CIDADE NO AR Publicidade 728x90
21/12/2021 às 16h18min - Atualizada em 02/01/2022 às 00h10min

Profissionais estão menos otimistas quanto à situação do mercado de trabalho e da economia

Sondagem trimestral da Robert Half registra queda no otimismo de profissionais e recrutadores sobre cenário atual e futuro do mercado

SALA DA NOTÍCIA RPMA Comunicação

São Paulo, dezembro de 2021 A 18ª edição do Índice Confiança Robert Half (ICRH), que mede a percepção de recrutadores, profissionais e desempregados sobre as perspectivas do mercado de trabalho e da economia, aponta um cenário pouco otimista para os próximos seis meses. Em relação ao momento presente, dos 100 pontos possíveis, o levantamento registrou 34,1 pontos de confiança. Já a expectativa para a situação futura apresentou ligeira queda, de 50,9, em agosto, para 48,6 pontos, nesta edição. 

Quando analisados os grupos separadamente, o panorama também difere do apresentado na última edição, que registrava um cenário mais otimista. Recrutadores e profissionais empregados apresentaram queda de confiança quanto à situação atual e futura, enquanto os recrutadores ainda se mantêm em um campo de percepção otimista, quando avaliam os próximos seis meses, com 51,5 pontos. 

O estudo mostra que, apesar da queda, a percepção otimista dos recrutadores (única das categorias que se manteve acima dos 50 pontos) foi potencialmente influenciada pelo recuo nas taxas de desemprego entre profissionais qualificados. No terceiro trimestre, os índices de desemprego para essa parcela da população ficaram em 6%, o menor valor do ano - uma regressão de 0,9 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Outro destaque é a tendência de melhora na percepção de futuro dos trabalhadores que buscam recolocação. Em agosto, a confiança deles no mercado e na economia era de 46,5 pontos, e agora passou para 47,3.

“Vale dizer que os resultados refletem o movimento de importantes indicadores econômicos, como o PIB do terceiro trimestre, a alta na inflação e a taxa de juros, que voltou a subir”, analisa Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul. “Contudo, a taxa de desemprego atingiu índices abaixo dos apontados nos períodos pré-pandemia, tanto para a população em geral quanto para os profissionais qualificados. Ou seja, a abertura de novas vagas e oportunidades para os profissionais qualificados é uma realidade para o próximo semestre, mantendo aquecida a disputa de talentos entre as empresas. Em linha com essa tendência, 53% das empresas preveem a abertura de novos postos de trabalho em 2022”, ressalta o executivo.

 Confiança dos profissionais no mercado de trabalho – consolidado
(Fonte: 18ª edição do Índice de Confiança Robert Half – ICRH)

Momento

Novembro 

2020

Janeiro 2021

Maio

 2021

Agosto 

2021

Novembro 2021

Situação atual

30,2

33,3

30,7

34,3

34,1

Próximos seis meses

51,7

51,4

49,7

50,9

48,6

 

A sondagem do 18º ICRH abordou 1.161 profissionais e recrutadores, com questões sobre uma série de características, opiniões e comportamentos do mercado de trabalho de profissionais qualificados, para permitir que o estudo traçasse um breve panorama de 2021, além de identificar as tendências de recrutamento para 2022.

Colaboradores reconhecem gestão mais humana e transparente

Com os novos desafios vivenciados em 2021, novas competências e nuances das relações com as lideranças também passaram a ser reconhecidas pelas equipes. Os profissionais entrevistados elencaram como os maiores aprendizados de 2021: a importância da autogestão (51%); da comunicação (47%); e do planejamento (44%).

Para 70% dos profissionais, os gestores diretos tiveram boa capacidade de contornar adversidades e souberam liderar remotamente. Três fatores foram determinantes para essa avaliação: a comunicação clara e transparente (70%); a concessão de autonomia (79%); e a preocupação genuína com o bem-estar da equipe (45%).

Do lado das empresas, o reaquecimento do mercado, a escassez de profissionais qualificados e a forte disputa pelos melhores talentos estão proporcionando um olhar mais atento às estratégias de atração e retenção. Conforme os recrutadores ouvidos na sondagem, as top 5 iniciativas adotadas pelas empresas para reter os talentos-chave de casa são: remuneração competitiva, jornadas flexíveis, políticas que visam ao bem-estar e à saúde mental, treinamentos e feedbacks constantes.

Processos seletivos híbridos devem predominar em 2022

Novos paradigmas de contratação e a otimização de etapas dos processos seletivos, por meio do contato virtual, são alguns dos reflexos da pandemia que devem perdurar ao longo dos próximos meses. Na opinião de 71% dos recrutadores, os processos seletivos devem ocorrer prioritariamente no formato híbrido em 2022, com uma forte tendência de realização das etapas finais de modo presencial. Segundo 81% dos entrevistados, o recrutamento on-line facilita o acesso a profissionais qualificados, pois torna o processo mais ágil e amplia o leque geográfico de opções de candidatos.

São variados os benefícios do recrutamento híbrido: acesso a um pool mais diverso de candidatos, processos mais rápidos, possibilidade de entrevistar um número maior de profissionais. No entanto, há de se considerar que a contratação remota proporciona desafios complexos, que devem ser levados com cuidado e atenção pelas empresas. “Parte dos recrutadores disse que esse método de seleção possibilita a geração de um sentimento de frieza e tende a dificultar a identificação de habilidades comportamentais”, pondera o diretor-geral da Robert Half. “Por isso, contar com o apoio de uma consultoria especializada pode ser um forte diferencial para acertar na contratação. Ela analisará a vaga e as necessidades da empresa, com o objetivo de atrair os melhores talentos para a posição. O know-how permite que a consultoria trabalhe para garantir o preenchimento das vagas em aberto de forma ágil e eficaz, enquanto as empresas focam em seu core business”, completa Mantovani.

Metodologia do ICRH – Lançado em agosto de 2017, o Índice de Confiança Robert Half (ICRH) é um indicador de difusão que varia de 0 a 100. Os indicadores de difusão são de base móvel (50 pontos), construídos de forma que os valores acima de 50 pontos indicam agentes do mercado de trabalho de profissionais qualificados e confiantes. 

A 18ª edição do ICRH é resultado de uma sondagem conduzida pela Robert Half entre 3 e 30 de novembro de 2021, com base na percepção de 1.161 profissionais, igualmente divididos em três categorias: recrutadores (profissionais responsáveis por recrutamento nas empresas ou que têm participação no preenchimento das vagas); profissionais qualificados empregados; e desempregados (com 25 anos ou mais e formação superior). 

Todos foram distribuídos regional e proporcionalmente pelo Brasil, de acordo com os dados do mercado de trabalho coletados na PNAD. Para os cálculos da taxa de desemprego dos profissionais qualificados, foram utilizados os microdados da PNAD trimestral, fornecidos pelo IBGE em seu portal. Foram executados recortes na amostra, para condizer com o perfil de profissionais qualificados, conforme mencionado.

Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. 

Ao todo, são mais de 300 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2021, a Robert Half foi novamente considerada pela Fortune uma das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half também integra o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg, graças ao seu compromisso em promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoie a diversidade.

Mais informações para a imprensa:

RPMA Comunicação
Aline Zuliani (11) 99238-2917
[email protected]
Giulia Szpektor (11) 94386-9965
[email protected]
Vanessa Domingues (19) 98301-0201
[email protected] 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp