CIDADE NO AR Publicidade 728x90
26/10/2022 às 16h35min - Atualizada em 27/10/2022 às 00h03min

Projeto do Instituto Carlos Chagas atende mulheres em situação de rua e vulnerabilidade social

Objetivo é diminuir o aumento do número de mulheres desamparadas socialmente

SALA DA NOTÍCIA Trevo Comunicativa
Divulgação

MENINA MOÇA-MULHER, PROJETO DO INSTITUTO CARLOS CHAGAS, ATENDE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA E VULNERABILIDADE SOCIAL

Objetivo é diminuir o aumento do número de mulheres desamparadas socialmente

Dados do Ministério da Saúde mostram que mulheres em situação de rua são as principais vítimas de violência na cidade do Rio de Janeiro. Com base nesse e em outros dados, o Menina, Moça-Mulher, iniciativa do Instituto Carlos Chagas, foi pensado para preencher lacunas existentes na proteção integral de assistência social e saúde da população feminina carioca. O Menina, Moça-Mulher promove ações de intervenção e prevenção e acolhe, ouve e supre as principais necessidades de crianças, adolescentes e mulheres adultas em situação de rua. Além disso, o projeto promove oficinas e palestras com o foco em qualificação para geração de renda, além de atendimento médico clínico e psicológico, social e jurídico.

“O Menina-Moça, Mulher é único, moderno e inovador e foi pensado para dar apoio a mulheres em situação de rua, moradoras de comunidades, pessoas em situação de rua, profissionais do sexo, usuárias de drogas, vítimas de abuso sexual e todas as mulheres que tenham dificuldade no acesso ao sistema de saúde e precisem de atendimento especializado. Promovemos também ações ligadas a direitos sexuais e reprodutivos, oferecer apoio jurídico e cursos de capacitação para a geração de trabalho e renda”, explica o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti Ribeiro, presidente do Instituto Carlos Chagas e um dos idealizadores da iniciativa.

A sede do projeto, na Lapa, conta com salas muito bem estruturadas e voltadas para atendimento médico, auditório para o atendimento psicológico em grupo, oficinas e palestras educativas, criado para dar apoio às mulheres. 

O projeto oferece também apoio jurídico e cursos de capacitação para a geração de trabalho e renda, suporte emocional e habilidades comportamentais. Além disso, oficinas de empreendedorismo, plano de negócios, administração, atendimento ao cliente e cursos profissionalizantes. "O diferencial do projeto é oferecer uma equipe multidisciplinar qualificada para acolher as mulheres e construir um projeto de acompanhamento integral", conta a assistente social da equipe, Bianca Capelli. 

As mulheres contam também com a ajuda no requerimento de documentos como RG, Carteira de Trabalho e em outros tipos de processos. No campo da prevenção são desenvolvidas ações de educação em saúde, direitos reprodutivos e sexuais, acesso aos métodos contraceptivos e preservativos, serviços de contracepção e planejamento familiar e cuidado com os filhos. 

A experiência do projeto será utilizada para o desenvolvimento de pesquisas vinculadas aos Programas Educativos do Instituto de Pós-Graduação Carlos Chagas e como metodologia social para outras regiões do Brasil. 
 

Serviço

Projeto Menina - Moça Mulher 

Local: Avenida Mem de Sá, 254 - Lapa - Rio de Janeiro

Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 8h às 18h

 

Mais Informações

Trevo Soluções em Comunicação - Assessoria de Comunicação do Instituto Carlos Chagas

Tels.: 21.2544-6203 e 11.3090-2842

Michel Fernandes ([email protected])

Carolina Feital ([email protected])

Márcio Martins ([email protected])

www.trevocomunicativa.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp