CIDADE NO AR Publicidade 728x90
16/10/2023 às 15h04min - Atualizada em 16/10/2023 às 15h04min

CineSolarzinho chega a Itapema com sessões gratuitas de cinema movido a energia solar, pipoca e atrações para toda a família

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado na EMEB Vereador Paulo Reis, com evento gratuito na terça-feira (17/10), a partir das 19h

A experiência do CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Itapema (SC), com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal, na terça-feira (17/10), a partir das 19h, na EMEB Vereador Paulo Reis, serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis que abordam temáticas como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.


O Circuito Sicredi acontece de agosto a dezembro, em 37 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, serão promovidos 23 encontros da Oficinema Solar com estudantes.


“A grande essência deste projeto é possibilitar que crianças e jovens tenham acesso à cultura, à educação. O que reforça a importância de sermos apoiadores desta iniciativa que fomenta a inclusão cultural, os princípios do cooperativismo, além de difundir a tecnologia da geração de energia solar. O fato de o cinema rodar por pequenos municípios, que muitas vezes não têm a oportunidade de receber muitas atrações culturais, tem grande sinergia com a nossa atuação”, comenta José Domingos de Andrade, presidente da Sicredi Vale Litoral SC.


O CineSolarzinho - versão infantil do CineSolar -, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.


“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.


O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.


Com infográficos, iluminação e decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.


Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolarzinho também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).


“Para nós, difundir os ODS é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.


Neste Circuito, a curadoria dos curtas-metragens que compõem a programação foi realizada por Luiza Lins, idealizadora e realizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que em 2023 completa 22 anos. São quatro programas com temas que abordam os princípios do cooperativismo, solidariedade, união, coletividade, inclusão, diversidade e sustentabilidade, que vão garantir muita diversão e reflexão para as crianças e para toda a família!


A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal de Itapema, por meio da Secretaria de Educação, e da Cooperativa Escolar - CoopReis, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.


Oficinema Solar
Além das sessões de cinema, o CineSolarzinho realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro on-line, com duração de três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro.


Em Itapema foi realizada com os alunos da Cooperativa Escolar Paulo Reis, a CoopReis, a primeira do estado de Santa Catarina, fundada em 2018, na EMEB Vereador Paulo Reis, quarta-feira (27/09), das 13h30 às 16h30.

Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações são gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do Youtube (https://www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL).


“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario.


PROGRAMAÇÃO


Itapema/SC


Sessões de Cinema
Data: Terça-feira (17/10)
Horários: 19h - 1ª sessão: curtas-metragens - ‘Asas da Imaginação’
20h - 2ª sessão: curtas-metragens - ‘Diversidade e Cooperação’
Entrada: gratuita - não precisa de ingresso
Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: EMEB Vereador Paulo Reis - Rua 406, 6236 - Sertão do Trombudo - Itapema/SC


SINOPSES DOS FILMES


1ª Sessão - Asas da Imaginação


Geração Alpha’ - Direção: Débora Resendes e Iuri Moreno - GO - Animação/2023 - 11min20s
Rebeca, uma menina apaixonada por leitura, tenta convencer seu vizinho e melhor amigo, Marcelo, a ler um livro.


Os Pelúcias’ - Direção: Vivian Altman e Sergio Gambier - SP - Animação/Ficção 2020 - 4min59s
Animação pré-escolar, mostra dois personagens (Pelúcio e Pelúcia), bichos de pelúcia "vivos" que vivem em um mundo feito de pano. Seu jogo é se transformar em algo recheado como: animais, plantas, objetos e até mesmo conceitos abstratos como alegria, medo ou vontade. Nessas transformações, eles vivenciam características e problemas sendo cada uma dessas coisas. Os personagens abordam a noção de alteridade e trabalham temas relevantes para o público-alvo.


Era uma noite de São João’ - Direção: Bruna Velden - PB - Animação/2022 - 11min16s
Dona Dorinha, uma viúva idosa cumprindo quarentena no interior do Sertão, relembra da janela de seu sobradinho a sua história de vida através das festas juninas da cidade ao longo dos anos.


Saudades em cor’ - Direção: Arthur Felipe Fiel - ES - Animação/2023 - 9min36s
Após perder seu avô para um vírus desconhecido, um pequeno garotinho revisita suas vivências e experiências com seu já partido ente querido. Ao encontrar uma fotografia do seu avô consigo, o pequeno vai à sua cama e abre o livro de histórias que, na imagem, seu avô segurava enquanto lia para ele. É a partir de um mergulho naquelas multicoloridas narrativas que o pequeno menino ressignifica sua dor, transformando Saudades em cor.


Tom Tamborim’ - Direção: Maria Carolina e Igor Souza - BA - Animação/2022 - 9 min33s
Tudo é ritmo e diversão na vida de Tom. Alegre, inquieto e cheio de suingue, ele está sempre batucando por onde passa, mesmo que isso atrapalhe a professora e seus colegas da escola. Incansável na hora de solucionar um problema, Tom é capaz de criar algo que não existe para superar seus desafios, tendo sempre a música como sua maior aliada.


2ª Sessão - Diversidade e Cooperação


Fábula de Vó Ita’ - Direção: Joyce Prado e Thallita Oshiro - SP - Ficção/2016 - 5 min
Gisa tem um cabelo cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem debochando dela por conta disso. Nesta fábula de fantasia e realidade contada entre panos e tecidos, Vó Ita envolve sua netinha Gisele para lhe mostrar a beleza das diferenças e o valor de sua própria identidade.


Lé com cré’ - Direção: Cassandra Reis - SP - Animação/2018 - 5 min
Dinheiro, medo e coisas de menino e menina são temas apresentados por algumas crianças segundo sua própria experiência.


Dela’ - Direção: Bernard Attal - BA - Ficção/2018 - 8min15s
Dela mora na Ilha de Itaparica com seu pai, Agenor. Na escola nova, os colegas acham seu nome estranho e seus cabelos esquisitos. A menina questiona seu pai, e a história que ele conta muda a forma como ela vê a si mesma!


Napo’ - Direção: Gustavo Ribeiro - PR - Animação/2020 - 16 min
João, incapaz de entender a doença que leva seu avô entre estados passados e presentes, tropeça em um velho álbum cheio de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações desenhadas. Desenhos que moldam seu relacionamento em uma história de lembrança e construção de memória.


Dia das Nações’ - Direção - Iuli Gerbase - RS - Ficção/2017 - 12 min
Quando uma atividade chamada "Dia das Nações" é proposta para uma sala de aula cheia de crianças espertas e não tão obedientes, algumas coisas podem mudar na escola.


Sobre o CineSolar
O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Em 10 anos, desde julho de 2013, o projeto já realizou cerca de 1870 sessões com exibição de 180 filmes, entre curtas-metragens e longas, e 576 oficinemas - que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, com a linguagem audiovisual. Quase 600 cidades do país, de 23 estados e do Distrito Federal, já receberam o CineSolar, que percorreu mais de 250 mil quilômetros, chegando a 284 mil pessoas.
O projeto conta com dois cinemas móveis, batizados de Tupã e Mahura. Os furgões foram grafitados e adaptados com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 120 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Além disso, já geramos mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada).
O CineSolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz - Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios - com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, parceria solar da EnergySeg Engenharia e apoio das marcas Biowash e Bio 2. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (219 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP), sendo que em 2023 uma árvore será plantada a cada 10 sessões realizadas.
O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.


Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br
Redes Sociais: Facebook |Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube


Sobre a Sicredi Vale Litoral SC
Somos a Sicredi Vale Litoral SC uma das 105 cooperativas filiadas ao Sistema Sicredi. Nossa região de atuação compreende 28 municípios, entre eles: o Vale do Rio Tijucas, Vale do Itajaí Mirim e Médio Vale do Itajaí Açu, além do litoral norte entre as cidades de Bombinhas e Navegantes. Nestes municípios, atuamos em 17 cidades com 31 agências e um escritório de relacionamento. Possuímos mais de 75 mil associados, com um quadro de aproximadamente 500 colaboradores.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp