CIDADE NO AR Publicidade 728x90
25/11/2021 às 10h44min - Atualizada em 25/11/2021 às 10h41min

Máquinas Virtuais. Perda de dados, o que fazer?

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Divulgação

Nos anos 60, uma empresa chamada IBM, começou a desenvolver a primeira máquina virtual, que permitiria o computador se dividir nele mesmo. O primeiro sistema desenvolvido foi o CP-67, e com os feedbacks positivos, foram evoluindo o planejamento, e hoje é fundamental para algumas empresas. 
 

As máquinas virtuais são um software instalado no computador, que executa outro sistema real operacional de Windows ou Mac, dentro da própria máquina (lembrando que é compatível com todos os sistemas operacionais). Para isso é definido uma reserva de memória RAM, para o uso do sistema criado. A partir disso, é possível instalar softwares normalmente na nova máquina. 
 

Consequentemente, usando-a para programas pesados, milhares de processos, também precisará de uma máquina que possa atribuir a ela mais memória RAM, e bastante processamento, isso é definido ao criar, fica a cada usuário a maneira de uso. E isso tem suas desvantagens, usando um hardware, com 1, 3 ou mais sistemas instalados, podem causar oscilações no seu desempenho, lentidão, travamentos. Por isso é recomendável ter um hardware potente para usar sem falhas, se for usar para processos pesados. 
 

As máquinas virtuais são muito importantes para aqueles que usam diversos programas, pois com ela, poderá abrir em uma nova janela e estará executando o processo ou programa em outro sistema, trazendo agilidade a ambos. 
 

Quais são os tipos de Máquinas Virtuais? 
 

É importante conhecer que existem diversos tipos de máquinas, e cada uma tem detalhes diferentes. Segue alguns dos modelos abaixo: 

  • VirtualBox 
  • VMware Workstation Player 
  • Hyper-V 
  • Microsoft Virtual PC 
 

Esses são alguns, existem outros no mercado, a escolha fica de preferência de quem for executar. 
 

É seguro usar Máquina Virtual?
 

Interessante saber que mesmo a máquina virtual dependendo de outro sistema para funcionar, ela responde de forma independente. Ou seja, mesmo se for infectada com vírus, o sistema “original” não ficará afetado, e vice-versa. Entendendo isto, é necessário inserir um sistema de segurança independente, para cada máquina que existir. 
 

Se acaso tiver perda de dados, é possível recuperar? 
 

Sim! As máquinas virtuais na maioria dos casos são bastantes seguras, pois respondem cada uma independentemente da outra. Mas levando em conta, que pode ter diversos problemas de perda de dados, tais como: Ataques hackers, falhas humanas, falhas no hardware principal, problemas no momento da configuração da máquina, formatação indevida e entre outros erros. Empresas especializadas em recuperação de dados em máquinas virtuais, começaram a surgir e a oferecer ajuda. 
 

Após serem atacados por hackers, ou acontecer algo fora do alcance de retorno, não tem outra opção a não ser escolher umas das empresas especializadas nesse tipo de recuperação. Recuperar dados quando não há backups, não é tão simples, o ideal é procurar ajuda para não estender os problemas. 
 

Existem empresas que oferecem esse tipo de ajuda em recuperação, como a Digital Recovery. Diz no seu site, que ajudam a recuperar máquinas virtuais remotamente, e que possuem tecnologias exclusivas para esse tipo de assunto. Não só ela, também existe também a empresa chamada Corvus, que diz trabalhar com casos em máquinas virtuais há mais de 13 anos. 
 

Conclusão 
 

As máquinas virtuais servem para facilitar o trabalho de quem usa muitas telas, ou processos no mesmo computador. Dando agilidade de deixar os problemas divididos e trazendo organização. A primeira foi criada na década de 60, e criada com bastante segurança até os dias de hoje, elas não conversam entre si, mas funcionam independentemente de outras. Se caso a máquina virtual pegar vírus, o sistema original ficará ileso, e assim vice-versa. 
 

Tem vários modelos, e funcionam em todos os sistemas operacionais. 
 

O desempenho da máquina está ligado ao hardware que foi instalado, pois ele fornece memória RAM e processamento. 
 

Se por erros técnicos, humanos, ataques hackers, entre outros, perder os arquivos que estavam na máquina virtual, é possível a recuperação por meio das empresas especializadas. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp