CIDADE NO AR Publicidade 728x90
21/07/2023 às 16h40min - Atualizada em 24/07/2023 às 00h03min

A importância de ações conjuntas para o manejo biológico sustentável é tema de debate durante a Siconbiol

Programa de Boas Práticas Agrícolas MipExperience®, reconhecido pelo MAPA, inaugura a mesa-redonda sobre o tema

Janete Galbiati
https://siconbiol.com.br/#
Divulgação
O maior Fórum de Controle Biológico da América Latina, o Siconbiol, alcança sua 17ª edição ampliando o debate sobre a importância das ações conjuntas para que a sustentabilidade chegue efetivamente aos alimentos que vem do campo, através do uso dos biológicos na agricultura. O evento reúne um seleto grupo de pesquisadores e formadores de opinião para troca de informações sobre o controle biológico de pragas e doenças no Brasil e em outras partes do mundo.

O assunto será tema da mesa-redonda: “A importância de ações conjuntas para o manejo biológico sustentável”, conduzida por Marcelo Poletti, CEO da Promip® e idealizador do MipExperience®, Programa de Boas Práticas Agrícolas que recentemente recebeu a chancela do Ministério da Agricultura e Pecuária. Na ocasião, o Professor Associado na ESALQ/USP, Pedro Takao Yamamoto, aborda a “Educação como primeiro passo para o sucesso em programas de Professor Associado na ESALQ/USP controle biológico e MIP”; na sequência, Amália Borsari, Diretora de Produtos Biológicos na CropLife Brasil, fala sobre “O papel da indústria de insumos na promoção das boas práticas agrícolas” e Giampaolo Buso, Diretor Executivo da PariPassu e Diretor de Rastreabilidade GS1 Brasil encerra as apresentações da mesa com a palestra: “A importância da rastreabilidade em programas de MIP”.

As pautas da mesa chegam alinhadas aos avanços científicos neste setor que segue em constante evolução e crescente incentivo para emprego do Manejo Integrado de Pragas pelo produtor, com benefícios a toda cadeia agrícola produtiva. "Essa conferência oferece uma plataforma ideal para nos conectarmos com especialistas, profissionais e parceiros do setor de controle de pragas. É uma oportunidade única para compartilhar nossas inovações e fortalecer nossa posição no fornecimento de soluções sustentáveis e eficazes para agricultura e especialmente o setor de FLV”, ressalta Poletti.

Além de cinco dias de palestras e mesas-redondas sobre o uso dos biológicos, promovidas por especialistas, o evento incentiva o encontro entre produtores e expositores do setor. Na ocasião, a Promip® apresenta seu portfólio biológico completo, composto por agentes macrobiológicos como ácaros predadores e microvespas; e microbiológicos com fungos e vírus, ferramentas efetivas para o manejo das principais pragas e doenças que causam danos e prejuízos nos cultivos de frutas, legumes e verduras. “A Promip® tem o compromisso contínuo de fornecer soluções eficientes, seguras e ecologicamente corretas para o Manejo Integrado de Pragas, e eventos como o Siconbiol desempenham um papel fundamental nesse processo. Nossa missão é continuar a impulsionar a inovação, investindo em pesquisa e desenvolvimento para atender às necessidades do setor agrícola e colaborar para a garantia da segurança do alimento”, finaliza Poletti.

O Simpósio de Controle Biológico, Siconbiol, é um evento promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil, SEB, que acontece a cada dois anos desde 1988.  A edição deste ano será realizada de 23 a 27 de julho, e será sediada pelos municípios de Juazeiro-BA e Petrolina-PE por estarem em uma região que se destaca no cenário nacional com produção de Frutas, Legumes e Verduras, FLV, de maneira sustentável. 

Sobre a Promip®
A Promip® é uma empresa de base tecnológica que reúne em seu portfólio produtos biológicos para a implementação de Programas de Manejo Integrado de Pragas. Fundada em 2006, iniciou suas atividades ligada à ESALQTec (ESALQ/USP), em Piracicaba, interior de São Paulo. A companhia é pioneira na produção e comercialização de macrobiológicos no Brasil. Alicerçada em sua história e comprometida com o futuro, a Promip® busca na natureza soluções para o desenvolvimento de bioprodutos para uma agricultura mais segura, sustentável e de alta produtividade, q que contribui para a melhoria da saúde das pessoas e do planeta. Saiba mais em: www.promip.agr.br
 
Sobre o MipExperience®
O MipExperience® é um Programa voltado à inovação do Manejo Integrado de Pragas (MIP), que considera questões importantes que vão além do manejo fitossanitário e que impactam toda a cadeia do agronegócio: da pesquisa ao varejo e a vida do consumidor. O Programa, idealizado pela Promip® e que conta com apoiadores e parceiros, visa oferecer soluções de excelência para resultados economicamente vantajosos ao produtor e ao meio ambiente, através da associação de ferramentas dos controles biológico e químico empregadas nas mais diversas culturas. As premissas do MipExperience® consideram que a revitalização do Manejo Integrado de Pragas (MIP) deve ser construída de modo compartilhado, demonstrando-se na prática as contribuições de cada elo da cadeia produtiva.  O selo MipExperience® é a garantia de que frutas, verduras e legumes disponíveis no varejo chegam às prateleiras através de processos seguros e sustentáveis, em relação ao manejo do solo, à irrigação, ao uso de fertilizantes, agroquímicos e defensivos de matriz biológica. Saiba mais em: www.mipexperience.agr.br
 
Serviço:
17º Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol)
Data: 23 a 27 de julho
Local: Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 510 Juazeiro – BA




 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp