CIDADE NO AR Publicidade 728x90
18/07/2023 às 15h40min - Atualizada em 19/07/2023 às 00h01min

CAPS Armênia e Boraceia completam um ano de atuação com 43 mil atendimentos

Serviços de saúde mental promovem impacto positivo na comunidade local e transformam vidas

Sophia Olegario Neves Pacheco
Arquivo Pessoal - Comemoração de aniversário CAPS Armênia

*São Paulo, 13 de julho de 2023*- Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Armênia e Boracea, da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) celebram neste mês um ano de serviços essenciais à comunidade e, juntos, somam mais de 43 mil atendimentos realizados.

As unidades, administradas pela Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE), desempenham um papel fundamental no suporte à saúde mental da população do centro da cidade de São Paulo e de pessoas que sofrem com transtornos associados ao uso de substâncias químicas psicoativas. Além de atendimentos individuais, as unidades oferecem atividades terapêuticas em grupo, palestras educacionais e projetos de inclusão social.

Os CAPS Armênia e Boracea contam com uma equipe multiprofissional abrangente voltada para transtornos de saúde mental relacionados a álcool e drogas. Cada unidade possui em torno de 60 profissionais como psiquiatras, enfermeiros e assistentes sociais, responsáveis por atender, em média, 500 pacientes por mês no CAPS Boracea e 300 no CAPS Armênia.

Além disso, as unidades disponibilizam leitos de acolhimento integral para as estadias de 24 horas, ações de busca ativa, ações de reabilitação, acolhimento diurno, atendimento domiciliar, atendimento em situações de crise, ações de redução de danos, administração de medicações, atendimento médico clínico e psiquiátrico, avaliação psicológica, terapia ocupacional, acompanhamento aos familiares dos dependentes, atividades terapêuticas e psicoeducativas em grupo, atividades físicas de livre expressão corporal, e artesanato. Dentro dessa reabilitação, estão inclusas atividades culturais, atividades de prevenção da recaída, palestras e terapias.

“Acreditamos que palestras e oficinas são ferramentas essenciais no tratamento da dependência. Elas proporcionam um espaço de aprendizado, reflexão e apoio para os indivíduos que estão enfrentando esse desafio. Através dessas atividades, buscamos empoderar e motivar, fornecendo conhecimento e habilidades necessárias para promover a recuperação e a construção de uma vida saudável e significativa", relata Rosângela Nimia, gerente do CAPS Boracea.

“Estamos empenhados em promover a recuperação, o bem-estar e a autonomia dos usuários, fortalecendo sua participação ativa no processo terapêutico. É uma honra poder contribuir para a transformação de vidas e proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para aqueles que buscam ajuda", completa Sirliane Roberta, gerente do CAPS Armênia.

Karaba Santos, 35 anos, é uma das histórias de superação do CAPS Armênia. A estudante, antes dependente de substâncias e outras questões de saúde mental, hoje possui casa própria e vida estável. "Assim que cheguei, percebi que aquele lugar poderia me ajudar. O CAPS foi fundamental para minha atual condição. Todos os atendimentos e oficinas foram essenciais", afirma Karaba, que recebe apoio da unidade desde julho do ano passado.

As unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda à sexta.

Saiba mais sobre a Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE)

Entidade filantrópica fundada em 2003, detentora de título de utilidade pública e CEBAS, com foco em promover e desenvolver gestão de saúde. Em São Paulo, a AFNE é responsável pelo gerenciamento e execução de serviços de saúde em unidades da Supervisão Técnica da Santa Cecília e na Sé, além do Hospital Municipal Santa Dulce dos Pobres, na Bela Vista, a partir de contrato firmado com a Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Acesse www.afne.org.br

Contato para imprensa:

Agência Fato Relevante - [email protected]

Sophia Olegário - [email protected] - 62 98106-9916

Juliana Souza - [email protected] - 11 96287-6723

Angelita Gonçalves - [email protected] - 11 99196-1129


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp