17/01/2020 às 21h03min - Atualizada em 17/01/2020 às 21h03min

Dever de Casa

Hoje em dia, muito se fala sobre Gestão e execução. No entanto, a etapa mais importante para garantir o alcance dos seus objetivos é o Planejamento Estratégico, e isto por vezes é deixado de lado, principalmente nas micro e pequenas empresas brasileiras.

É no planejamento que se definem os objetivos da empresa, suas metas, o caminho para implantação de uma visão empresarial, enfim, como e onde ela quer chegar. E, por isso, é crucial que o seu plano estratégico seja bem feito e bem pensado, para garantir que sua execução o levará para onde realmente quer ir!

Sendo assim, todas as formas que puderem ser encontradas para manter-se preparado, com o objetivo de receber as mudanças da melhor maneira possível, com uma equipe de trabalho que realize suas atividades de forma coesa e não sinta com tanto impacto as transformações que acontecem a todo instante, é fundamental para ter uma empresa que resista a crises e demais desafios que venham a surgir em meio à sua trajetória.

O primeiro passo é analisar o cenário em que a empresa se encontra, olhando tanto dados financeiros e operacionais como a intenção dos sócios antes e depois do período, mapeando onde ela desejará estar daqui algum tempo. Tendo esta consciência, o administrador, ao lado de sua equipe de gestores e colaboradores, poderá visualizar os possíveis cenários que irão se configurar no futuro, ou seja, no momento em que a organização estiver buscando (e alcançando) os objetivos que almeja.

Este ponto é essencial para analisar quais os possíveis desafios que podem surgir enquanto o planejamento está sendo executado. Assim, existe a chance de elaborar estratégias eficientes, com respostas caso a caso, que ajudem a empresa a superar cada um deles, sem se sentir abalada e sem fazer com que a equipe queira desistir no meio do caminho, ou necessite de ajuda de terceiros, como instituições financeiras. Após este momento, é crucial que se elabore Planos de Ação que persigam metas e objetivos pontuais, porém, que no todo integrem um grande objetivo organizacional.

Dependendo do tamanho do planejamento estratégico, deverão ser elaborados vários planos de ação, que serão de responsabilidade de equipes de trabalho distintas. Essas equipes vão precisar executar cada uma das atividades inerentes ao plano e ao planejamento como um todo, para que os propósitos deste sejam devidamente alcançados.

Outro ponto extremamente importante para que o planejamento seja altamente assertivo, é a elaboração de um cronograma que define os prazos para a entrega de cada uma das atividades relacionadas aos planos de ação. Por meio deste tipo de planejamento é possibilitado a empresários, gestores, líderes e colaboradores aumentar, de forma considerável, o seu potencial produtivo. Isso acontece, pois o planejamento dá a todos uma visão macro da empresa, sendo assim, conseguem visualizar os recursos que possuem, tanto financeiros, de capital humano, quanto de infraestrutura, para que assim aumentem sua produtividade de maneira geral. Até a próxima! 
Link
Relacionadas »
Comentários »

Veja mais...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp