03/07/2023 às 18h10min - Atualizada em 04/07/2023 às 00h02min

Especialista explica como organizar o orçamento para sair do vermelho ainda este ano

Planejamento, disciplina e autoconhecimento financeiro são essenciais para uma vida financeira saudável

SALA DA NOTÍCIA Assessoria
Assessoria
Assessoria
No início de maio, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que mostram que muitas famílias brasileiras possuem dívidas, independentemente de estarem em atraso ou não. O estudo mostra que o endividamento atingiu mais de 78% dos lares brasileiros, um dado preocupante para a economia de nosso país. 
Levando em consideração que metade de 2023 já passou, seria possível fazer um planejamento para iniciar o próximo ano sem restrições em nome? Denis Medina, economista e professor de negócios da Universidade Anhembi Morumbi, afirma que sim. “Para isso é preciso traçar metas e objetivos e ir em busca de uma vida financeira saudável, cortando gastos, gerando renda extra e renegociando, quando for o caso”.
Para isso, o economista lista as regras básicas para ter as finanças em dia e se livrar de problemas financeiros:
Organizar o orçamento familiar é essencial
“Inicialmente devemos organizar um orçamento em conjunto com a família, considerando todas as entradas, como salários, comissões, gratificações, além de todas as saídas, pensando não apenas nas despesas fixas, como aluguel, energia, Internet, e celular, mas também em despesas que variam, como compras de supermercado, refeições em restaurantes, delivery, despesas com médico e remédios, presentes, viagens, passeios e também as prestações de empréstimos, financiamentos e dívidas, sem do limite de cheque especial e cartão de crédito”, explica Medina.
Para o professor, com todos esses dados, é necessário analisar se os rendimentos comportam todas as despesas habituais da família, para em seguida analisar se todos os gastos listados são efetivamente necessários. “Devemos ter em mente que as despesas sempre precisam ser menores que as entradas. Desta forma, teremos saldo para liquidar as dívidas. Caso se verifique que as dívidas são maiores do que os rendimentos, é preciso fazer ajustes tanto nas despesas quanto nas receitas. E a participação de toda a família é fundamental”, comenta.
Cartão de crédito e cheque especial
Segundo o economista, para liquidar as dívidas com o cartão de crédito a fórmula é a mesma. É preciso listar primeiramente todas as dívidas de todos os cartões, não apenas as que estão vencidas, mas também as que estão parceladas e a vencer. Além disso, é importante não gerar gastos maiores.  “É essencial que o titular busque pagar na data do vencimento, inclusive para não gerar multas e juros, que são gastos inúteis e desnecessários que trazem, literalmente, perda de dinheiro”.
O especialista ressalta que tanto no caso do cartão como no limite de conta a utilização exige organização e disciplina. “Uma recomendação importante é que se a pessoa não tem disciplina para utilizar o cartão de crédito e pagar integralmente a fatura todos os meses, melhor não trabalhar com cartão de crédito em seu cotidiano. Atualmente com todas as tecnologias de pagamento disponíveis, o cartão de crédito pode ser tranquilamente dispensado”.
Empréstimo para quitar dívidas
“Raramente é indicado tomar um novo empréstimo para quitar compromissos anteriores. Essa opção só é recomendada quando as dívidas já contraídas cobram juros muito maiores do que o de um novo empréstimo”, explica Medina.
Como exemplo o docente afirma que o cartão de crédito e o cheque especial possuem juros elevadíssimos e para esses dois valeria a pena verificar se um empréstimo terá um custo final menor e alerta: “Antes de qualquer decisão é fundamental organizar todas as contas, saber o total de contas fixas variáveis e dívidas, para que o novo empréstimo possa ser pago dentro do orçamento da família. Caso o novo empréstimo também não resolva, é melhor buscar uma nova alternativa. De nada adianta tentar reduzir o número de dívidas se o total de despesas não cabe no orçamento”.
Corte de gastos
A forma mais eficiente de fazer corte de gastos domésticos para reorganizar as finanças é sempre saber o total de despesas e receitas que se tem. “Devemos ter em mente que saber a verdade e a realidade dos fatos pode ser doloroso num primeiro momento, mas é libertador quando conseguimos organizar as contas e ter uma vida financeira saudável e tranquila”, afirma o professor.
Para ele, uma vez que se tem todos os gastos com seus devidos valores listados é possível tomar decisões sobre o que é essencial e o que é supérfluo. Em alguns casos é importante tomar decisões drásticas para reduzir os gastos, mas como disse o resultado é uma vida financeira saudável e tranquila.
Ele explica que o básico está em listar o que é essencial para a sobrevivência. Custos fixos que são difíceis de se alterar, como aluguel ou prestação da casa, despesas com água, energia, internet, celular, alimentação e gastos com saúde e educação.
Compras de supermercado tem valores elevados por conta da quantidade e do tipo de produtos adquiridos. O melhor a se fazer antes de ir ao supermercado é uma lista com o que precisa ser comprado e respeitar a lista durante a compra. A escolha de alimentos também é importante por 2 fatores:
  • Alimentos de verdade que demandam preparo, além de serem mais saudáveis, muitas vezes são mais baratos que alimentos processados.
  • Alimentos ultraprocessados são menos saudáveis e acabarão gerando gastos de saúde mais frequentes
Além dos alimentos, durante as compras de supermercados, procurar marcas alternativas que podem substituir as mais caras. Comparar preços em mercados diferentes também pode ajudar na economia e fazer diferença no fim do mês.
Verificadas as contas fixas e os gastos com supermercado é preciso avaliar as despesas variáveis, como refeições fora do lar, delivery, passeios de final de semana, presentes e viagens. “Geralmente há mais oportunidades de reorganizar os gastos com essas despesas variáveis, quando estamos de acordo com todos da família. Essa é a hora de substituir refeições fora do lar e delivery de comida muito frequentes por escolhas pontuais, por exemplo, ao invés de pedir lanche 2 ou 3 vezes por semana talvez uma pizza uma vez por semana ajude a manter a sensação de que estamos desfrutando momentos em família, mas com gastos controlados. Substituir passeios ao shopping onde existem diversas tentações de consumo por passeios ao ar livre, parques praças caminhadas e trilhas, que além de ser mais econômicos, são saudáveis e unem a família”, finaliza Medina.
Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus cinco campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, São José dos Campos e Piracicaba.
Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. A Anhembi Morumbi também contribui para democratização do Ensino Superior, ao oferecer cursos digitais com diversos polos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.
Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em link.
SOBRE A ÂNIMA EDUCAÇÃO
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.  
 
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.   




 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp