31/05/2023 às 17h02min - Atualizada em 01/06/2023 às 00h02min

Agora é que são elas: Novvalight aposta em equipe 100% feminina e mostra que competência não tem nada a ver com sexo

Empresa emprega mulheres desde os departamentos operacionais até a liderança. RH elogia preparo e afirma que hoje ELAS são a maioria nas duas unidades fabris

SALA DA NOTÍCIA Thais Martins
“Mas é muita mulher junta, não é não?”. “Deve ser uma falação insuportável”. “Já já uma puxa o tapete da outra”. Essas são algumas afirmações que até pouco tempo faziam parte do dia a dia profissional de muitas mulheres. Felizmente pensamentos como esses não são mais unanimidade e a Novvalight é a prova disso ao estruturar o departamento de Manufatura, composto apenas por mulheres na linha de fabricação de luminárias industriais na unidade de Minas Gerais. Atualmente, a equipe é composta por 52 colaboradoras, entre elas Graziela Lima, responsável pela produção da filial de Minas.

“De forma alguma estamos dizendo que os homens são menos capazes, inclusive já tivemos colaboradores homens, mas os mesmos não tiveram o mesmo desempenho. Aqui na nossa região as mulheres tem mais facilidades com trabalho artesanal que é o nosso caso. O time feminino ao se deparar com maiores desafios mostrou-se capaz de lidar com a pressão e atender as necessidades, mesmo em meio as suas diferenças, isso é: lidam melhor com autoconhecimento, empatia, gestão de conflitos, adaptabilidade e orientação para resultados”, enfatiza Graziela.

De acordo com Isabel de Araujo Romano, auxiliar de Planejamento e Controle de Produção, a experiência de trabalhar só com mulheres é enriquecedora. “Há um processo bem estabelecido e uma parceria que se faz muito necessária, colaborando para que os resultados do time sejam cada vez melhores, o que não deixa espaço para dúvidas sobre capacitação, competência e o potencial feminino. É um ambiente propício a criar afinidade e compartilhar experiências diversas indo contra os estigmas e pensamentos machistas tão enraizados em nossa sociedade, como vermos outra mulher como rival”.

“Na Novvalight, temos um excelente ambiente de trabalho e a consciência de que ambos os sexos se complementam nas diferentes formas de atuação”, ressalta Vera Beatriz, colaboradora do departamento da Manufatura.

Liderança feminina
Embora as mulheres correspondam a cerca de metade da população mundial, ainda existem discrepâncias na representatividade no mercado de trabalho e em cargos mais altos. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a participação feminina na liderança caiu em 2019 — o que significa que a diferença pode se  aprofundar em uma avaliação pós-pandemia. Com base na pesquisa do IBGE, as mulheres ocuparam 37,1% dos cargos de liderança, contra 39,1% no estudo anterior. Logo, a participação feminina nessas posições caiu pouco mais de 4% em um ano.

A pesquisa corrobora com a opinião de Liliane Domingues, Coordenadora Comercial da Novvalight. “Estudos já comprovaram que as mulheres são submetidas a padrões mais rígidos de promoção. Como o preconceito de gênero e a desigualdade que sempre existiu, temos que conquistar ainda mais nosso espaço no mercado, a fim de que o trabalho feminino seja cada vez mais valorizado. A Novvalight se diferencia nesse ranking mostrando que é uma empresa que contrata e acredita no potencial feminino, seja em qualquer departamento. Hoje temos departamentos antes popularizado com sexo masculino, com maior índice de mulheres assumindo esses cargos, como Projetista luminotécnico, Coordenadora comercial, Gerente de produção, o que nos motiva a dar o nosso melhor a cada dia”.

E sabe aquela ideia de que elas fazem muitas coisas ao mesmo tempo, estão sempre correndo para equilibrar as atividades da casa, filhos e profissão? Pois bem. Hoje é bonito ver como as características femininas, empregadas até então fora do ambiente de trabalho, cabem tão bem dentro dele, capazes inclusive de serem citadas como os diferenciais em se ter mais mulheres dentro de uma equipe.

“Apresentamos muita resiliência no ambiente de trabalho, trabalhamos muito bem sob pressão, lidamos com adversidades de forma proativa e somos rápidas em encontrar soluções. A capacidade de sermos multitarefas, o comprometimento notório e a criatividade para elaborar novos caminhos e solucionar problemas são algumas das características mais fortes observadas. Em um ambiente 100% feminino, nos sentimos mais seguras para darmos sugestões e participarmos ativamente das atividades”, conclui Isabel Romano.

Na Novvalight a competitividade deu lugar à sororidade. Um grande passo rumo à construção de um ambiente de trabalho justo e inclusivo. “Nossa fábrica possui duas plantas: uma no Paraná e outra em Minas Gerais, a equipe é composta por 65% mulheres e 35% homens, sendo que a fábrica de Minas é composta 100% por mulheres, temos mulheres desde o operacional até a liderança. É possível notar a evolução de cada uma delas e a superação de todos os obstáculos. A mulher é detalhista, organizada e analítica. Consegue ter uma visão mais abrangente das situações e talvez por isso consegue conciliar os compromissos pessoais, com a responsabilidade profissional. Também é capaz de lidar com desafios e transformá-los em oportunidades”, conclui Cristina Santos, RH e supervisora administrativa da Novvalight.

SOBRE A NOVVALIGHT:
A história da Novvalight começa em 1999 com uma parceria com um grande player do setor de iluminação italiano. São mais de 20 anos atuando como fabricante de

luminárias industriais, criadas a partir de protótipos e certificadas pelos testes de eficiência compatíveis com as mais atuais soluções em LED.

Diariamente, no laboratório próprio da Novvalight, engenheiros, designers e técnicos materializam soluções em iluminação, sempre prezando pela qualidade do projeto, para os mais variados segmentos: áreas industriais, áreas externas e grandes espaços públicos ou privados, portos e aeroportos, instalações esportivas, ambientes comerciais, corporativos, entre outros. Atualmente, a Novvalight conta com 100 colaboradores, distribuídos nas unidades de Campo Largo, no Paraná; São Paulo; e Itapeva, em Minas Gerais.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp