05/01/2023 às 17h43min - Atualizada em 06/01/2023 às 00h04min

Dicas para quem deseja empreender em Design de Interiores

Especialista do Senac EAD destaca áreas de atuação e dá dicas para quem deseja empreender na profissão

SALA DA NOTÍCIA Aline de Oliveira Silva
Senac EAD
Unsplash

Nos últimos dois anos, o setor de Design de Interiores registrou uma expansão no número de clientes, interessados em contratar projetos residenciais ou comerciais. No primeiro momento, muitas pessoas desejavam adequar um espaço na moradia para o trabalho home office, e em seguida, para outros segmentos econômicos.

Um estudo divulgado pela startup Archademy aponta que entre 2020 e 2021 houve aumento de 80% na procura de serviços e projetos de design de interiores e arquitetura. A maior parte dos pedidos de clientes foi sobre adequação do layout da residência (67,4%), seguida da adaptação de espaços para home office (65,8%).
 

Atento a demanda do mercado, o Senac EAD disponibiliza um curso livre de Gestão de Escritório de Arquitetura e Design, para profissionais interessados em atualizarem os conhecimentos ou ainda, que desejam se preparar para empreender e montar o próprio negócio. Entre os assuntos oferecidos, estão: empreendedorismo, ramo de atuação, marca, finanças, vendas de serviços e canais de comunicação.
 

Claudione Fernandes de Medeiros é docente do curso Técnico em Design de Interiores e esclarece que a área possibilita várias opções de atuação, as quais dependerão da aptidão do aluno. “A escolha está diretamente ligada ao perfil de cada profissional, pois temos estudantes que trabalham com projetos, outros só com acompanhamento e assessoria, e ainda, fotografia de ambientes”.
 

A profissão de designer de interiores e ambientes é reconhecida pela Lei nº 13.369/2016, destacando os seguintes requisitos: “o profissional que planeja e projeta espaços internos, visando o conforto, estética, saúde e segurança dos usuários, respeitando as atribuições privativas de outras profissões regulamentadas em lei”.
 

Desse modo, confira algumas das opções de trabalho nessa carreira:
 

- Projeto de ambientes: residencial, comercial, corporativo, institucional

- Projeto de veículos: barcos, aviões, carros

- Projeto de stands, quiosques e feiras

- Design de mobiliário

- Cenografia

- Consultoria de ambientes

- Professor

- Fotografia de Interiores

- Consultoria de vendas

- Consultoria técnica

- Acompanhamento da execução do projeto.

Dicas para empreender na profissão de designer de interiores
 

O empreendedorismo ganhou força no Brasil na última década e a prova disso é verificada em pesquisas como o “Atlas dos Pequenos Negócios” do Sebrae. O levantamento destaca que, no período de um ano, os Microempreendedores Individuais (MEI) injetaram R$ 140 bilhões na economia brasileira.
 

Nesse sentido, no curso do Senac EAD disponibiliza conhecimentos para que o profissional possa iniciar um negócio do início, passando por todas as etapas do planejamento, execução até questões financeiras, como: investimentos, ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, custos e precificação do serviço.
 

A docente do Senac EAD reforça ainda, a importância do estágio para o futuro designer, já que contribuirá para a formação do portfólio. “É uma prática fundamental para o amadurecimento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Por esse motivo, o Senac procura sempre intermediar oportunidades de estágio aos alunos, de modo que possam participar de experiências valiosas”.
 

Outro ponto de atenção que o empreendedor deve ter é a atenção com a construção de contas comerciais nas redes sociais, pois, são ferramentas importantes para divulgação e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo designer de interiores, conclui Claudione.
 

A seguir, elencamos algumas dicas para contribuir com os ideais de um novo negócio, confira:
 

- Estude o mercado e os profissionais concorrentes, pois, o local que você pretende instalar seu escritório pode ter outras empresas em atividade;

- Desenvolva um plano de negócios detalhado e alinhado com sua área de atuação, por exemplo: paisagismo, espaços comerciais, residenciais, etc;

- Contrate serviços profissionais para se apresentar nas redes sociais. A área de design de interiores exige fotos de alta qualidade, cores em destaque, artes gráficas profissionais;

- Monte um portfólio impresso e um on-line para facilitar a apresentação aos clientes. Muitas vezes, o consumidor em potencial pode chegar até você por indicação de outros clientes e assim, terá uma noção do seu trabalho;

- Invista em cursos de atualização, pois, a indústria 4.0 exige conhecimentos que podem ser diferenciais para o seu negócio, entre eles: Impressão 3D e conhecimento de softwares específicos como: SketchUp, 3Ds MAX e V-Ray.
 

Como foi possível observar, ter conhecimento técnico e de gestão de negócios são os principais fatores para empreender no setor de Design de Interiores. Por isso, inicie o projeto com cursos do Senac EAD. A instituição oferece ainda, o curso técnico de Design de Interiores e a partir de 2023, iniciará a primeira turma de graduação. Acesse o link e confira os detalhes.
 

Sobre o Senac EAD 
 

Com mais de 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

 

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 370 polos presenciais para avaliações.

 

Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD. Há também um portfólio diversificado de cursos presenciais que pode ser conferido no portal da instituição.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp