07/07/2023 às 16h41min - Atualizada em 08/07/2023 às 00h01min

Por que aprender um novo idioma é tão importante?

Domínio de outra língua abre oportunidades para a vida pessoal e profissional

SALA DA NOTÍCIA Redação

Dominar um segundo idioma é um atributo valioso que proporciona uma série de benefícios tanto para a vida pessoal quanto para a carreira profissional de uma pessoa. Em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado, a habilidade de se comunicar efetivamente em mais de uma língua tornou-se uma vantagem significativa. É frequente encontrar pessoas que gostariam de aprender pelo menos um idioma novo durante a vida. Algumas delas dizem isso apenas por curiosidade, outras porque visualizam uma aplicação prática para esse conhecimento, seja para aumentar a empregabilidade, as chances de estudar em outro país, melhorar o currículo, exercitar o cérebro ou ainda se aproximar de outras formas de pensar. A verdade é que existe uma longa lista de motivos para aprender um idioma.

Uma empresa especializada em recolocação no mercado de trabalho entrevistou 420 brasileiros e constatou que 52% não tinham fluência em nenhum outro idioma além do português. Por sua vez, 27% afirmaram falar mais de uma língua. E ainda: 18% se disseram fluentes em dois idiomas além do materno. Além disso, 3% se declararam fluentes em três ou mais línguas estrangeiras. Em 2019, foi realizada outra pesquisa com foco no inglês. A língua é ensinada em boa parte das escolas brasileiras e tornou-se matéria obrigatória na grade curricular em 2020, após aprovação da proposta em 2017. Já o espanhol, por exemplo, é a língua oficial em 22 países -  comprovando a importância do idioma para o mercado de trabalho nacional e internacional.

No entanto, um levantamento feito pelo Instituto Data Popular, em parceria com o British Council, mostrou que apenas 1% dos brasileiros realmente têm fluência no idioma inglês, enquanto 5% falam a língua, mas de modo não fluente. A mesma pesquisa também mostrou que 91% consideram o inglês o idioma mais importante para o mundo dos negócios. Entre os jovens de até 16 anos, o percentual é maior: 10,3% falam inglês, demonstrando que o ensino da língua nas escolas tem surtido efeito.

No mundo profissional, ter conhecimento de um segundo idioma é uma habilidade altamente valorizada. Muitas empresas operam internacionalmente e buscam indivíduos que possam se comunicar com eficácia em diferentes idiomas. Além disso, algumas profissões específicas, como tradução, turismo, comércio exterior e relações internacionais, exigem conhecimento avançado de mais de uma língua. Aqueles que dominam um segundo idioma têm maiores chances de conseguir empregos melhores e se destacar em suas carreiras. 

Em vista disso, aprender um segundo idioma envolve também o mergulho em uma nova cultura, o que proporciona uma visão mais ampla do mundo. Ao aprender uma nova língua, o indivíduo é exposto a diferentes tradições, costumes, literaturas e formas de pensar. Isso permite entender e apreciar a diversidade cultural, desenvolvendo a empatia e a tolerância. Porém, há algum tempo, estudar era privilégio de pessoas que tinham um certo poder aquisitivo. Pagar uma escola particular para educar um filho já era caro, imagine pagar um curso extra. Hoje em dia, o fator financeiro não é mais uma forte barreira como antes. Existem muitas alternativas para aqueles que realmente querem aprender.

O Certificado Cursos Online oferece em sua plataforma os cursos de inglês e espanhol - básico, intermediário e avançado, somente a emissão do certificado é opcional e há uma pequena taxa caso o aluno precise dele para comprovar suas habilidades. O CEO da Certificado Cursos Online, Maikel Jandrei, explica como funciona a plataforma. “A grande maioria de nossos cursos conta com conteúdo totalmente online e gratuito e tem como o objetivo capacitar o aluno a atingir o nível que deseja e não importa se a pessoa não sabe nada de inglês ou espanhol, nem a sua profissão ou conhecimentos anteriores, ela irá aprender tudo que precisa para ter um  currículo profissional mais qualificado, além de ampliar seus conhecimentos pessoais e culturais.”

Dessa forma, as pessoas que investem no aprendizado de um segundo idioma estarão mais preparadas para enfrentar os desafios de um mundo globalizado e competitivo.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp