06/07/2021 às 17h14min - Atualizada em 06/07/2021 às 16h52min

Stylist Jana Lee ensina como montar looks versáteis utilizando a clássica bota de cano alto

Confortáveis e capazes de deixar as pernas quentinhas durantes os meses mais frios, as botas de cano alto são coringas em um guarda-roupa fashionista

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Tradicionais e elegantes, as botas de cano alto costumam ser as mais presentes no street style quando o assunto são composições de outono e inverno. Com o poder de dar um upgrade nas produções mais simples ou arrematar visuais mais trabalhados, elas combinam com uma variedade de peças que vão desde saias e calças jeans, até vestidos e macacões, porém, ainda há quem ainda sinta receio ou tenha dúvidas quanto a como e onde usá-las.
 
A stylist Jana Lee aponta que um dos paradigmas mais comuns que o calçado traz é o de que ele não orna bem apenas como peças mais curtas. “De fato é preciso um cuidado maior para compor com peça menores, isso porque ocorrerá uma quebra visual, o que pode fazer com que quem olhe ache a pessoa mais achatada. Há ainda, caso não seja combinada de maneira correta, a chance do visual transmitir uma vibe mais vulgar, mas isso não quer dizer que a união entre a bota de cano alto e peças curtas seja proibida”, alerta.
 
Para manter a elegância e harmonia, a stylist recomenda usar peças com a mesma paleta de cores da bota, de forma a gerar continuidade ao olhar. Caso a pessoa tenha uma estatura mais baixa, é preciso apostar em itens que possam alongar a silhueta e trazer equilíbrio para o look, de forma que a pessoa não tenha o biotipo desvalorizado.
 
Na hora de escolher a cor, a stylist aponta ser necessário ponderar sobre o seu estilo, facilidade de composição e gostos pessoais. “A bota preta é a mais indicada para quem nunca experimentou o modelo, visto que possui maior democraticidade. A branca e a creme, por serem mais claras, costumam ser um pouco mais difíceis de combinar em um primeiro momento”, comenta.
 
Difícil, mas não impossível! No caso da clássica bota creme, por exemplo, a variação entre tons terrosos e neutros é o mais assertivos na hora de montar um proposta. Por outro lado, combinar uma terceira peça de cor semelhante, como o maxi blazer, que traz uma ideia de corpo mais alongado, é uma boa maneira de equilibrar o visual quando a pessoa não quer manter uma pegada monocromática, mas ainda assim deseja manter a harmonia.“A ideia é que a pessoa preste mais atenção ao conjunto, de forma que não passe a impressão que seu corpo está ‘fatiado’ em porções que não conversam”, ensina a stylist.

 
Para composições com calças jeans, os modelos que melhor ornam com o calçado são os mais justos ao corpo como é o caso do skinny. Já no caso de vestidos e saias longos, a stylist aponta ser preciso se atentar ao comprimento e ao tecido. “O comprimento midi é o mais recomendado porque você consegue visualizar bem as peças, caso contrário, pouco fará diferença se você está com uma bota mais longo ou de cano curto, não faz sentido. Para saias, o mesmo raciocínio vale, exceto quando há detalhes em transparências, porque a depender da espessura do tecido, será possível enxergar a proposta de maneira mais clara, possibilitando cortes até o pé”, comenta. 
 
Para quem possui um estilo mais urbano ou mesmo prático, a pegada high-low é uma maneira de usar esse modelo de bota sem deixar o visual tão clássico. “Aposte em moletons, camisetas e até mesmo um cropped. O objetivo é quebrar a obviedade juntando peças que normalmente não seria a sua primeira escolha, normalmente”, comenta.
 
Sobre Jana Lee
 
Criadora de conteúdo e stylist, Jana Lee é brasileira, mas atualmente mora em Boston,  Massachusetts. Com vasta experiência, atua como fashion stylist no exterior e coleciona quase 160 mil seguidores nas redes sociais, onde produz conteúdo relevante sobre moda, beleza e lifestyle.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp