CIDADE NO AR Publicidade 728x90
10/11/2022 às 16h47min - Atualizada em 11/11/2022 às 08h02min

Os produtos naturais no cuidado com a pele

*Por Jennefer Sena, head de produtos da Use Orgânico

SALA DA NOTÍCIA NB Press
Uma rotina de cuidados com a pele é essencial para a saúde das células. Do skincare à maquiagem, é importante fazer a escolha certa para que os ativos de cada produto tenham uma boa performance sem agredir o organismo, bem como o meio ambiente. É possível utilizar produtos naturais que compensam fatores aceleradores do envelhecimento, melhoram a textura da pele, protegem o colágeno e até mesmo otimizam a performance da renovação celular – de forma sustentável e saudável.
Tudo o que aplicamos na pele é absorvido pelo organismo. Pesquisas comprovam que o corpo não consegue eliminar completamente algumas substâncias sintéticas e, assim, ocorre o que chamamos de bioacumulação. Não são poucos os itens presentes em produtos de higiene e maquiagem que podem prejudicar a saúde. Conservantes, parabenos, fragrâncias e corantes sintéticos, alumínio e oxibenzona são alguns dos princípios comprovadamente alérgicos e, em alguns casos, cancerígenos. Já foram encontrados componentes prejudiciais à saúde em cosméticos tradicionais no tecido mamário, no útero, no ovário e até na placenta de mulheres.
Esses fatores, aliados ao período da pandemia – que gerou uma maior preocupação com a saúde –, fizeram a venda de produtos naturais disparar e o conceito de green beauty se tornar tendência. De acordo com um estudo da Grand View Research, esse mercado, em nível global, deve atingir o valor de 48 bilhões de dólares até 2025, um aumento de 5,01% em comparação a 2019.
Os dados mostram o comportamento dos consumidores nos quatro cantos do mundo: cada vez mais interessados nos impactos dos ingredientes dos cosméticos, tanto na saúde do usuário, quanto na questão socioambiental.
Durante o isolamento social, também cresceu o consumo de itens ritualísticos para promover o autocuidado em casa – argilas, sabonetes, velas aromáticas etc., bem como os itens de alimentação natural – que impulsionaram ainda mais esse movimento.
No outro lado da cadeia, as empresas também seguem neste sentido. Independentemente do setor em que atua, nenhum tipo de indústria está isento de seguir uma operação mais sustentável e favorável ao meio ambiente. Hoje em dia, isso se tornou uma obrigação de qualquer empreendimento e vem gerando cada vez mais preocupação entre o segmento de beleza e cosméticos.
Hoje em dia, as marcas de maquiagem estão buscando ingredientes alternativos – a chamada skincare-infused makeup. O mesmo movimento acontece na nutrição, com produtos que se tornaram aliados do skincare. São vitaminas e produtos “multifuncionais” que chegaram para facilitar a vida de quem não consegue fazer uma rotina de skincare com tempo e calma, e também para potencializar os efeitos dos demais cosméticos.

Com a crescente atenção voltada para uma vida mais saudável, o consumo de orgânicos vem aumentando e tem tudo para ganhar cada vez mais espaço nas prateleiras e na vida das pessoas. A vida saudável passa, necessariamente, por um cuidado maior nas escolhas de tudo que se consome. Evitar ingredientes sintéticos e potencialmente tóxicos é um caminho sem volta.

*Jennefer Sena é head de produtos da Use Orgânico, empresa de produtos de beleza, higiene e bem-estar que visa trazer a real saúde.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp