20/12/2021 às 12h39min - Atualizada em 21/12/2021 às 00h00min

Pelo segundo ano consecutivo, Bradesco é reconhecido no “Open Innovation Challengers” do Corporate Startup Stars Awards 2021

Por meio de indicações de startups convidadas, o banco ficou entre as 25 companhias globais mais ativas em inovação aberta

SALA DA NOTÍCIA Maria Máximo
O Bradesco foi eleito, pela segunda vez consecutiva, entre as 25 organizações do mundo que mais promovem conexão e colaboração entre startups e grandes empresas, em programas de inovação aberta pelo “Open Innovation Challengers” do Corporate Startup Stars Awards 2021. A escolha é realizada por meio de indicações de startups convidadas. 

A premiação, que é organizada pela consultoria internacional Mind The Bridge, em parceria com a Câmara de Comércio Internacional (ICC), está na sua segunda edição global, mas já é promovida anualmente desde 2016 no âmbito da iniciativa Startup Europe Partnership, da Comissão Europeia. 

O Bradesco, que se destacou em 2020 e 2021, atua desde 2014 com startups por meio do ecossistema inovabra, composto pelas inciativas habitat, lab, ventures, polos e pesquisa. “Conquistar esse prêmio pela segunda vez consecutiva comprova a conexão e o bom relacionamento que o Bradesco vem desenvolvendo no ecossistema. Já há alguns anos percebemos que inovar de maneira colaborativa nos proporciona muito mais agilidade para endereçar os constantes desafios das áreas de negócio do banco. Além disso, ao promover a inovação aberta, contribuímos com as corporações clientes, que também se relacionam com as startups, e estas por sua vez expandem sua atuação ao trabalhar com grandes empresas”, afirma Walkiria Marchetti, diretora executiva do Bradesco.

Há quase quatro anos, o banco lançou o inovabra habitat, ambiente de coinovação com atuação física e digital. A iniciativa representa importante elemento de apoio para viabilizar a estratégia de inovação aberta e que atualmente tem 206 startups e 79 corporações residentes. Mais de 500 contratos já foram firmados entre empresas e startups integrantes do espaço e mais 1.200 atividades de coinovação aconteceram entre 2018 e 2021.

Além disso, mais de 10 mil startups fazem parte do ecossistema, incluindo as empresas cadastradas na plataforma digital e pertencentes aos centros parceiros: Artemisia, Hospital de Amor, Hotmilk, Nexus, Gyntec, Porto Digital, Acate e 100 Open Startups. O ambiente de coinovação conta ainda com parcerias de três grandes empresas por meio dos seus programas: Microsoft for Startups, Startup with IBM, Google Cloud for Startups e Huawei. 

“O inovabra habitat nasceu com a missão de promover a conexão do Bradesco e das corporações com as startups e é uma alegria para nós ver o banco figurar, novamente, uma posição nessa premiação. Esse é um dos resultados da nossa atuação de fomento à inovação aberta”, salienta Renata Petrovic, head do inovabra habitat.

Sobre a premiação
A seleção das empresas premiadas foi realizada por meio de uma chamada pública, em que as startups são convidadas a indicar as corporações mais ativas e amigáveis ​​no trabalho com pequenos negócios. As companhias nomeadas foram então convidadas a se candidatar ao Corporate Startup Stars Awards, fornecendo informações detalhadas e referências sobre sua estratégia de inovação aberta, como organização, estrutura, processos e cultura - atividades como scouting, aceleradores, compras de startups, investimento, aquisições e resultados alcançados. 

“Ao adotar um modelo de inovação aberta, as empresas não buscam gerar ideias pioneiras sozinhas, mas sim utilizar ou construir ideias internas e externas existentes, que lhes permitem ser mais eficazes no gerenciamento de custos e riscos e para acelerar o desenvolvimento de tecnologia”, disse John WH Denton AO, Secretário-Geral da Câmara de Comércio Internacional. “Dessa forma, a inovação pode ser pensada como uma continuidade. Consequentemente, uma característica fundamental do modelo de inovação aberta é a sua flexibilidade e, por meio dos prêmios, estamos lançando luz sobre as empresas que estão liderando o caminho para outras e permitindo que mais negócios garantam oportunidades para todos”, finaliza.
 
Para saber mais sobre o programa de inovação aberta do Bradesco, acesse o site www.inovabra.com.br.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp