CIDADE NO AR Publicidade 728x90
13/04/2020 às 10h59min - Atualizada em 13/04/2020 às 10h59min

Coronavírus altera procura por planos de internet banda larga e TV por assinatura

De acordo com pesquisa, houve um aumento de 42,8% de usuários escolhendo planos de internet de provedores regionais no período do isolamento.

Jeferson Batista Sobczack

Jeferson Batista Sobczack

Diga Francamente!

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) alterou os hábitos e consumo de todos os setores do país, trazendo inúmeros reflexos no comportamento da população. Com o isolamento social, setores como o de internet banda larga e TV por assinatura sofreram um aumento na demanda, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (08/04) pelo site comparador de planos Melhor Plano

Com o isolamento social, cresceu o número de profissionais trabalhando remotamente. Além disso, jogos online, canais de streaming (como Netflix e Youtube) e acesso à redes sociais se intensificaram na nova rotina dos brasileiros, o que pode justificar o aumento da busca por serviços de telecomunicação. 

A pesquisa realizada pelo Melhor Plano avaliou o comportamento de usuários antes do período de isolamento social, a partir do dia 26 de fevereiro (data do primeiro caso de Covid-19 no Brasil divulgado pela imprensa) ao dia 13 de março (data em que o Ministério da Saúde regulamenta as condições de isolamento e quarentena). Na sequência, comparou-se com o período em que começa o isolamento social por parte dos brasileiros, entre o dias 14 a 30 de março. 

Como ilustra o gráfico, a intenção dos consumidores em contratar planos de internet banda larga no site do Melhor Plano aumentou em 11%. Essa intenção, é medida pela quantidade de cliques que um plano recebe na plataforma. Além disso, houve também um crescimento de 7% no tráfego geral do site, indicando aumento no interesse dos usuários em planos de telecom e pautas relacionadas ao serviço, como: mau funcionamento, ouvidoria, configuração de aparelhos, entre outros. 

              Os provedores regionais, encerraram 2019 conectando 9,88 milhões de domicílios à internet fixa, com um crescimento de 32,44% em 12 meses, de acordo com levantamento conduzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), número que representa a maior participação de mercado, se comparado às grandes operadoras. Na pesquisa do Melhor Plano, houve um crescimento de 42,8% de usuários escolhendo planos de internet de provedores regionais no período do isolamento.

              Outro ponto observado foi a quantidade de testes de velocidade de internet feitos pelos usuários no site Minha Conexão. O aumento de testes de velocidade foi de 44,9% desde que as pessoas passaram a ficar em casa. A hipótese, segundo o estudo, é de que a conexão pode estar mais lenta, já que há mais pessoas utilizando o serviço em casa,  o que leva os usuários a testarem mais a velocidade da internet. Por consequência, os consumidores devem estar mais insatisfeitos, levando ao aumento de busca por planos de banda larga. 

Aumenta demanda de TV por assinatura

As buscas relacionadas à TV por assinatura tiveram um crescimento exponencial. De acordo com dados do Google Trends, que mede os principais termos buscados, 36% das pessoas estão pesquisando sobre planos de TV por assinatura. Enquanto 32% correspondem ao aumento de usuários procurando por planos de TV Pré-Pagos. Operadoras como SKY, Oi e Claro oferecem essa modalidade de serviço. 

Na plataforma do Melhor Plano, a pesquisa não conseguiu identificar esse aumento no comportamento de seus usuários. Porém, analisando os dados de busca no Google, acreditam que o percentual de procura pelos termos de TV aumentou devido à abertura de sinal promovida pelas operadoras a partir do dia 15/04. 

Queda na demanda de planos de celular

Em contraponto, o levantamento apontou que houve uma redução na procura por planos de telefonia móvel. O número de usuários  buscando por planos de celular no site Melhor Plano caiu 20% e a intenção de contratar diminuiu cerca de 11,9% em relação ao período anterior. 

Analisando esses dados separadamente por operadora de telefonia móvel, como Nextel, Claro, Tim, Oi e Vivo, a redução nas buscas pelos planos pode chegar até 32,6% dependendo da marca.

Outros termos pesquisados

Por fim, o levantamento mostrou alguns outros temas que tiveram aumento de busca tanto no site do Melhor Plano, quanto no Google, entre eles estão os termos  “planos Netflix”,” internet rural” e “pay per view”, graças à exibição do Big Brother Brasil 20 na Rede Globo. 

Devido a alteração da rotina dos brasileiros com o avanço do coronavírus, há um sobrecarregamento da infraestrutura de internet no país, segundo a Anatel. O que explicaria também o comportamento do usuário ao pesquisar sobre “como aumentar a velocidade de internet?”, tema que teve  aumento de 101% de tráfego no site do Melhor Plano e de 404%, nas buscas do Google.

Link
Leia Também »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp