Campus do IFSC se prepara para viver três dias de IGs

image (Foto com os representantes do Fórum Catarinense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, no lançamento oficial em dezembro de 2024)
Na mídia tem notícia boa: participe da nossa comunidade
Entrar Agora

De 26 a 28 de novembro, o campus Florianópolis-Continente do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) se transformará no epicentro de um fenômeno econômico e social que vem revolucionando o país e, de forma intensa, os três estados da Região Sul. São as IGs (Indicações Geográficas), que além de agregarem valor e credibilidade a produtos e serviços, promovem o desenvolvimento sustentável das regiões onde ocorrem.

Para tratar do tema, durante três dias produtores, especialistas, professores e cientistas do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina se dividirão em torno de palestras, painéis, oficinas gastronômicas e mostras de produtos. Só Santa Catarina conta com 10 IGs: 1ª) Vales da Uva Goethe (2012), 2ª) Banana da Região de Corupá (2018); 3ª) Queijo Artesanal Serrano dos Campos de Cima da Serra (2020), 4ª) Vinhos de Altitude de SC (2021); 5ª) Mel de Melato de Bracatinga (2021); 6ª) Maçã Fuji (2021), 7ª) Erva-mate (2022),8ª) Linguiça Blumenau (2024), 9ª) Cachaça e Aguardente de Luiz Alves e 10ª) Banana de Luiz Alves (2024).

Faça parte da comunidade CIDADE NO AR

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso antecipado a conteúdos exclusivos, novidades e à nossa comunidade.

Quero fazer parte!

A abertura será no dia 26 de novembro, última quarta-feira do mês, às 14h, com acesso totalmente gratuito, credenciamento e lançamento da mostra de produtos. Para o mesmo dia estão marcadas oficinas sobre valorização de produtos locais, construção de dossiês de reconhecimento de IGs e uma palestra magna sobre Indicações Geográficas como estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Um coquetel com produtos regionais encerrará as atividades do primeiro dia.

Considerado um dos mais importantes na temática no Brasil, o evento não está sendo realizado no campus continental do IFSC por acaso. De acordo com o diretor-geral do campus, Vinicius de Luca Filho, a instituição tem uma trajetória consolidada de ensino, pesquisa e extensão em gastronomia e sustentabilidade alimentar. Nela diversos docentes desenvolvem pesquisas sobre Indicações Geográficas, e o campus é referência nacional na área de gastronomia. “Temos uma grande estrutura e profissionais experientes, que já participaram de dezenas de eventos relacionados à área”, afirma, acrescentando, “as IGs estão diretamente ligadas à gastronomia, à panificação, à confeitaria, à nutrição e ao turismo, áreas que são parte dos nossos eixos formativos. Assim, será uma oportunidade de conectar o conhecimento técnico à valorização da identidade cultural e produtiva”.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso antecipado a conteúdos exclusivos, lançamentos e promoções!

Tem algo interessante acontecendo por aí?
Compartilhe com a gente!

Sugestão Enviar sugestão de matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem algo interessante acontecendo por aí?
Compartilhe com a gente!

Sugestão Enviar sugestão de matéria