CIDADE NO AR Publicidade 728x90
04/05/2022 às 12h39min - Atualizada em 05/05/2022 às 00h00min

Verisure: foco na formação de mão de obra para a retenção de talentos

A líder em alarmes monitorados acredita que a adoção de um modelo de meritocracia e um plano de carreira estruturado lhe rendeu muitos frutos e crescimento

SALA DA NOTÍCIA Rosangela Manchon
https://www.verisure.com.br/
Divulgação
A Verisure, líder europeia em alarmes monitorados, acredita que ter uma boa formação é a base para que uma empresa tenha em seu time colaboradores engajados e alinhados desde o início da carreira com a cultura e os processos adotados pela empresa. Por esse motivo, a companhia consegue formar grandes líderes e mantê-los por muito tempo na organização.
 
A empresa tem vários exemplos com esse perfil na equipe. Aqui, vamos contar a história de dois deles: André Henrique de Araújo, diretor Territorial Regional de São Paulo e Felipe Correa de Oliveira, diretor Territorial da Verisure Nordeste.
 
Em 2010, Henrique de Araújo acabava de desembarcar no Brasil após voltar de uma viagem aos Estados Unidos, onde morou por quase 1 ano. Abandonando tudo o que havia construído: uma bela carreira no basquete e alguns bons amigos, ele queria mais para a sua vida. Em terras brasileiras se impôs o desafio de estudar para uma nova carreira. No ano de 2012, foi convidado por um amigo a integrar a equipe da nova multinacional que desembarcava no Brasil: a Verisure.
 
“Um grande amigo contou que tinha entrado em uma empresa multinacional e que estavam precisando de novos talentos. Ele me indicou o local para onde deveria enviar meu currículo e em poucos dias fui chamado para uma entrevista. Tive um líder na época que é uma pessoa que admiro muito até os dias de hoje. Ele me guiou no começo e me desafiava a dar o meu melhor constantemente.
 
Iniciei como especialista de segurança e com quase um ano de casa, fui chamado para liderar uma equipe de cerca de 6 pessoas. Orgulho-me em dizer que a empresa tinha poucos brasileiros no time e eu fui o primeiro a me tornar líder de equipe.
 
Naquela época, a gente batia de porta em porta para apresentar e vender nosso produto. Ainda não tínhamos, por exemplo, a mala de apresentação do nosso kit essencial, apresentávamos a partir de um folder. Após 2 anos liderando essa equipe, nós nos destacamos muito em relação as outras e eu fui, também, o primeiro brasileiro a me tornar gerente”.
 
Mesmo depois de todos esses feitos, André ainda queria mais. Ele focou em treinar a equipe que comandava, inovou na forma de atendimento e, 10 anos depois, foi convidado para tomar conta de várias equipes em São Paulo como diretor territorial.
 
“Hoje mais de 400 pessoas estão no meu time e eu aplico todos os meus conhecimentos no treinamento da equipe. É uma grande troca, as pessoas me ensinam o que elas sabem e posso passar um pouco de tudo o que aprendi aqui na Verisure”.
 
Atualmente, com 11 anos de empresa, André sonha que as próximas gerações de colaboradores acreditem que: “estar aqui na Verisure é um propósito de vida, eu acreditei nesse sonho e mergulhei de cabeça. Só cheguei aonde estou, pois persisti, aprendi muito e me permiti crescer. Esta empresa é para pessoas inquietas, que sonham e buscam sempre se renovar. Hoje, a Verisure já é referência no setor de alarmes monitorados, então creio que muito em breve o brasileiro tenha criado a cultura da segurança e seremos não só a marca número 1 como também a marca que está na cabeça de todos”.
 
O outro exemplo é Felipe Correa de Oliveira, que ingressou na empresa em maio de 2016.  Em sua trajetória de 5 anos na empresa, Felipe atuou como especialista de segurança, líder de equipe, líder de filial, líder territorial, gerente de filial, gerente territorial e, agora, é diretor territorial. Ele é responsável por toda a área de vendas da Verisure na região do Nordeste. Felipe aceitou o desafio de mudar de cidade para realizar o seu sonho de carreira.
 
“Na Verisure, cresci profissionalmente, tive uma oportunidade que em outras companhias não me foi dada”, afirma Felipe. Ele acredita que, pelo fato de ser negro e de ter nascido em condição econômica desfavorável, as empresas por onde passou não levaram em conta o seu potencial.
 
A Verisure possui um Plano de Carreira extremamente estruturado e rápido. Os cargos de liderança da área de vendas são exclusivamente fruto da promoção de seus colaboradores. A empresa não contrata gerentes e diretores de vendas diretamente do mercado de trabalho. Todos eles começaram como especialistas de segurança, passam por diversos treinamentos e, por meritocracia, ocupam hoje os cargos de liderança em vendas na companhia. “Nós os contratamos, formamos e especializamos estes profissionais, ensinamos tudo o que sabemos e esperamos que eles fiquem conosco por muito tempo para conquistarmos, juntos, os nossos objetivos de crescimento”, explica Carlos Gonzales Aragon, diretor de Recursos Humanos da Verisure Brasil.
 
“A média é de 2 anos para que um colaborador da Verisure consiga chegar a um cargo de comando na área de vendas da empresa. É claro, se corresponder aos requisitos necessários, com competência e engajamento, completa o executivo.
 
Crescimento sustentável
 
Em 10 anos de operação, o Brasil já está entre os cinco países mais importantes do Grupo Verisure em captação de novos clientes, atrás somente de países que já tem mais de 30 anos de operação. Em 2021, a empresa aumentou cerca de 40% em captação de novos de clientes.
 
Nesta década, não foi só o número de clientes e a satisfação que aumentaram, seu time, base fundamental do sucesso da companhia também cresceu e se fortaleceu. De 2019 para 2021, o crescimento de novas posições foi de 25%.
 
“Enxergamos um crescimento sustentável para os próximos anos no Brasil. A previsão é crescer em mais de 30% o volume de vendas e alcançar os 300 mil clientes até 2025. No curto prazo, vamos fortalecer nossa presença em cidades onde já atuamos e logo seguiremos expandindo para novas regiões do país”, afirma Jorge Lírio, diretor Geral da Verisure Brasil.
 
“Todo este crescimento não seria possível sem a nossa gente, que carrega o nosso DNA. Somos pessoas protegendo pessoas e temos muito orgulho disso”, diz Jorge, ao mostrar que o resultado da pesquisa de clima da companhia é excelente. O reconhecimento também vem de fora. No Great Place To Work Brasil 2021 (GPTW – 25ª. edição), a Verisure conquistou o índice de satisfação de 86 pontos. A certificação obtida pela empresa reforça a amabilidade, confiança, inovação, resultados e trabalho em equipe – valores que compõem a cultura da empresa. “Estas conquistas significativas estão embasadas no DNA da empresa: inovação, vencer como equipe, com confiança e responsabilidade, comprometidos em fazer a diferença e, principalmente, apaixonados por tudo que fazemos”, completa Lírio.

Para se candidatar a alguma vaga aberta, basta acessar o link https://vagas.verisure.com.br/ e cadastrar o currículo.

Sobre a Verisure
A Verisure é líder em soluções de alarmes monitorados na Europa. A empresa possui 4 milhões de clientes e 30 mil colaboradores nos 16 países da Europa e América Latina.
O time de colaboradores é formado por pessoas comprometidas e com espírito empreendedor, que investem seu tempo em crescer e treinar quem está a sua volta.
Em 2011, a Verisure chegou ao Brasil, iniciando suas operações com o mesmo padrão de qualidade do grupo multinacional a que pertence, se destacando na prestação de serviços e no investimento em inovação tecnológica.
Desde então, tem expandido suas atividades para vários estados do Brasil. Hoje, a empresa atua em 9 estados e no Distrito Federal, que contam com monitoramento 24/7 e quase 2000 colaboradores dedicados à proteção dos clientes.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp