12/04/2023 às 21h32min - Atualizada em 13/04/2023 às 00h06min

Miriane Ferreira, advogada influencer que alerta mulheres sobre direitos no casamento  e descomplica a advocacia na internet

Com mais de dois milhões de seguidores, ela faz sucesso nas redes sociais com dicas e orientações jurídicas para as mulheres com uma pitada de deboche

SALA DA NOTÍCIA RD Comunicação
RD Comunicação
Miriane Ferreira

Com mais de dois milhões de seguidores nas redes sociais, a advogada Miriane Ferreira faz sucesso na internet com seus conselhos sobre Direito de Família. Com muita sinceridade, retórica impecável, visual alinhado e bastante jogo de cintura, a influencer ajuda outras mulheres a conhecerem seus principais direitos e deveres, do ponto de vista jurídico, de maneira prática, acessível e de fácil compreensão, sem se enrolar no juridiquês. 

 

Apelidada de “Legalmente Loira”, a Dra. Miriane, como também é conhecida, informa e orienta suas seguidoras com o propósito de ajudá-las a não serem enganadas pelos próprios parceiros, que muitas vezes se aproveitam da falta de conhecimento jurídico das companheiras para tirarem proveito da relação. Isso, inclusive, pode acarretar em situações de abuso, onde a mulher se coloca à mercê da vontade do homem ao acreditar, erroneamente, que não possui nenhum direito.

 

Muitas mulheres convivem com seus parceiros sem saber quais são os seus direitos e isso as coloca em uma posição de vulnerabilidade no relacionamento. Há esposos que registram os próprios bens em nome de terceiros para inviabilizar a partilha em caso de separação, ou que proíbem a mulher de trabalhar para que possam cuidar da casa, impedindo que constituam patrimônio. Esses são alguns exemplos de abusos que podem ser combatidos com a ajuda do conhecimento jurídico”, explica a advogada.

 

O êxito da influenciadora no ambiente digital a levou para as telinhas. Recentemente, Miriane foi convidada para comandar quinzenalmente o quadro Direto com a Doutora no Programa do Faustão, na Band. Caracterizado por ser um espaço voltado à prestação de serviços, o quadro trouxe, durante a participação da especialista, perguntas e respostas sobre Direito de Família, dicas, providências, conselhos e outras orientações sobre o tema.  

 

Inspiração em outras mulheres

 

Advogada especialista em Direito de Família, Miriane iniciou seus estudos na área com a intenção de ser juíza. Contudo, durante a graduação, ela começou a atender mulheres em situação de vulnerabilidade no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade, onde enxergou na advocacia uma maneira de ajudar outras pessoas e se apaixonou pela profissão. Ao concluir o curso, ainda sensibilizada pela quantidade de mulheres que eram prejudicadas pelos próprios ex-companheiros no término de seus relacionamentos, ela decidiu se especializar em Direito de Família e Sucessões

 

Eu me via naquelas situações, pois vivi relacionamentos abusivos. Também enxergava a história da minha mãe em muitos casos. Ela foi abandonada pelo marido e cuidou, sozinha, de mim e de meus três irmãos. Com muita garra e força, ela nos ensinou a ir em busca dos nossos sonhos”, explica a advogada. “Depois de separada, ela entrou em um relacionamento abusivo. Na época, com quinze anos, eu saí de casa para me afastar dessa situação e me coloquei em relações tóxicas também. Em determinado momento, me vi vitimizada como minha mãe e senti a necessidade de me fortalecer”, complementa.

 

Revigorada e com o desejo de empoderar outras mulheres em busca por libertação, Miriane também se especializou em Direito Penal e Psicanálise. A sinergia entre as áreas tem ajudado tanto nos atendimentos em seu escritório de advocacia em Londrina, no Paraná, quanto nas redes sociais. Neste ano, ela também concluiu um Mestrado em Direito e Tecnologia.

 

Sucesso durante a quarentena

 

O sucesso de Miriane nas redes sociais começou na pandemia. Como muitas pessoas fizeram durante a quarenta, a advogada, que estava confinada em casa e grávida do seu terceiro filho, passou a assistir vídeos de coaches e mentores. Inspirada por isso e pela história da própria mãe, além de inúmeros outros casos com os quais teve contato ao longo da carreira, ela percebeu que poderia ajudar suas seguidoras a partir da própria experiência na área de Direito de Família.

 

Assim, ela começou a responder caixinhas de perguntas no Instagram, sobre temas como pensão alimentícia, separação, partilha de bens e herança. Os conselhos logo caíram nas graças do público, especialmente o feminino, devido à eloquência, tranquilidade, sensatez e, às vezes, um leve tom de deboche nas respostas, especialmente nas críticas aos “princesos”, apelido que a advogada dá aos homens que se aproveitam das esposas e de outras mulheres. 

 

Sempre fui avessa às redes sociais e, por isso, comecei a dar conselhos sem nenhuma pretensão. Pouco a pouco, a ideia foi dando certo e consegui alcançar cada vez mais pessoas. Hoje, recebo muitas mensagens positivas, de seguidoras que contam como as ajudei a transformar suas vidas de alguma forma. Também recebo comentários negativos dos ‘princesos’, incomodados pela defesa que faço das mulheres, mas isso não me incomoda, pois indica que estou no caminho certo.   Isso me faz acreditar ainda mais na importância desse trabalho e me dá forças para continuar seguindo nessa trajetória”, conta Miriane. 

 

Para além das redes sociais

 

Além dos perfis nas redes sociais, a advogada encontrou outros caminhos para aconselhar e empoderar o público feminino. Atualmente, a influenciadora oferece dois treinamentos online, sendo um deles o Legalmente Poderosa, cujo propósito é conscientizar as mulheres sobre seus direitos e deveres, municiando-as de informação e conhecimento para que possam se defender em qualquer situação.

 

Aprender nossos direitos nos ajuda a se fortalecer e tomar decisões mais acertadas, mesmo em situações de abuso verbal, financeiro, psicológico ou até mesmo físico. Conhecer nossos direitos e deveres dentro do casamento, quais são os regimes de bens e diferenças entre eles, como defender a si própria e aos filhos e em quais situações a presença de um advogado se torna necessária, por exemplo, nos protege e contribui para que possamos se posicionar com consciência, firmeza e confiança, evitando consequências negativas a curto ou longo prazo. Isso é fundamental para que sejamos donas do nosso próprio futuro”, pontua Miriane. 

 

Com uma proposta simples e prática, o curso tem como objetivo ensinar técnicas aplicáveis para uma transformação imediata. O treinamento é voltado tanto para mulheres solteiras, em fase de namoro, que querem saber quais os melhores caminhos para dar início ao matrimônio com segurança, quanto para as casadas, que querem exercer e defender seus direitos quando se sentirem, de alguma forma, enganadas pelos próprios companheiros.

 

O outro treinamento oferecido pela influenciadora é o Legalmente Digital, onde ela ensina o segredo do sucesso nas redes sociais. No curso, Miriane conta o método que utilizou para conquistar mais de um milhão de seguidores fiéis em apenas 12 meses. “Sou muito grata às oportunidades que o ambiente digital me proporcionou. As redes sociais transformaram a minha vida e, agora, vejo que posso ajudar outras pessoas a traçarem um caminho semelhante e se tornarem referência no seu campo de atuação”, finaliza Miriane. 




 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp