12/11/2019 às 12h48min - Atualizada em 12/11/2019 às 12h48min

Bombeiros Voluntários comemoram 40 anos

Corporação do Oeste de SC marcou a data com a formatura de bombeiros voluntários, homenagens e apresentação de novo veículo de combate a incêndio

Lorení Franck
Assessoria de imprensa ABVESC
Presidente da Associação, Milton Peruzzin, entrega as chaves do veículo para o comandante Juliano Camilo
A Associação de Serviços Sociais Voluntários de Concórdia – Bombeiros Voluntários, comemorou 40 anos de atividades neste sábado (9.novembro) em dois momentos que reuniram os bombeiros, familiares e amigos, além de personagens da sua história, comandantes de unidades vizinhas e autoridades. O Grupo de Câmara, do Projeto de Música da Banda dos Bombeiros Voluntários de Joinville, fez concerto nos dois eventos comemorativos. A corporação do Oeste do Estado atende a comunidade com 348 bombeiros além de uma frota com 11 veículos.

Em uma cerimônia na corporação ocorreu a formatura de 32 novos bombeiros voluntários — seis oriundos do projeto Bombeiro Mirim e Aspirantes. A integração definitiva ocorreu após a entrega do certificado, tarja com o nome para usar no uniforme e o tradicional batismo de água. Outro momento marcante da comemoração foi a apresentação do novo caminhão de combate a incêndio e resgates. O chassi foi adquirido ainda no ano passado com recursos disponibilizados pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (ABVESC), oriundos da parceria com o governo do Estado. Já a transformação foi custeada com recursos da própria Associação.

Veja o vídeo

Na sua mensagem de boas-vindas aos formandos, o comandante Juliano Camilo falou da honra em recebê-los e da responsabilidade perante o compromisso que assumiram com a comunidade. “O título de bombeiro voluntário não pode ser herdado, mas conquistado com muito esforço”, lembrou. Camilo ressaltou, ainda, o orgulho pela conquista e satisfação em entregar o novo equipamento para a corporação.  “Vai proporcionar ainda mais qualidade nos atendimentos às ocorrências.” A corporação do Oeste do Estado atende, em média, 11 chamados por dia em diversas situações de urgência e emergência como combate a incêndios, resgates diversos, pré-hospitalar, ações sociais e de Defesa Civil.

A Associação fez homenagens também a colaboradores e bombeiros por tempo de serviço (10 e 15 anos), apresentou o novo vídeo institucional comemorativo aos 40 anos e entregou placas aos ex-presidentes. Na solenidade, a entidade anunciou, ainda, o reconhecimento especial ao seu primeiro comandante, Bodô Matter (falecido em julho deste ano), atribuindo o seu nome ao auditório da corporação. O presidente da Associação, Milton Peruzzin, disse que o momento é de muita gratidão, tanto para a comunidade que ajudou a realizar um sonho, referindo-se aos 40 anos, quanto aos ex-presidentes e comandantes que contribuíram para a grandeza da corporação. “Ninguém jamais se arrependerá pelos esforços que empreendeu. E nunca serão esquecidos.”

Presentes

Durante o evento foram anunciados três “presentes” para a corporação. O prefeito de Concórdia, Rogerio Luciano Pacheco, anunciou o início do processo de licitação para aquisição de mais um veículo de combate a incêndio, um investimento que pode chegar a R$ 1 milhão. Já o deputado estadual Neodi Saretta confirmou a liberação para cadastramento da Associação para que possa receber R$ 200 mil destinados por meio de emenda impositiva também para aquisição de um veículo de emergência. Por fim, a Engie do Brasil — maior produtora privada de energia elétrica do país — anunciou a doação do sistema de energia solar fotovoltaica para suprir 90% da necessidade da corporação.

Os homenageados │Por anos de atividade
10 anos
Maria Elisa Galvão
15 anos
Alex Sutil
Ademir Dall’Agnol
Elieverton dos Santos
Gilson Luis Del Posso
Genésio Bachi da Silva
Janice Giuliani
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp