17/02/2023 às 14h56min - Atualizada em 19/02/2023 às 04h58min

Fantasias de Carnaval: como se vestir para os dias de folia?

Customização de roupas e acessórios são ótimas opções para quem deseja curtir o Carnaval com originalidade e gastando pouco

SALA DA NOTÍCIA Redação

Depois de dois anos em que a crise sanitária da Covid-19 impediu a comemoração do Carnaval, finalmente chegou o momento dos foliões voltarem aos seus bloquinhos e desfiles preferidos.

E para que a festa seja completa, além da companhia dos amigos e das amigas, o que não pode faltar são boas fantasias. A dica para aproveitar os dias de alegria com estilo é produzir o que deseja vestir.

A customização de roupas já faz parte do gosto popular do brasileiro e o Carnaval é o período com muitas oportunidades para explorar a criatividade. De acordo com Kledir Henrique Lopes Salgado, docente do Bacharelado em Design de Moda do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, “é possível adequar peças de moda praia e fitness para a folia, além de quimonos, tiaras e uma série de acessórios que podem ser reaproveitados”.

Para o especialista, uma dica é apostar no tingimento de roupas que renovem o visual. Além disso, acrescenta que com pouco dinheiro se compram tubos de corante para roupa e pronto, é só usar a imaginação. Outros itens, como cola de tecidos e aviamentos, também podem auxiliar na elaboração dos looks. “O folião pode aplicar, por exemplo, um modelo de passamanarias, fitas onduladas muito utilizadas como acabamento de peças, pois além de preços acessíveis, valorizam a produção”, acrescenta.

Conforme explica Kledir, a possibilidade de se fantasiar é uma das condições fundamentais para que o Carnaval seja celebrado como um momento lúdico, em que as pessoas podem relaxar e se divertir tranquilamente. “A fantasia transporta o folião para outro lugar, é um momento para se desligar da realidade. Fantasiado, o sentimento é poder se divertir sem culpa”, comenta.

Para curtir os bloquinhos no meio da multidão, uma opção é adaptar a fantasia para que seja funcional, principalmente para guardar e proteger pertences como celular, dinheiro e documentos. Por ser uma questão de segurança, o estilista indica a compra de uma doleira, mesmo que simples, para garantir uma curtição mais tranquila. Ainda assim, para aqueles que não encontrarem o item a tempo, diz o docente que “uma solução seria comprar um elástico de 5cm de espessura e costurá-lo em uma mini bolsa. Outra sugestão é utilizar uma peça com bolsos internos”.

Agora é só aproveitar os dias de festa e o Carnaval.

Mercado aquecido

Engana-se quem pensa que fantasias são utilizadas apenas no período do Carnaval. Festas e cortejos regionais, festas juninas, festas religiosas e Halloween são outros exemplos de ocasiões em que também é possível utilizar roupas e adereços especiais.

Sobre o nicho de mercado de moda que desenvolve fantasias, figurinos e acessórios, Kledir relata que há empresas com uma segmentação muito bem definida e voltada para ocasiões e festas que requerem fantasias. Trata-se, portanto, de um mercado de trabalho que se mantém aquecido durante todo o ano.

A faculdade de moda, desta maneira, oferece disciplinas relacionadas a figurinos e fantasias para formar profissionais capazes de atuar neste ramo. Oportunidade é o que não falta: “costureiras, modelistas, piloteiras, aderecistas, cortadores, desenhistas, designers gráficos, estampadores, maquiadores e figurinistas são algumas das posições em que os profissionais da moda podem trabalhar”, conclui o docente.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp