10/03/2023 às 15h45min - Atualizada em 13/03/2023 às 00h02min

Confira dicas de estudo para o exame de suficiência do CFC

Professora da graduação em Ciências Contábeis do Senac EAD aponta a importância da habilitação para o exercício das atividades profissionais

SALA DA NOTÍCIA Aline de Oliveira Silva
Senac EAD
Pixabay
Você sabia que para exercer a profissão de Contabilista é necessário realizar o exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)? A exigência é amparada pelo Decreto-lei nº 9.295/1946, com objetivo de garantir que os profissionais demonstrem os requisitos mínimos de conhecimento e habilidades técnicas para atuarem na prestação de serviços contábeis.

A avaliação é realizada duas vezes ao ano e fica a cargo do Conselho Federal de Contabilidade. Em 2023, a primeira prova deve acontecer em maio e as inscrições estão a abertas no portal da instituição. Vale reforçar que os contabilistas que não participarem do exame, ficam impedidos de exercerem a profissão, ou ainda, abrirem uma empresa de prestação de serviços.

Segundo a professora do bacharelado em Ciências Contábeis do Senac EAD, Marta Aparecida Martins Xavier, o exame pode ser feito por acadêmicos do 7º semestre, porém, mesmo com a aprovação deverão concluir 8 semestres previstos na graduação. “Vale esclarecer que não há necessidade de revalidar a avaliação, exceto os profissionais que desejam seguir a carreira de auditor”, explica.

Desse modo, o bacharelado e o exame de suficiência conferem aos aprovados, a habilitação para atuar nas seguintes carreiras: contador, controller, auditor, consultor financeiro e perito contábil.

Quais os riscos de não ter o documento do CFC?

A pesquisa mais recente do CFC aponta que existem no Brasil, mais de 375 mil contabilistas e 150 mil técnicos em contabilidade. Em razão do alto número de profissionais é fundamental a realização de uma avaliação padronizada, de modo a avaliar os conhecimentos técnicos. Do contrário, empresas e pessoas físicas correm risco de entregar informações importantes para gestão de pessoas não habilitadas ou com experiência insuficiente.

A professora do Senac EAD explica que os problemas decorrentes da falta de regularização podem abranger a parte operacional e legal do setor contábil. Ela aponta as questões técnicas que podem ser comprometidas:
  • Erros na execução de tarefas levando a empresa a pagar multas de impostos ou, em uma esfera mais grave, o fechamento da empresa e prisão dos seus proprietários e contadores;
  • Perda de Clientes;
  • Perdas de Acionistas (quando a empresa for de capital aberto);
  • Impedimento permanente de continuar atuando no mercado.
Como foi possível observar, os riscos de não ter habilitação podem ser evitados com a realização do exame. É importante esclarecer que as questões da prova contêm questões das seguintes disciplinas: contabilidade geral, contabilidade de custos, contabilidade aplicada ao setor público, contabilidade gerencial, controladoria, noções de direito e legislação aplicada, matemática financeira e estatística, teoria e princípios da contabilidade, língua portuguesa aplicada, entre outras.

Dicas para se preparar para o exame CFC?

A professora do Senac EAD esclarece que a instituição prepara os alunos do bacharelado para atenderem às diretrizes curriculares do MEC, observando e acompanhando a evolução e exigências do CFC.

Para quem está interessado em se preparar para o exame, Marta compartilha algumas dicas para auxiliar nos estudos. Acompanhe e aproveite para se preparar:
  • Leia todo o edital antes de fazer a inscrição;
  • Crie um plano de estudos baseado nas aulas apresentadas no curso do Senac EAD;
  • Faça revisões dos conteúdos apresentados no curso, principalmente das disciplinas técnicas. 80% da prova é elaborada com perguntas sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade e sobre a Apresentação das Demonstrações Contábeis;
  • Participe das oficinas de férias, oferecidas pelo Senac, com o intuito de ajudá-los no preparo da prova. As nossas oficinas são simulados que apresentam questões com o formato e estrutura da prova, levando os alunos a se familiarizar com o “estilo” da prova;
  • Mantenha-se atualizado com as publicações do site do Conselho Federal de Contabilidade;
  • Nos dias que antecedem a prova, procure se cuidar dormindo bem e alimentando-se de forma saudável;
  • Organize os materiais que poderão ser utilizados na prova tais como: caneta azul ou preta de tubo transparente, calculadora HP12C (há necessidade de ser a calculadora “física”). Lembramos que não poderão utilizar a calculadora de dispositivos digitais;
  • Visitar o local da prova com pelo menos um dia de antecedência;
  • Manter a calma durante a prova.
O Senac EAD oferece o curso de extensão universitária Contabilidade: exame de suficiência CFC, com 60 horas de duração, certificação e disponibilizado no ambiente on-line. Clique no link e confira os detalhes.

Sobre o Senac EAD 
Com mais de 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio. 

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 370 polos presenciais para avaliações. 

Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD. Há também um portfólio diversificado de cursos presenciais que pode ser conferido no portal da instituição.   
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp