CIDADE NO AR Publicidade 728x90
13/10/2022 às 13h17min - Atualizada em 14/10/2022 às 00h13min

Feed Dog Brasil: Festival Internacional de Documentários de Moda chega à sua sexta edição no país e celebra a volta ao presencial no cinema em São Paulo

O festival convida o público a ver e pensar o cinema e a moda, de 13 a 19 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, com entrada gratuita.

SALA DA NOTÍCIA Karina Mancini
ATTi Comunicação

O FEED DOG - Festival Internacional de Documentários de Moda chega à sua sexta edição celebrando a volta ao cinema, no formato presencial em São Paulo, e acontece, de 13 a 19 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta - Anexo, com todas as sessões gratuitas.

Unindo moda e cinema, o festival apresenta 15 filmes - a maioria inédita no circuito comercial - com importantes nomes da moda e também questões próprias de seu setor. Sendo assim, o festival propõe um olhar 360º em uma indústria que pretende faturar globalmente 1 Trilhão de dólares até 2025, mas é a segunda que mais castiga o meio ambiente. 

A programação acontece também em instituições de ensino parceiras - Senac Lapa Faustolo, IED São Paulo, Faap, Faculdade Belas Artes e no Centro Universitário Senac Santo Amaro - com a realização de sessões especiais, mesas de debate, sobre sustentabilidade, inclusão e diversidade, além de uma masterclass com o estilista Isaac Silva, e um encontro com o estilista e figurinista  João Pimenta, todas gratuitas e abertas ao público em geral.

"No Feed Dog buscamos um olhar amplo, que vai além do estilo, do modelo e da vitrine. A indústria da moda é uma das mais complexas do mundo porque inclui criatividade, glamour e investimentos altíssimos, mas também pauta questões cruciais para a sociedade atual como a sustentabilidade, a diversidade dos corpos e a inclusão social, por exemplo" diz Flavia Guerra, curadora do festival.

O inédito Salvatore: Shoemaker of Dreams, do aclamado diretor Luca Guadagnino ("Me Chame pelo seu Nome", ganhador do Oscar de melhor roteiro, entre diversos prêmios) abre o festival no dia 13 de outubro, às 20h, no Espaço Itaú de Cinemas Augusta, numa cerimônia para convidados.

O filme conta a história baseada na autobiografia do designer italiano de sapatos  Salvatore Ferragamo, desde sua saída da Itália em busca de uma vida melhor, até a criação de sua icônica marca de luxo. 

Grandes nomes do universo da moda estão no Feed Dog Brasil em filmes inéditos, como "Io sono il sole", que retrata a vida de Lorenzo Riva, diretor de criação da Balenciaga e um dos protagonistas do prêt-à-porter italiano dos anos 1990; a estilista Mary Quant, no documentário "Quant", dirigido pela cineasta e designer de moda  Sadie Frost; o emergente criador Kyle Westphal, em "Let me be me".  Já no clássico "Mode in Paris", William Klein, um dos fotógrafos mais influentes do mundo fashion e da história, retrata a efervescente cena da moda francesa no anos 1980 com a trilha sonora de Serge Gainsbourg.

A programação traz também filmes de impacto que convidam à reflexão como "A fashion uprising", sobre um incêndio que matou mais de mil pessoas que trabalhavam numa fábrica de roupas em Bangladesh; os estereótipos, objetificação e sexualização da mulher negra na moda em "Subjects of Desire"; a digital influencer de 14 anos Leonie, mais conhecida como Leoobaly, em "Girl Gang";  além de empresas como a icônica  Joalheria  Tous  e a história do Jeans nos Estados Unidos em "Riveted: The History of Jeans".

Mostra Estudantil Fashion Film

Em 2022, o FEED DOG BRASIL apresenta a sua primeira Mostra Estudantil: Fashion Film (Filme de Moda), com filmes realizados por estudantes de moda, cinema e comunicação social sobre temas e questões relacionadas ao mundo da moda.

A equipe artística do festival selecionou uma série de títulos que concorrem ao prêmio de melhor filme no valor de R$ 1.000 (mil reais). A sessão acontece no dia 19/10, às 19h, no Espaço Itaú de Cinema - Anexo, com a cerimônia de premiação após a sessão.

Atividades Formativas

O festival promove uma série de debates, mesas e encontros presenciais em quatro prestigiadas instituições de ensino que são referência no mundo da moda: Faculdade Belas Artes, FAAP,  Senac Lapa Faustolo, Centro Universitário Senac Santo Amaro e IED - Istituto Europeo di Design. Todas as atividades são gratuitas e os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência (sujeitos à lotação da sala). 

No SENAC FAUSTOLO, o figurinista JOÃO PIMENTA participa da MESA _FIGURINO: MODA E CINEMA, com Cintia Felix e Thiago Borazanian, docentes do Senac, no dia 13/10, quinta-feira, às 14h.  

Partindo do curta-metragem TECIDO, SIGILO (15'), de Lucílio Jota, a jornalista e curadora do festival, Flavia Guerra  faz a mediação da  MESA _ DIVERSIDADE, com a presença do estilista Rafa Silvério, um dos idealizadores do Projeto Sankofa,  Jô Souza, docente do Senac, e do diretor  do curta Lucílio Jota, no dia 14/10, sexta-feira, às 14h, no  Senac Lapa Faustolo.

No mesmo dia (14), às 15h, a Faculdade BELAS ARTES recebe o Cine Debate com a sessão do longa FIOS DE ALTA TENSÃO (84'), seguida de conversa com o diretor do filme, Sérgio GAG, e os docentes da faculdade Guilherme Bryan e Pedro Ortiz.

O IED - Istituto Europeo di Design recebe a MESA_SUSTENTABILIDADE, no dia 17/10, segunda-feira, às 11h. A jornalista e curadora do festival, Flavia Guerra e os docentes do IED Eloísa Artuso e Christian Ullmann, debatem sobre questões de consumo, condições laborais e a importância de saber de onde vem a sua roupa. O longa  A FASHION UPRISING (53') será exibido antes do bate papo.

Um dos maiores nomes da moda brasileira da atualidade, o estilista ISAAC SILVA, participa de uma Masterclass em que aborda sua trajetória como criador e ativista, no dia 18/10, às 17h, no Senac Lapa Faustolo, mediada por Thatiana Bertoli, docente do Senac. 

Também no dia 18/10, às 19h, o festival promove a SESSÃO CINEMA + DEBATE com a exibição do longa THE HISTORY OF JEANS  (52'), seguida de debate com Jussara Romão e Orivan Baptista, no Espaço Itaú de Cinemas Augusta, sobre a história e o atual cenário do jeans no Brasil. 

Encerrando as atividades, o Feed Dog Brasil realiza a sessão do longa GIRL GANG (97'), no dia 19/10, quarta-feira, às 9h20, na FAAP. Após a exibição, a jornalista e curadora do festival, Flavia Guerra conversa com os professores André Fratti e Maíra Zimmermann sobre o mundo dos influenciadores digitais como uma nova indústria.

Com patrocínio da Colombo Agroindústria, o FEED DOG BRASIL é realizado no país desde 2017, já tendo passado, além de São Paulo, por cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. A realização é do Ministério do Turismo e da In Brasil Produção Cultural.

Programação Completa: www.feeddog.com.br

Serviço:

FEED DOG BRASIL 2022 - 6º Festival Internacional de Documentários de Moda

13 a 19 de outubro

Presencial - Espaço Itaú de Cinemas Augusta - Anexo - R. Augusta, 1470 

Entrada Gratuita

www.feeddog.com.br

 

PROGRAMAÇÃO FEED DOG BRASIL 2022: ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA AUGUSTA

DIA 13/10 - QUINTA-FEIRA

20h_Salvatore: Shoemaker of Dreams ( Sessão de Abertura para convidados)

Luca Guadagnino | Itália  |2021 | 120' 

 

No início do século XX, o sapateiro italiano Salvatore Ferragamo navegou de Nápoles para a América para buscar uma vida melhor. Ele se estabeleceu no sul da Califórnia e acabou tornando-se o sapateiro de Hollywood durante a era silenciosa. Em 1927, ele retornou à Itália e fundou em Florence sua marca de luxo homônimo. 

Dirigido pelo aclamado diretor Luca Guadagnino, o filme retrata a aventura de uma criança pobre que ganhou fama e respeito internacional.

 

DIA 14/10 - SEXTA-FEIRA

19h_A Fashion Uprising

Laurent Lunetta, Ariel Wizman | França | 2018 | 52'

 

No dia 24 de abril de 2013 em Bangladesh, um incêndio matou mais de mil pessoas que trabalhavam numa fábrica de roupas. Este terrível acidente foi o estopim para que milhares de vozes começassem a questionar o frenético sistema da moda e seus métodos de produção.

Desde então, a Fast Fashion não foi mais a mesma. Teóricos, ativistas, designers e consumidores começaram a questionar o ritmo de produção e o alto preço (ambiental e social) que pagamos por sustentar uma indústria que se nega a rever seus valores.

+  Curta de abertura: Planeta Fábrica

 

19h_Planeta Fábrica

Júlia Zakia | Brasil, 2018 | 11'

Este curta-metragem registra os últimos vapores de uma fábrica de chapéus em Campinas, no interior de São Paulo, que está prestes a ser demolida. Em linguagem de cinema direto, a diretora Júlia Zakia revê 100 anos de história em 11 minutos de sons e imagens que falam por si.

 

21h_Girl Gang

Susanne Regina Meures | Suíça | 2022  | 97'

Leonie, mais conhecida como Leoobaly, tem 14 anos e milhares de seguidores nas redes sociais. Seus pais, que no início achavam toda esta história de redes sociais muito estranha, se converteram em seus managers quando descobriram que a fama de sua filha poderia gerar muito dinheiro. A centenas de quilômetros de distância dali, Melanie, de 13 anos, é sua maior admiradora e fantasia sobre a vida perfeita de Leoobaly. 

"Girl Gang'' é uma aventura moderna de sonhos e ilusões, de autopercepção e do lado sombrio das mídias sociais em um momento em que 86% dos jovens sonham em ser influencers.

DIA 15/10 - SÁBADO

19h_Quant

Sadie Frost | Reino Unido | 2021 | 86′

Dez anos antes dos Beatles conquistarem o planeta, Mary Quant abriu sua primeira loja em King's Road, Londres. Sentindo o cheiro da revolução juvenil que estava prestes a dominar o mundo, ela procurou canalizar este terremoto geracional que a década de 1960 representou através de suas roupas casuais, sensuais e coloridas. O resultado foi muito estrondoso: seu estilo tornou-se símbolo de uma geração que uniu feminismo, anticoncepcionais e a mítica Swinging London.

Neste filme de Sadie Frost, Quant é retratada como uma mulher moderna, à frente de seu tempo e head stylist de uma década marcada pela  emancipação e pelo rock'n'roll.

 

21h_Mode in France

William Klein | França | 1985 | 85'

William Klein faleceu em setembro de 2022, aos 96 anos, deixando uma obra marcante. Fotógrafo experimental e cineasta, seu olhar sobre moda é provavelmente um dos mais originais, irreverentes e críticos de todos os tempos.

Neste filme histórico, ele retrata com acidez e muito bom humor a cena efervescente da moda francesa no anos 1980 com todos os seus protagonistas incluindo Alaïa de Montana, os Girbauds, Gaultier, Lagerfeld, Kenzo e um sem fim de nomes que fizeram história. 

Uma raridade, com trilha sonora de Serge Gainsbourg, que fará as delícias dos muitos fãs de Klein.

DIA 16/10 - DOMINGO

19h_Let me be me

Dan Crane, Katie Taber | Estados Unidos | 2021 | 75′

Quando criança, Kyle Westphal gostava de se esconder do mundo debaixo de um cobertor. Só ali, debaixo de um pedaço de pano, encontrou um pouco de paz. O diagnóstico só veio quando ele tinha seis anos: Kylie estava no espectro autista. Com medo de que Kylie nunca se conectasse de fato com o mundo real, seus pais embarcaram em um processo de aceitação difícil, intenso e radical para a época. 

Esta história de superação - repleta de momentos emocionantes - aqui é contada por uma versão adulta do próprio Kyle, agora um estilista de sucesso, com um dom especial para o desenho, detalhes e texturas e uma memória fotográfica privilegiada.

+  Curta de Abertura: Mini Miss

 

19h_Mini Miss

Rachel Daisy Ellis | Brasil, 2018 | 16'

Filmado inteiramente sob a perspectiva de uma criança de quatro anos, Mini Miss acompanha cinco meninas entre 3 e 5 anos de idade, que participam do concurso de beleza Mini Miss Baby Brasil. O filme oferece uma visão única sobre a primeira infância, mostrando a capacidade de resistência das crianças em um mundo dominado por normas e desejos de adultos.


21h_Io sono il sole

Ilaria Gambarelli | Espanha | 2019 | 86'

Lorenzo Riva está a ponto de deixar o mundo da moda e começa a se preparar para sair de cena. Figura marcante na indústria, ele esteve à frente do ateliê Balenciaga nos anos 1980 e foi um dos protagonistas do prêt-à-porter italiano dos anos 1990. Mas nem tudo foi sucesso. 

Depois de ir à falência e de alguns percalços, ele e seu parceiro Luigi Valetti tentam recuperar o prestígio e vender sua marca à empresários chineses sem perder um pingo de estilo na tentativa. Uma viagem íntima em preto e branco à elegância clássica de uma época passada que reaparece intacta, como se tivesse sido congelada.

 

DIA 17/10 - SEGUNDA-FEIRA

19h_Oso. Historia de un icono

Amanda Sans Pantling | Espanha | 2020 | 77′

A joalheria Tous é um símbolo espanhol. Através de seu famoso "ursinho", a marca conseguiu uma visibilidade até então nunca vista e transformou a peça em um ícone que tem tantos amantes como detratores pelo mundo inteiro.

Este documentário narra o sucesso colossal dos joalheiros da cidade catalã de Manresa e tenta analisar este fenômeno best-seller que abriu as portas para a empresa nos cinco continentes. Óscar Guayabero, Javier Mariscal, Eugenia Martínez de Irujo, entre outros, dissecam as chaves do emblema da marca e suas múltiplas ramificações sociológicas.

 

21h_Subjects of desire

Jennifer Holness | Canadá | 2021 | 103′

Malcolm X afirmou e todas as estatísticas hoje corroboram: não há quem sofra mais rejeição, desrespeito e assédio nos Estados Unidos do que a mulher negra, vítima de racismo e machismo. Este documentário analisa os estereótipos que historicamente têm sido usados para classific


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp