12/05/2023 às 18h27min - Atualizada em 13/05/2023 às 00h04min

AeC investe em programas de acolhimento para mães

Empresa líder em contact center celebra 10 anos de programas e benefícios para funcionárias

SALA DA NOTÍCIA LGA Comunicação
Divulgação AeC
Após terem filhos, as mulheres ainda são as que mais sofrem o impacto de um mercado de trabalho excludente, feito em sua maioria por empresas sem apoio ou ambientes de acolhimento para mães. Segundo dados da FGV, cerca de 50% das profissionais saem do emprego após um ano e meio do retorno da licença-maternidade. Com mais de 45 mil funcionários e um quadro composto em 60% pelo gênero feminino, a AeC atua há 10 anos para tentar mudar esse cenário. Líder em contact center do país, a empresa já beneficiou mais de 10 mil participantes em sua principal iniciativa voltada para mães, o Programa Vida, que auxilia e prepara as colaboradoras para o momento do parto e puerpério, entre outros diferenciais.

Criado em fevereiro de 2013, o programa tem como objetivo incentivar o pré-natal, além de acompanhar e orientar as gestantes da companhia. Entre os benefícios oferecidos estão dias adicionais de folga remunerados, após os 120 dias de licença-maternidade; isenção de coparticipação do convênio médico em consultas; participação em cursos e palestras trimestrais para orientar e esclarecer sobre as principais situações da gravidez; além do envio de kits com itens de presente para os recém-nascidos.

As novas mamães ainda recebem o auxílio-creche e a licença-amamentação até o 6° mês de vida da criança, o que possibilita iniciar a jornada uma hora mais tarde ou encerrá-la ou uma hora antes. Os benefícios refletem a preocupação da AeC com o conforto e adaptação das mulheres no retorno pós-maternidade, como explica Alexandre Faria, Diretor de Pessoas da empresa. “Como nosso público é predominantemente constituído por mulheres em idade fértil, o Programa Vida incentiva o acompanhamento pré-natal adequado, permitindo que nossas colaboradoras gestantes se sintam acolhidas e estimuladas, inspirando confiança e saúde tanto para elas quanto para suas crianças”, detalha.

Essa jornada também passa pelo Programa Novo Encontro, que consiste na orientação de gestores e demais colaboradores sobre como agir corretamente, desde a comunicação da gravidez por parte da funcionária, até o seu retorno às atividades.

Luciana Marinho, Vice-Presidente de Operações da companhia, conhece de perto os desafios do retorno às atividades após a maternidade e por isso busca incentivar outras mulheres a se adaptarem ao período. "Sinto que me tornei mais empoderada após a maternidade. Essa mudança também me ajudou a entender melhor a realidade do outro. Quando engravidei da Sophia, tinha acabado de ser promovida e voltei da licença tão motivada, que acabei entregando muito mais na primeira semana do que costumava fazer em um mês”, analisa.



Sobre a AeC

A AeC é apontada consistentemente como a líder brasileira na entrega de soluções de experiência do cliente e gestão de processos terceirizados. Servindo as principais marcas do mercado nacional, conquistou nos dois últimos anos a posição de Empresa do Ano de BPO pela conceituada Frost and Sullivan. Líder também nas práticas de ESG, recebe há sete anos consecutivos o título de Melhor Empresa de Serviços pelo Prêmio Época Negócios 360°. Com um olhar inovador, o seu diferencial está no modo como integra o cuidado com as pessoas e aplica tecnologia de ponta em seus processos, como inteligência artificial, robotic process automation, serviços em nuvem e ferramentas de analytics e segurança. Atualmente, a AeC conta com mais de 45 mil colaboradores em 17 unidades distribuídas por sete estados do país. É certificada pelo instituto Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar, e somente em 2022, promoveu mais de 5,8 mil colaboradores internos. Com uma combinação única de Tecnologia e Calor Humano, completa 31 anos de história conquistando, apenas no último ano, 27 importantes prêmios e reconhecimentos do mercado.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp