25/05/2021 às 08h49min - Atualizada em 25/05/2021 às 08h47min

Chef Zé Abranches comanda a cozinha do Restaurante Drummond

Agência A Assessoria - cidadenoar.com

Ele aposta na brasilidade para compor o novo cardápio

 

Com passagem pela cozinha da renomada Chef Manu Buffara, cujo restaurante foi o primeiro no sul do país a entrar para a lista dos 50 melhores da América Latina, o mineiro José Carlos Abranches Freitas, mais conhecido como Zé Abranches traz para o Restaurante Drummond, na Praia Brava, em Itajaí todo o seu conhecimento para agregar ainda mais ao restaurante, já conhecido pela sua qualidade em gastronomia.

O Chef iniciou o curso de Gastronomia na Unisul Pedra Branca, em Palhoça, e depois transferiu para o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), em Florianópolis, e mesmo sem ter concluído o curso já atuava na área. Natural de Mariana (MG), trabalhou em vários hotéis e restaurantes, mas destaca seu aprendizado com a chef Manu como algo marcante na carreira, onde teve a oportunidade de trabalhar com chefs de renome mundial.

- Atuei com a Manu Buffara por dois momentos, primeiro como cozinheiro e logo após retornando para ser chefe de produção do restaurante. Uma excelente experiência.

Manu Buffara é reconhecida como uma das principais chefs do país, tendo trabalhado com renomados nomes do meio, como o dinamarquês René Redzepi e o americano Grant Achatz.

“Digo com muito orgulho que foi minha maior escola e inspiração”, pontua o chef.

 

A chegada ao Drummond

 

Zé Abranches diz que a chegada ao Restaurante Drummond, na Praia Brava, em Itajaí foi um presente de aniversário. “Eu estava acertando com duas casas em Joinville, onde iria assumir a cozinha e foi quando o Ricardo (proprietário do Drummond) me ligou. Após o primeiro contato por telefone veio a entrevista.

O encontro presencial, foi no dia do aniversário do Ricardo Oliveira D’Aquino, no qual rolou bastante empatia e muita conversa. O OK final aconteceu no dia seguinte, aniversário de Zé Abranches, quando o Chef recebeu a proposta e acertaram a vinda dele pra cá.

- Acredito que ambos ganhamos um belo presente.

Dias depois, Zé Abranches assumia a casa.

 

Um novo cardápio

 

Ainda em fase de criação do novo menu, o Chef já se orgulha do trabalho desenvolvido à frente da cozinha. Em dois anos no restaurante, muita coisa mudou.

“Quando cheguei a ideia era deixar uma boa marca, ajudar nos processos, criar um bom cardápio, treinar alguém depois de um tempo, e dar continuidade nos trabalhos de consultoria que estava fazendo, uma vez que nunca tive pretensão de morar aqui, mas as coisas fluíram tão bem, que além de Chef de cozinha, hoje sou parceiro do Ricardo no restaurante e dividimos as atividades por aqui”, acrescenta Zé.

Na chegada o Chef explica que achou o local uma bela casa e que a ideia era trazer sua identidade gastronômica para cá. “Temos uma bela casa, com um bom cardápio, e vamos imprimir nossa alma gastronômica para tornar o local ainda melhor”, explica.

A aposta foi num cardápio mais inteligente e funcional, com o uso de técnicas e processos que enriquecessem ainda mais a casa. “Mudamos praticamente todos os nomes do cardápio e nos preocupamos em nos ocupar da brasilidade. Como o restaurante leva o nome de um dos maiores autores da nossa literatura, há poesias espalhadas pelas paredes, banheiros e etc.., então, nada mais justo em procurar retratar esse conceito em nossos pratos”, afirma Zé Abranches.

Em fase de conclusão o novo menu será apresentado em breve e promete surpreender!

 
Fotos: Divulgação

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp