17/11/2021 às 12h40min - Atualizada em 18/11/2021 às 00h10min

Qual o segredo do sorriso perfeito?

47% das pessoas reparam primeiro no sorriso durante uma conversa

SALA DA NOTÍCIA Vinícius Cavallero
Esthetic Aligner
Divulgação
 

O uso  das máscaras foi um obstáculo para colocar em evidência o “sorriso dos sonhos”, que as pessoas tanto almejam. Os dentes brancos, simétricos, sem manchas e alinhados nunca deixaram de ser desejados, porém, os últimos dois anos ofertaram o tempo para conquistar este sonho pessoal de muitas pessoas.

Durante o isolamento obrigatório pela quarentena, o tempo foi crucial para os brasileiros voltarem a realizar vontades pessoais, que antes não poderiam ser prioridade, tampouco realizadas com a rotina agitada.

De acordo com Fernando Buranello, dentista e sócio na Esthetic Aligner, a busca por um novo sorriso não envolve apenas os cuidados básicos do dia a dia: “Tudo começa pela saúde e higiene, sem dúvidas”, explica o especialista. “A escovação e fio dental sempre devem ser o primeiro cuidado com o sorriso, porém, também temos outras medidas que precisam ser seguidas por quem deseja um novo sorriso, como correção ortodôntica e um clareamento”, completa.

Cerca de 47% das pessoas, durante uma conversa, reparam primeiramente no sorriso do amigo ou colega, do que em qualquer outra parte do corpo. Em seguida vêm olhos (14%), queixo (9%) e nariz (2%), segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Brasília. 
 

Qual o primeiro passo para ter o sorriso perfeito?

A conquista do sorriso perfeito varia de acordo com cada sorriso, a primeira etapa pode ser uma correção ortodôntica, ou seja, o realinhamento dos dentes. No passado, a única opção disponível eram os aparelhos fixos metálicos (ou bráquetes), o que muitas pessoas achavam desconfortável e anti-estético.

Hoje, o alinhador é o principal aliado dos dentistas nesta tarefa. Eles substituem os aparelhos fixos, e garantem um tratamento eficaz, com mais praticidade e total transparência. “Os alinhadores não mudam em nada o processo de higiene bucal. Como eles são removíveis, basta retirar o aparelho para fazer a higiene completa com pasta, escova e fio dental, e recolocar o aparelho depois disso”, comenta Fernando Buranello.

Após a correção dentária, é possível pensar na questão estética: a cor do sorriso. Para isso, existem técnicas especiais de clareamento para garantir que os dentes fiquem branquinhos sem prejudicar a saúde da carga dentária. 

 

A alimentação interfere na busca do sorriso ideal?

Um assunto que intriga e causa debates entre pacientes é sobre os alimentos que podem ser grandes aliados no alcance do sorriso bonito. Alguns, inclusive, não servem apenas para “sujar” os dentes, mas como proteção para possíveis vilões, como cáries e outras doenças.

Alimentos muito pigmentados, como chocolate e vinho, podem dar uma coloração mais escura aos dentes. Porém, outros como o leite e frutas ricas em vitamina C não alteram a coloração, e trazem benefícios à saúde bucal.

Qual o tempo necessário para exibir o sorriso perfeito?

A estimativa de tempo varia de pessoa para pessoa. Um caso simples pode levar de seis meses a um ano, já casos que precisam de outros procedimentos podem precisar de até dois anos para entregar um visual que corresponda às expectativas do paciente. Apenas um dentista pode dar uma boa previsão.

“Na Esthetic Aligner, buscamos utilizar um sistema totalmente digital. Dessa forma, logo no começo do tratamento, o paciente e o dentista conseguem ver através de um software 3D a estimativa de evolução do caso, tendo uma estimativa precisa do tempo de tratamento. É possível fazer no próprio celular”, comenta Fernando Buranello.
 

Quanto custa um sorriso perfeito?

Apesar de termos uma gama enorme de informação em canais virtuais, existem vários desencontros que mais confundem os pacientes do que ajudam quanto ao preço do sorriso perfeito. O preço do tratamento completo possui uma grande variação, conforme a complexidade do caso, tempo de tratamento e profissional que vai conduzir os procedimentos. 

“É preciso marcar uma consulta com profissional que poderá fazer análise técnica e delimitar quais procedimentos precisam ser feitos, o tempo e, finalmente, o custo total to tratamento”, finaliza Buranello.
 

Sobre a Esthetic Aligner

A Esthetic Aligner é a empresa nacional líder em alinhadores. Desde 2008, desenvolve alinhadores e soluções ortodônticas, ajudando as pessoas a corrigir seus dentes com alinhadores transparentes, que trazem mais conforto em relação aos aparelhos fixos tradicionais. Para mais informações, acesse estheticaligner.com.br


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp