CIDADE NO AR Publicidade 728x90
27/10/2023 às 08h29min - Atualizada em 29/10/2023 às 00h00min

Gerente de DHO da Bracell defende ambiente diverso e inclusivo nas organizações

Carolina Linhares apresentou case da empresa no 18º Congresso da ABRH Bahia, no Centro de Convenções de Salvador

Da Redação
Acervo Bracell
Implantar um programa de diversidade e inclusão em um ambiente corporativo pode ser um desafio comparável ao de cultivar árvores para, no futuro, colher sua madeira, exatamente como faz a Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel especial. Foi por meio desta analogia que a psicóloga baiana Carolina Linhares, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Bracell Bahia, apresentou a jornada de implantação do programa diversidade e inclusão da empresa, nesta quinta-feira, 26, no 18º Congresso da ABRH Bahia, no Centro de Convenções de Salvador.

Carolina destacou que o processo na empresa teve início com a “fertilização do terreno”, em 2020, a partir de parcerias estratégicas com organizações como o Comitê de Fomento Industrial do Polo de Camaçari (Cofic), o Grupo Mulheres do Brasil, presidido pela empresária Luiza Trajano, e a consultoria Chama pra Dançar, idealizado pela ativista Margot Azevedo, que busca transformar o contexto de empregabilidade da população trans. “Além disso, a Bracell tornou-se signatária do Women Empowerment Principles (Pacto Global da ONU), instituiu seu Comitê de Diversidade e foi reconhecida com o Selo de Diversidade Étnico-racial concedido pela Prefeitura de Salvador, pelos seus esforços pela promoção da igualdade no ambiente de trabalho”, diz.

“Também trabalhamos fortemente com o público interno, inclusive, promovendo eventos e divulgando conteúdo nos canais de comunicação voltados a discutir a questão da diversidade e inclusão no ambiente corporativo”, afirma Carolina, acrescentando: “Compreendemos que implantar uma cultura de diversidade e inclusão exige um longo trabalho de preparação, de entendimento da cultura da empresa, de seus desafios e cenários para, só depois, colher os frutos deste trabalho. E a colheita já começou”.

Nestes dois últimos anos, houve o lançamento do Programa Diversidade e Ação, o início das ações dos comitês de diversidade racial, de diversidade de gênero, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência (PCDs) e com o oferecimento de treinamentos para todos os colaboradores da companhia. “Incluímos no pacote de benefícios o auxílio-creche para casais homoafetivos, aumentamos o prazo de licença paternidade e instalamos uma sala de amamentação na fábrica em Camaçari”, exemplifica. 

Em 2023, a Bracell passou a destinar vagas afirmativas para mulheres e PCDs, fez a equiparação salarial de gênero entre os colaboradores, estendeu o programa de diversidade para as unidades da empresa em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, passou a oferecer mentoria para jovens negros e iniciou o trabalho de sensibilização com as equipes operacionais por meio do programa Diversidade em Campo.

Falando especificamente sobre o papel da área de RH neste processo, Carolina lembrou que a área não pode ser a única guardiã da missão de diversidade e inclusão nas empresas. Segundo ela, é preciso, cada vez mais, introduzir os temas nas trilhas de capacitação das equipes e administrar frustrações inerentes ao processo de aprendizado e evolução. Outras questões importantes são fazer o cadastro de colaboradores com mapeamento de suas autodeclarações e dar a correta tratativa a eventuais denúncias de preconceito e discriminação para que as pessoas se sintam seguras no ambiente. 

“O RH precisa influenciar positivamente toda a equipe e funcionar como um consultor estratégico para que as pessoas se sintam acolhidas e encontrem apoio para participar da evolução do processo de diversidade e inclusão na companhia”, finaliza.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp