03/03/2023 às 17h11min - Atualizada em 06/03/2023 às 00h02min

Demanda dos consumidores por crédito registra baixa de 3,5% em janeiro, revela Serasa Experian

Diminuição foi maior entre a população do Distrito Federal; apenas cinco Unidades Federativas retomaram a busca pelo recurso financeiro

SALA DA NOTÍCIA Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
Em janeiro de 2023, a demanda dos consumidores por linhas de crédito foi 3,5% menor em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian. O levantamento mostra, ainda, que a diminuição foi maior entre aqueles que residem no Distrito Federal (-19,6%), sendo os únicos estados a marcarem saldo positivo: Santa Catarina (0,1%), São Paulo (1,5%), Tocantins (2,4%), Rio Grande do Sul (2,6%), e Amazonas (6,6%). Confira os dados gerais completos no gráfico abaixo:


Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “a taxa Selic mantida em 13,75% e a entrada de um novo governo, que sempre gera incertezas econômicas, trazem um estímulo para que os consumidores brasileiros realizem avaliações de risco antes de se comprometerem com novos créditos. Para aqueles que optam pelo recurso financeiro, planejamento e educação financeira serão sempre os melhores aliados”.

Busca por crédito cai em todas as faixas de renda

Em relação a renda mensal, todas as faixas expressaram queda em janeiro, que se mostrou mais acentuada entre aqueles que recebem de R$ 500 a R$ 1.000, movimento que tem se repetido nos últimos meses. Confira as informações completas na tabela abaixo:


Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
 
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp