11/12/2020 às 18h30min - Atualizada em 11/12/2020 às 18h29min

Atividades extracurriculares do Colégio Pio XII priorizam acolhimento e ritos de passagem

Cumprindo o distanciamento social e a cota de 20%, crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental retornam gradualmente após meses longe da escola e vivenciam momentos que contemplam aspectos físicos e emocionais

COMMUNICA BRASIL - cidadenoar.com

 

Com os desafios vividos pelos estudantes durante a pandemia, o Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi em São Paulo, organizou uma série de atividades extras para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II que fazem parte do “Projeto Acolhida”, distribuídas em vários espaços do Colégio, como as quadras, laboratórios e áreas livres. De acordo com um relatório da Unesco para a Educação, a preocupação com o desenvolvimento emocional dos estudantes tem feito países priorizarem e entenderem a importância desse tipo de ação. Junto à acolhida, os alunos também participam de ritos de passagem, em que conhecem a rotina escolar do próximo ano que irão cursar, tiram dúvidas e ouvem um pouco sobre as principais atividades que acontecem ao longo do ano.

 

“Nossa intenção vai muito além da vigilância em saúde, mas também uma plena atenção pedagógica, de acolhimento aos sentimentos das crianças que estiveram durante todo esse período em isolamento para ressignificar a socialização e fortalecer vínculos”, explica Renata Weffort, coordenadora pedagógica ed. Infantil e 1º ano do EF I do Colégio Franciscano Pio XII. 

 

As vivências acontecem em estações nos espaços do Colégio, como Estação Conhecer, Spelling Bee Station, Estação Convivência e Estação Corpo em Movimento. As turmas do 1ºs anos foram convidadas a conhecer as professoras e a dinâmica do segundo ano, ouviram histórias e receberam atividade para colorir e recortar em casa. Já os alunos dos 5ºs ano, que em breve entrarão no 6º ano, foram recepcionados pela equipe pedagógica do Ensino Fundamental II e participaram de momentos divertidos e descobertas.

 

As séries da Educação Infantil estão participando das Oficinas de Movimento, Arte, Música e Projetos. As crianças do G4, por exemplo, participaram de diferentes tipos de corrida no Campo Verde do Colégio, explorando habilidades motoras de correr, desviar, frear, equilibrar, além de capacidades físicas de velocidade, flexibilidade e resistência. As turmas do G4 e G5(educação infantil) exploraram os brinquedos do parque de madeira, estimulando o equilíbrio, reestruturação corporal, tonicidade e praxia global. Já os alunos do G2 e G3(educação infantil) brincaram com bolas e raquetes com o intuito de vivenciar o bater e rebater e a percepção espaço-temporal.

 

 

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há mais de 65 anos desenvolvendo líderes como agentes de transformação social, unindo conhecimentos acadêmicos e formação humana. Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica preservados, o Colégio tem infraestrutura completa voltada para a qualidade de ensino e conta com projetos inovadores na área da educação, como Middle e High School; programa bilíngue; educação financeira; educação socioemocional; laboratório maker; uso de tecnologias em sala de aula; entre outros.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp