórias natalinas, contabilizando mais de 100 alunos.

Já nas diferentes disciplinas do Ensino Fundamental I foram propostas atividades diversas, como dobraduras, quiz sobre os símbolos natalinos, receitinhas de biscoitos, canções e poemas, entre outros.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp