17/07/2023 às 19h08min - Atualizada em 18/07/2023 às 00h03min

Férias de inverno: um guia com dicas do que fazer com as crianças durante o período

Com o recesso escolar, o ideal é desacelerar a rotina dos pequenos para que possam aproveitar diversos outros momentos valiosos em casa com a família, em espaços abertos, na casa de familiares; entre as opções estão atividades que envolvem habilidades manuais e brincar ao ar livre

Editor
Divulgação
No período de descanso do mês de julho, desacelerar e brincar passam a fazer parte mais intensamente da rotina das crianças. A coordenação da Educação Infantil do Colégio Humboldt, instituição internacional e multicultural (português/alemão/inglês/espanhol) localizada em Interlagos (SP), preparou algumas dicas de atividades para as crianças nas férias de meio de ano. “Estamos nos aproximando de uma pausa da rotina da escola, o que pode exigir dos adultos diversas adaptações e logísticas para acolher este período das crianças. Embora nem todos possam estar o tempo todo com os filhos, nota-se cada vez mais o quanto é salutar e benéfico este recesso”, dizem Monika Weiss e Suzana Faria, professoras do G2 e G3 da Educação Infantil do Colégio Humboldt.
“A rotina escolar exige dinâmicas de despertar, alimentar-se, transporte, aulas e adormecer, em ritmos inclinados ao universo adulto. Porém, sabemos que o ritmo natural dos pequenos é outro. Que possamos fazer este exercício de desacelerar a rotina de nossas crianças neste momento”, afirmam.
Entre as opções, estão, cozinhar junto com a criança e passeios ao ar livre.

Culinária com crianças
Estar e fazer coisas junto ao filho pode ser em diversos momentos e se aventurar na cozinha com o seu pequeno pode ser uma opção deliciosa. “Vivenciando cada momento, através da essência de cada época, podemos encontrar alimento para nossa alma, nos conectando melhor com as crianças e com a nossa essência humana”, afirmam as professoras. Abaixo, seguem algumas receitas simples para crianças fazerem em casa, uma que agrada a todos por ter um sabor doce irresistível e outra por ser uma opção para toda a família.

Biscoitos de aveia e mel
Ingredientes
1 ovo inteiro
2 colheres de sopa de mel
2 bananas amassadas
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara de aveia em flocos
2 xícaras de farinha de aveia
Canela a gosto
1 colher de chá de fermento biológico

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e sove a massa até ela ficar consistente e não grudar mais nas mãos. Em uma bancada polvilhada com farinha de aveia, abra a massa com um rolo (½ cm de espessura). Corte-a com a ajuda de um copo ou cortador. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 12 minutos ou até dourarem. Bom apetite!

Batata recheada no forno
Ingredientes
4 batatas médias
3 colheres de sopa de requeijão
Sal a gosto
100 gr. de presunto picado
100 gr. de queijo picado
Orégano e salsinha a gosto

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque as batatas para cozinhar com casca e, assim que pegar pressão, conte 10 minutos e desligue. Se desejar cozinhe as batatas em uma panela normal. Tire as batatas da água e com uma colher remova a parte de cima fazendo um “buraco”, massem tirar demais, sempre deixando as bordas. Coloque essa parte da batata retirada em uma vasilha e amasse formando um purê. Em seguida adicione o presunto, o queijo, o requeijão e o orégano. Misture bem e acerte o sal e depois use essa massa para rechear as batatas. Coloque mais queijo por cima e leve ao forno preaquecido por cerca de 10 minutos. Finalize com a salsinha e agora é só aproveitar!

Passeios ao ar livre
Alguns lugares para passear com as crianças também foram selecionados. “Sair de casa também é bom e o contato com a natureza é importante para uma infância saudável. Sabemos que o brincar da criança é a forma mais séria e eficaz para que ela se desenvolva saudavelmente nos aspectos cognitivos, sociais, psicológicos e neurológicos”.
•Museu da Imaginação - Localizado em São Paulo, tem espaço privilegiado para o brincar livre. Site: https://www.museudaimaginacao.com.br/o-museu.
•Parque Della Vittoria - Localizado em Cotia, próximo a São Paulo, conta com animais da fazenda, com possibilidade de alimentá-los. Nesta época, possui programação de festa junina. Site: https://www.parquedellavittoria.com.br/index.php.
•Jardim Botânico - Localizado em São Paulo, o espaço é privilegiado para o brincar livre, exploração na natureza e ideal para fazer um piquenique (há possibilidade de contratar piquenique do espaço). Site: https://jardimbotanico.com.br/.
•Zooparque Itatiba - Localizado em Itatiba, próximo a São Paulo, o local tem trilha imersa na mata atlântica, lanchonete e restaurante e fácil acesso. *Evite ir com carrinho de bebê (trilha com pedrinhas que dificultam a locomoção com rodinhas). Site: https://zooparque.com.br/o-zooparque/.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp